A Oto Melara mostrou sua nova linha de munição de longo alcance guiada baseada no canhão naval 76/62 Super Rapido. A nova Vulcano 76 transforma o canhão de 76/62 em uma arma multifuncional capaz de atacar alvos no mar e em terra, além de continuar tendo capacidade antiaérea tradicional e apoio de fogo naval clássico.

O novo projétil tem guiamento por GPS com o dobro do alcance da munição convencional. O alcance efetivo é de 40km contra alvos de superfície. A nova capacidade permite que navios pequenos, posicionados além do horizonte,  ataquem alvos no litoral, ficando longe do alcance das defesas na costa. A munição tem opção de espoleta com capacidade airburst (explosão acima do solo), proximidade (contra alvos aéreos), impacto e atraso, além de auto-destruição.

A versão com guiamento por sensor de imagem infravermelho (Vulcano 76 GPS/INS/IR) permite atacar alvos no mar com guiamento terminal. Um canhão com cano resfriado por água pode disparar seus 80 projéteis em um minuto. O tempo de voo até 40km é de 120 segundos.

A nova munição está em desenvolvimento e deve entrar em operação em 2015. A munição pode ser empregada em canhões Super Rapido de 76mm antigos com um kit de upgrade. O Super Rapido está em uso em 55 marinhas. A Oto Melara pretende introduzir a nova munição na versão terrestre do canhão chamada DARCO e um subcalibre para o obuseiro auto-propulsado SPH2000 de 155mm.

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr

lsso é pra fazer qualquer LCS com seu canhãozinho de 57 mm morrer de inveja, ainda mais depois do míssil NLOS-PAM morrer na praia, fazendo o dito navio ficar mais desdentado que minha vovó.
Sem falar que ainda tem o projétil guiado antiaéreo DART, de 76 mm, com capacidade antimíssil.
O problema são esses prazos. Operacional até 2015???
Du-vi-de-o-do.
A Vulcano calibre 127 mm está em desenvolvimento há no mínimo 10 anos e até agora é apenas uma boa promessa.
Vamos ver no que vai dar.

G-LOC

A Vulcano de 127mm já está no final do desenvolvimento. Pelo conceito da curva de aprendizagem fazer outro parecido será bem mais fácil.
Comecei a pensar que o Super Rapido com estas munições guiadas seria uma boa para as corvetas barroso e inhaúma. Seria o nosso LCS. No inicio do projeto queriam equipar com dois canhões de 57mm.

Ivan

O canhão naval Oto Melara 76/62 Super Rapido já era uma arma incrível e extremamente flexível. Com esta nova munição ficará ainda mais capaz, principalmente para missões assimétricas próximas a costa, onde eventualmente pode ser necessário prover apoio de fogo a uma tropa infiltrada para resgate ou outra missão especial.

Efetivamente era o ideal para as Inhaúma e Barroso. Sendo mais leve que o Vickers Mk-8 de 114 mm, talvez ajudasse a estabilizar melhor a proa em mar agitado.

Sds,
Ivan.