Em 10 de novembro de 1822, ano da Independência do Brasil, o pavilhão nacional foi içado pela primeira vez em um navio de guerra brasileiro, a Nau Martim de Freitas, posteriormente rebatizada de Nau D. Pedro I, o primeiro navio Capitânia.

Nascia, assim, a Esquadra Brasileira, criada para combater as forças navais portuguesas que se opunham à independência do país.

Atuando de forma decisiva na consolidação da soberania, participou, também, das campanhas do Império, com destaque na Guerra do Paraguai e nas duas grandes Guerras Mundiais, sempre em prol da manutenção da integridade do território nacional.

A Esquadra do presente busca a excelência na tecnologia de seus meios navais e de seus recursos de combate e, paralelamente, investe na preparação de seu pessoal de modo a atender aos anseios de uma nação soberana, a qual se encontra em contínuo desenvolvimento, para se manter forte e pronta a cumprir suas tarefas.

A Esquadra, de hoje e sempre, espinha dorsal de nosso Poder Naval, cumpre a nobre missão de conduzir Operações Navais e Aeronavais, empregando os meios subordinados para a proteção de tão importante patrimônio da Nação Brasileira, a imensa “Amazônia Azul”.

O atual Comandante-em-Chefe da Esquadra é o VA Wilson Barbosa Guerra.

Vídeo comemorativo dos 189 anos:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André

Parabéns à Esquadra e saudações a todos os marinheiros!