O estaleiro Verf Severnaya de São Petersburgo entregou à Marinha Russa na sexta-feira a corveta furtiva Soobrazitelny, segundo navio da classe Steregushchy (Project 20380), desenvolvido pelo birôAlmaz Central Marine .

“A corveta possui características inovadoras em relação ao desenho do casco, armamento, comunicações e eletrônica”, informou o estaleiro em um comunicado.

O primeiro navio da classe, a corveta Steregushchy, entrou em serviço na frota do Báltico em Outubro de 2008 e dois outros navios da mesma classe, o Boyky e o Stoyky, estão em construção.

A avançada tecnologia furtiva da classe Steregushchy faz com que os navios possuam reduzida assinatura infravermelho, radar, magnética.

A Rússia planeja ter até 30 navios desta classe para garantir a protecção das suas águas costeiras, bem como o seu petróleo e rotas de transporte de gás, especialmente no Mar Negro e no Báltico.

Cada corveta tem um deslocamento de 2000 toneladas e velocidade máxima de 27 nós, com uma tripulação de 100. O armamento do navio inclui mísseis SS-N-25 Switchblade, canhão de 100 mm, uma variedade de sistemas de defesa aérea e anti-submarino e capacidade para operar um helicóptero ASW Ka-27 Helix.

FONTE: Ria Novosti

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Naval

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Franz A. Neeracher

Poggio; o título da metéria deveria ser “segunda corveta da classe Stereguschiiy”.

Além da “Boyky” e da “Stoyky” em construção; mais duas unidades já foram encomendadas; a “Provornyy” e a “Sovershennyy”.
Sendo esta última, a primeira a ser construída em Komsomolsk-Na-Mur no Pacífico.

Interessante que este estaleiro que já construiu mais de 90 SSN e SSK, resolveu encerrar a construção de submarinos!!

daltonl

Na verdade esta segunda corveta é a primeira da subclasse 20381, já há uma pequena diferença no armamento com relação a primeira e a sexta da classe será de outra subclasse a 20385 sendo que a variante 20382 será destinada a exportação. Como a sexta unidade só deverá ser comissionada em 2016/2017 e prevendo que não haverão mais atrasos nem maiores impactos pela construção de novos tipos de navios e a entrega de uma nova corveta feita na base de uma por ano, então a trigésima, se forem realmente 30 será entregue apenas por volta de 2040. Esta é a… Read more »

Franz A. Neeracher

Mestre Dalton!

Outra novidade da marinha russa é que as duas fragatas da classe “Neustrashimmyy”; a Neustrashimmyy FF 712 e a Yaroslav Mudry FF 727 serão transferidas da Frota do Báltico para a Frota do Mar Negro para substituir o último cruzador da classe Kara, o “Kerch” e o último destróier da classe Kashin; o “Smetlivyy”….

daltonl

Mestre Franz…

estes 2 duraram mais do que o esperado mas por enquanto os russos terão que substituir navios grandes com navios de tamanho médio, até
que novos “destroyers” sejam construidos.

Aproveitando a ocasião…

o futuro DDG 112 irá para o DESRON 31, acho que vc já deve ter atualiado suas listas, e onde vc incluiu o DDG 76 ? Tenho ele como no DESRON 1, mas há controvérsias !!!!

abraços

Franz A. Neeracher

Sim, já sabia que o DDG 112 vai para Pearl Harbor.
O DDG 76 far parte do Desron 23…..

Vou te mandar várias listas em pvt…..estão corretas e atualizadas!

No momento a minha grande dúvida se encontra na lista dos T-AKE….
Quais são as do PAC/ATL??

Abs!

Franz A. Neeracher

Dalton!

Esqueci um detalhe; além das corvetas da classe “Steregushyy”, os russos também estão construindo fragatas da classe Admiral Grigorovich e da classe Admiral Gorshkov……

A passos lentos, é verdade, mas pelo menos estão aos poucos se recuperando e substituindo navios mais velhos….enquanto isso numa certa “potência do futuro”……:-(

daltonl

Franz ! Obrigado, acabei de fazer as correções. O DDG 88 deve ser uma adiçao recente ao DESRON 21 pois em abril ele pertencia ao DESRON 7 quando houve mudança de comando do DESRON e o DDG 88 encontrava-se no Mar da Filipinas, na verdade o DDG 88 retornou a San Diego apenas no mês passado. Vc pode confirmar isso ? Voltando a frota russa, não fosse o fardo de possuir SSBNs, fardo compatilhado por EUA, RU, França e China, a frota de superficie russa e também das demais,estaria em melhor estado do que que encontram-se hoje, ao menos os… Read more »

Franz A. Neeracher

Dalton O que confunde muito na USN; é o fato de haver uma organização “administrativa” e uma “operacional”….. Por exemplo, o DDG 88 pertence ao Desron 21; mas quando ele foi “deployed” com o CVN 76, ele foi “emprestado” an desron 7……. Se bem que os navios do desron 7 não fizeram parte do grupo-tarefa capitaneado no CVN 76; mas sim o “staff” do Desron 7… E a muitas informações na internet, não são atualizadas e muitas vêzes contém erros. Mas confie; as listas estão corretas….:-) só preciso ajuda na lista dos T-AKE… Voltando aos russos; provavelmente somente o CGN… Read more »

Franz A. Neeracher

Outro detalhe que me lembrei agora:
Os russos não acreditam na volta do CGN Adm. Ushakov (ex Kirov)….
Tanto que um destróier da classe Sovremenny foi batizado como Adm. Ushakov DDG 434 na Frota do Norte!!
O antigo nome desse era “Besstrashnyy”…..

Ivan

Admiral Dalton & Admiral Franz, Aparentemente o PA Kuznetsov vai dar um passeio pelo Mar Mediterrâneo, mostrando a bandeira pelas bandas da Síria. Penso que é uma forma interessante de comunicação, apresentando o seu porta-aviões entre outros tantos que navegaram e ainda navegam pela costa do norte da África. Segue o link do Defesenews: http://www.defensenews.com/story.php?i=7840523&c=SEA&s=TOP “Izvestia reported on Sept. 30 that Russia’s only aircraft carrier, the Admiral Kuznetsov, is being readied for another Mediterranean cruise – a voyage which may be the ship’s last operational mission.” Aparentemente deve embarcar 8 (oito) Su-33, “vários” MiG-29K e um par de helicópteros ASW… Read more »

daltonl

Oi Ivan ! Franz e eu temos esta mania de manter ou tentar manter registros atualizados de navios que entram em serviço, são descomissionados, a que esquadrões pertencem, onde são baseados, quais estão sofrendo manutenções e onde, o nr da doca seca, etc. Nosso maior interesse é pela US Navy, que é de longe a maior marinha e as informações sao mais fáceis de conseguir, mas temos interesse por qualquer marinha ou tipo de navio de guerra. O Franz visitou um numero muito maior de navios e bases navais do que eu…ele já esteve na Europa, enquanto consegui apenas visitar… Read more »

GUPPY

Caro Guilherme Poggio, tem post relacionado sim, lá na primeira página do PN:

http://www.naval.com.br/blog/2008/04/10/corveta-russa-steregushy-project-20380/#comments

Abraços