FURG – Reunião formará Fórum Permanente da Pesca Marinha do Sul do Brasil

    132
    0

    Uma iniciativa inédita no país pretende subsidiar o Governo Federal na tomada de decisão sobre a regulamentação da pesca industrial e semi-industrial na região Sul. É o Fórum Permanente da Pesca Marinha do Sul do Brasil, que reúnirá universidades, sindicatos da indústria e de armadores de pesca dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Ibama e Ministério da Pesca, entre outros. A reunião de lançamento do Fórum será realizada na terça-feira, 18, às 13h30min, na sala Estuários do Cidec-Sul, Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

    O diretor de Ordenamento da Pesca do Ministério da Pesca, João Dias, confirmou presença. São esperados participantes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De acordo com o professor do Instituto de Oceanografia da FURG, Marcelo Vasconcellos, envolvido na iniciativa, o Fórum será um órgão colegiado de função consultiva ao setor pesqueiro marítimo no âmbito político, econômico, social e ambiental, composto por entidades da sociedade civil e organizada e poderes públicos dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “Seu objetivo principal será viabilizar uma maior participação das representações do setor pesqueiro, acadêmico, não-governamental e governamental dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina na discussão de temas que visem subsidiar a gestão do uso sustentável dos recursos pesqueiros no litoral sul do Brasil”, afirma Vasconcellos.

    O professor explica que o Fórum funcionará como um espaço para discutir aspectos de interesse para a gestão, semelhante ao também pioneiro Fórum da Lagoa dos Patos, que envolve a pesca artesanal e do qual a FURG participa desde 1996.

    FONTE: PlanetaUniversitario.com

    Deixe um comentário

    avatar
      Subscribe  
    Notify of