Porta-aviões George Bush aproxima-se da costa da Síria

5

O moderno porta-aviões atômico da Marinha de Guerra dos EUA George Bush foi deslocado da região do Golfo Pérsico para as costas da Síria. O navio é capaz de transportar até 70 unidades de aviação, inclusive 48 caças-bombardeiros. O porta-aviões é acompanhado por um grupo naval de apoio, que inclui um destróier.

Por este motivo, os especialistas apresentam um roteiro tanto pessimista como relativamente tranqüilo do desenvolvimento da situação junto às fronteiras marítimas da Síria. O colaborador do Centro Analítico da Conjuntura Econômica, Maxim Minaev, está convicto do seguinte:

“Trata-se da preparação de uma operação militar contra a Síria. Estas ações fazem lembrar a iniciativa análoga de concentração do grupo naval dos países da OTAN próximo da Líbia. Em geral, o roteiro se repete. Washington quer obter o máximo de dividendos da série de revoluções nos países do Oriente Médio e Norte de África. Considerando isto, Washington parte para a intervenção militar sem a sanção da ONU. E agora nós observamos a primeira etapa de colocação de contingentes navais dos países da OTAN sob a égide dos EUA no litoral da Síria.”

O orientalista da Universidade Militar, Oleg Kulakov, por enquanto não tende a dramatizar demais a situação:

“O fortalecimento do grupo de porta-aviões da Marinha de Guerra dos EUA no Mar Mediterrâneo tem caráter de ameaça. O tempo mostrará. É absolutamente evidente que os EUA realmente brandem armas. Eles nunca deixaram de fazê-lo. Aumentam seu grupo lá e isto naturalmente é um forte elemento de intimidação política, devendo a pressão militar ainda aumentar. Mas, talvez, não se possa falar de intervenção militar direta.”

No entanto, o aumento da tensão em torno da Síria parte também de outra frente. Um dia antes do envio do George Bush para as costas da Síria, o canal de televisão saudita Al Arabia divulgou uma notícia da tipo os russos estão chegando. Ele informou que, nas águas territoriais da Síria, estariam três navios da Marinha de Guerra da Rússia. Ele cita uma certa fonte próxima das autoridades supremas sírias.

A notícia, publicada por fonte saudita, foi repetida pelo jornal israelense Gaarets e por outros meios de informação regionais. Um representante do Ministério da Defesa da Rússia, em entrevista à Voz da Rússia, não confirmou esta informação .

Enquanto isso, os especialistas assinalam que no porto sírio de Tartus encontra-se uma base militar russa, por isso não há nada de surpreendente no fato de que lá poder ter sido assinalada a presença de navios da Marinha de Geurra da FR. Este é ponto de abastecimento material e técnico – a única base militar russa hoje nesta zona distante.

O acordo sobre a instalação da base foi assinado com o governo da Síria há 40 anos, ainda nos tempos soviéticos. Hoje em Tartus restam apenas 50 marinheiros da Frota do Mar Negro. Eles dispõem de três atracadouros, oficina flutuante, depósito para equipamentos auxiliares e diferentes estruturas em terra.

No âmbito do combate aos piratas somalis, no ano passado o porta-aviões russo Almirante Kusnetsov chegou à base em Tartus. Lá descansou a tripulação do destróier Neustrachimi antes de voltar do golfo de Aden para Baltiisk. A base deverá ser modernizada para poder receber navios pesados depois de 2012.

FONTE: Voz da Rússia / FOTO: US Navy

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

O USS George Bush encontra-se agora em em Marselha na França, uma visita programada muito antes dele deixar Norfolk.

O “Avenger” retornará a Norfolk antes do Natal, o que dará 7 meses
longe de casa.

Franz A. Neeracher

Galante

Não confie muito em informações obtidas a partir de sites russos!
O CVN 77 nem passou perto da Síria…..do Canal de Suez segiu direto para Marselha na França….

Franz A. Neeracher

Oi Galante

Isso é verdade…..:-) Você recebeu um e-mail meu sobre a revista “Forças de Defesa”?

Já que estamos falando dos russos; alguém tem informações sobre o plano russo de cancelar a produção dos SSK da classe “Lada”??

Pelo que escutei vão ficar somente com uma unidade, o “Sankt Petersburg” e cancelar os próximos; o “Sevastopol” e o “Kronstadt”.

Por outro lado a produção dos “Improved Kilo” seria aumentada!!

A notícia me deixou um pouco surpreso, já que teoricamente os “Lada” seriam mais avançados que os “Improved Kilo”…..

Blind Man's Bluff

O foco se depender do Putin e sua reeleiçao, é seguir com a expansão nuclear. Antes de mais nada, os Russos precisam de um novo projeto de SSN/SSGN, pois apesar do fato de estarem lançando os Graneys atualmente, estes são projetos antigos dos ultimos anos da guerra fria. Estão então apenas sendo completados. Do outro lado da moeda a prioridade sem duvida é seguir construindo SSBNs para os novos Bulava, pois em pouco tempo, tanto as reliquias dos Delta III e IV quanto o unico Typhoon ainda operante deverao ser aposentados, restando apenas 4 Borei, sendo um ainda em sea-trials,… Read more »