Três novos rebocadores já integram a frota que apoia as operações da Vale no Terminal de Ilha Guaíba (TIG), localizado em Mangaratiba, sul do Rio de Janeiro. “Timbopeba”, “Guaíba” e “Mutuca” são três das 51 embarcações encomendadas pela empresa a estaleiros brasileiros para garantir segurança e competitividade na ampliação de suas operações portuárias e marítimas.

A tração estática do “Timbopeba” é de 75 toneladas e a do “Guaíba” e do “Mutuca”, de 55. As embarcações irão aumentar a produtividade do porto, além de proporcionar mais segurança às manobras de atracação e desatracação dos navios graneleiros que operam no local.

Além de “Timbopeba”, “Guaíba” e “Mutuca”, serão entregues nos próximos meses mais dois comboios fluviais – formados por 32 barcaças – e dois empurradores. Outros 12 Rebocadores e 2 catamarãs já foram entregues, totalizando 51 embarcações.

Os rebocadores irão operar no Complexo de Tubarão (ES), no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA), no Terminal da Ilha Guaíba -TIG (RJ), no porto de Vila do Conde e em Porto Trombetas (PA). Os catamarãs, por sua vez, fazem o transporte de empregados da Vale que trabalham no Terminal da Ilha Guaíba (TIG). Já os comboios fluviais atenderão à Mina de Urucum, em Corumbá (MS).

Estaleiros brasileiros

Dos 15 novos rebocadores, 11 foram construídos no estaleiro Detroit, em Itajaí (SC), e os outros quatro, no estaleiro Santa Cruz, em Aracaju (SE). Com eles, a Vale passará a contar com 27 rebocadores. Somente com a construção dessas embarcações foram gerados 1.530 novos empregos, entre diretos e indiretos.

Os três rebocadores entregues recentemente representam investimentos de cerca de R$ 16 milhões por parte da mineradora e estão entre as embarcações mais modernas e eficientes que operam nos portos brasileiros.

As encomendas da Vale a estaleiros nacionais totalizam investimentos de R$ 403,9 milhões e contribuem para o aquecimento da indústria naval brasileira, com a geração de 2.465 empregos diretos e indiretos.

Os dois comboios estão sendo construídos no estaleiro Rio-Maguari (PA) e os dois catamarãs foram construídos no estaleiro Arpoador, em Angra dos Reis. As demais encomendas deverão ser entregues em 2010 e 2011. A construção dos comboios e catamarãs geraram 695 empregos diretos e outros 140 empregos indiretos

Características dos rebocadores:

“Timbopeba”
Boca Máxima (largura): 11,60 metros
Pontal moldado (distância da linha de base ao convés): 5,36 metros
Comprimento: 32,00 metros
Calado máximo: 3,80 metros
Tração estática: 75 Toneladas
Estaleiro: Detroit Brasil LTDA. Itajaí – Santa Catarina
Sociedade Classificadora: RBNA

“Guaíba” e “Mutuca”
Boca Máxima (largura): 10,25 metros
Pontal moldado (distância da linha de base ao convés): 4,31 metros
Comprimento: 24,40 metros
Calado máximo: 2,90 metros
Tração estática: 55 Toneladas
Estaleiro: Detroit Brasil LTDA. Itajaí – Santa Catarina

FONTE: Vale

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