Réplicas do coronel Paulo Ricardo da Rocha Paiva aos comentários dos leitores do Poder Naval

8

Em recente artigo publicado pelo Coronel de Infantaria e Estado-Maior Paulo Ricardo da Rocha Paiva (Marinha do Brasil, destemor e desmanche em desdita), o autor discorreu sobre temas relacionados à Marinha do Brasil. Como sempre, nossos leitores fizeram seus comentários (lembrando que a opinião dos mesmos não expressa a opinião do blog do Poder Naval).

Como o Poder Naval é um espaço democrático, com um histórico de mais de 14 anos discutindo e debatendo temas do Poder Naval de interesse nacional, publicamos abaixo a referida réplica aos comentários em e-mail recebido por nós.

AOS MEUS DETRATORES DO BLOG PODER NAVAL

_NOTA DO EDITOR: –“Prezado coronel, os clamores contra os cortes no
Ministério da Defesa são louváveis, mas seria muito bem-vindo um estudo mais
aprofundado sobre Poder Naval, história e atualidades da Marinha do Brasil para
escrever um artigo sobre o tema.”

_Prezado editor, se me chamou assim, vou tratá-lo com a mesma educação. Não quis subtrair, muito pelo contrário, quis somar. O senhor não vai me levar a mal, mas nossa Marinha pode até ter algum poder naval, mas só se tomado em consideração a armadas sul-americanas. De modo que não adianta eu querer me aprofundar no assunto quando não o evidenciamos/ apresentamos ainda frente aos seus correspondentes na “gang dos 5 encastelada no CDS/ ONU”, aqueles que vão, sim, nos ameaçar de uma hora para outra, é só esperar. Todavia, quando e se este poder for evidenciado de alguma forma, se o senhor quiser me ensinar,estarei pronto para aprender com o graduado pela Escola de Guerra Naval. Quanto à História da MB, realmente não a domino em profundidade, entretanto, exerci já faz algum tempo a função de Instrutor Chefe da Seção de História Militar em Agulhas Negras e o desafio a especificar aonde errei no texto com relação a algum dado pertinente à saga de nossa gloriosa Marinha. Meu caro editor, não me leve a mal, eu ouvi falar em Tamandaré e em Marcílio Dias ainda no tempo da “escola pública”, década de 1950, talvez o senhor ainda nem tivesse nascido ainda. Quanto à coletânea das atualidades da Marinha, que bom que o senhor as domine, porém, para enfrentar a “esquadra de uma coalizão de marinheiros universais”, mesmo se tomadas em conjunto, as tais atualidades não vão dar nem para sair.

_FÁBIO MAYER: –“ Nenhum país vende armamento nuclear…”
_Senhor Fábio Meyer, acho que não é bem assim. Se o preço da unidade foi especificado é por
alguma razão. Experimente, hoje, com a França na “pindaíba” em que se encontra, oferecer o
pagamento na bucha equivalente ao de 5 (cinco) “suffren” e depois nós conversamos. Vide o
comentário do companheiro Fabio ASC

_RICARDO CASCALDI: –“E bota estudo ae…Só de falar da compra de 5
submarinos nucleares já me faz suspeitar do cargo dele. Equipamento nuclear não
se vende.”
_Ricardo Cascaldi, o senhor quer dizer o que com “já me faz desconfiar do cargo dele”?

Falta de linha, de traquejo, argumentação apelativa, ausência de conteúdo. Francamente, não
acredito que se trate de um oficial de nossa Marinha de Guerra. Casacaldi, eu agradeceria
sobremodo se um companheiro da Força Naval advogasse o reaparelhamento do EB, mesmo
sem conhecimento de causa. Reconhecer a “tropa amiga” também não parece ser o seu forte.
Quanto ao meu cargo atualmente, após 38 anos de serviço, este é botar a boca no mundo
em prol do rearmamento da nação. Quando o senhor publicar na imprensa alguma coisa
advogando a causa de nossa Marinha (que não é só sua, mas de todos os brasileiros), aí, quem
sabe, se possa pensar em levá-lo a sério. Aliás, o Fabio ASC está mais atualizado que o senhor.
_GALANTE: –“Vamos enviar a revista Forças de Defesa Nr 3 para o coronel…”

_Prezado Galante, quanta fidalguia (me recuso a acreditar que seja ironia), o senhor
tem muito a ensinar ao seu colega Ricardo Cascaldi em termos de fineza de trato.
Eu agradeceria de bom grado uma remessa do periódico, mesmo convencido de
que “atualidades paliativas” não adiantarão de nada quando o pau quebrar de verdade!
_GUILHERME POGGIO: –“Envia mesmo por que faz-se necessário.”
_Prezado Guilherme Poggio, vide o “galanteador” (atenção, Galante, não é ironia,
quero só quebrar o clima desta minha “peregrinação” em prol da união de nossos
esforços por alguma coisa que realmente venha dissuadir o inimigo evitando a luta).
_FRAGATA MENDES: –“Caríssimo FABIO, tu parece com o CORONEL,
que não sabe nada da história da gloriosa MARINHA DO BRASIL, dá uma
olhadinha na história da MB durante a segunda guerra que tu vai ver que
enfrentamos a mais poderosa frota de submarinos do mundo na época com navios segos (cegos, por favor CAPITÃO DE FRAGATA MENDES!) mudos e surdos (acho que pelo menos saiba o que isto quer dizer) no inicio dos comboios e não deixamos a desejar. Hoje se fosse o caso posso te garantir que não seria diferente. Meter o pau na MB assim como no EXÉRCITO e na FAB é muito facil. MARINHA SEMPRE, BRASIL ACIMA DE TUDO!
_Senhor Fragata Mendes, fico a pensar como o senhor chegou aonde chegou com esta
capacidade “sui generis” de interpretação de textos. E ainda quis criticar o Fábio. Meu
caro fragata indignado por nada, sei sim alguma coisa sobre Historia da Marinha de
Tamandaré. Agora, se o senhor está indo na corda de quem já me criticou nesse sentido
tu vais a pique meu irmão, porque não disse nada de errado com relação ao insigne
Almirante. Vou dar a barbada: experimente reler o trecho, obedecendo a pontuação. Se
ficar forte, pesquise sobre os dois heróis brasileiros e vai ficar surpreendido… o coronel
de infantaria não errou!!! Ademais, onde está a minha discordância no texto quanto ao
que o senhor disse da participação da nossa Marinha na 2ª GM?
_OFICIAL HENDEL: –“herdeiros do marujo nascido em Rio Grande (RS)”…
hahahahahaa … nem isso ele sabe! Caro Coronel, Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré é nascido em SÃO JOSÉ DO NORTE, na localidade da Povoação Da Barra!! pare de consultar a wikipédia e preste mais atenção na realidade!!#fikaadica. Fico indignado com essas pessoas e seus ‘puxa-sacos’(Fabio ASC), pois, nossos navios impoe respeito sim, pk desde a segunda-guerra não precisamos disparar nenhum, mais nenhum tiro para espantar os invasores. E mais, se fossemos fracos nosso navio não estaria lá do outro lado do mundo
capitaneando as outras Marinhas. Adsumus!
_Senhor Oficial Hendel: 1º) Sei sim. O senhor é que não lê muito bem, pois FOI LIDO AO INVÉS DE LER! 2º) As tradições heróicas de nossa Marinha são fruto da atuação apenas dos oficiais? Não sei se o senhor é suboficial, se fosse deveria se orgulhar do Imperial Marinheiro Marcílio Dias e se sentir orgulhoso de ser herdeiro também dele e não apenas do bravo almirante. No EB, também nos sentimos herdeiros das praças que deram a sua vida pela Pátria, e foram muitas na Guerra do Paraguai, um conflito que, parece, não tem grande significado para o “gargalhante” companheiro. 3º) Seja otimista mas não exagere acho que a idade de acreditar em Papai Noel já passou.
_FRAGATA MENDES: -“É isso aí Oficial Hendel, assino embaixo! MARINHA SEMPRE,BRASIL ACIMA DE TUDO!

_Senhor Fragata Mendes, valha-me Deus, não assine! Raciocine, o almirante não faleceu amputado junto com Marcílio Dias na Corveta Parnaíba? Por favor, o fragata e o oficial, me poupem. Tenho certeza: estão precisando aprender a ler de novo ou, simplesmente, não se julgam herdeiros do imperial marinheiro, mas eu acho mesmo é que não sabem nada da história da sua própria força…

_OFICIAL HENDEL: –“Me desculpe, mais eu me indignei, pk CRITICAR é uma coisa, agoraHUMILHAR … por mais pequena e inofenciva que seja uma Força Armada, tds que estão nãola estão dando a vida,a alma pela sua patria! Alguem discorda??! _Senhor Oficial Hendel, que idéia absurda, parece até o “ALBERTO ROBERTO DO CHICO ANÍSIO”, mas não devo entregar meus pontos!
Prezado editor, que Deus te perdoe, pois um comentário deste sem pé nem cabeça não cabe em um BLOG do nível do “PODER NAVAL”. Enfim, o que se há de fazer? Mas não pensem os críticos deletérios que vou abdicar da luta na imprensa pela NOSSA MARINHA DE GUERRA, ASSIM COMO FAÇO PELA NOSSA FAB E PELO NOSSO EXÉRCITO, NÂO VOU DEIXAR DE LADO A NOSSA FORÇA NAVAL. Aos que entenderam a mensagem a minha solidariedade, aos carentes de perspicácia intuitiva os meus pêsames. MARINHA SEMPRE, BRASL ACIMA DE TUDO !

Paulo Ricardo da Rocha Paiva
Coronel de Infantaria e Estado-Maior

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
fragatamendes

Prezado CORONEL, apesar do fragata eu não sou da MARINHA, sou um civil que desde muito novo aprendi a amar e respeitar esta gloriosa força pelo meu suadoso PAI que era funcionário da antiga EMPRESA DE NAVEGAÇÃO COSTEIRA e sou terminante contra críticas a nossa MB(não sou contra os que falam desta corja de brasília que está massacrando as nossas forças armadas), mas não aceito que se falem mal dos nossos equipamentos sejam da MB,FAB e do nosso querido EB.FORÇAS ARMADAS SEMPRE.BRASIL ACIMA DE TUDO!!!!!!!!!!!!!!!!!Abraços do MENDES.

gferreira

Ao Coronel PAULO RICARDO DA ROCHA PAIVA O autor deste comentário é Gustavo Adolfo Franco Ferreira, TCelAvRef, MAer 162.934. Dirijo-me ao autor deste “post”, ousando chamá-lo companheiro! Vi a sua inserção de 19.12.2011 denominada Marinha do Brasil, destemor e desmanche em desdita, antes publicada em Correio Braziliense, a qual pode ser revista em http://www.naval.com.br/blog/2011/12/19/marinha-do-brasil-destemor-e-desmanche-em-desdita/#axzz1hOiwTm1g. Parto dos pressupostos de que: (1) É Coronel do Exército; (2) Estudou o primário na década de 50, estando, portanto além dos sessenta anos; (3) Foi instrutor-chefe da cadeira de história militar na AMAN; (4) Tem sua opinião própria e, finalmente – mas de modo não… Read more »

oficial.endel

Apoio esse homem acima,ele acabou de esclarecer tudo com apenas uma frase: “Para conviver neste espaço, limite-se, companheiro, à defesa de suas teses!”.

Aqui quem fala é Endel F.Pereira,14 anos,cursando o 2º ano do Ensino Médio,prata na Operação Cisne Branco 2010 área do 5ºDN.Simples filho,neto,bisneto,tataraneto de Marinheiros Civis.

gferreira

Aos editores, especialmente ao amigo Poggio. Senhores; Às 14:19 do passado dia 24, inseri o segundo comentário acima; às 18:52 de ontem, o jovem Endel F. Pereira emitiu sua opinião, mencionando nela – entre aspas – um trecho do meu comentário e referindo-se a “… esse homem acima…” Até as 18:00 horas de hoje, estes eram os únicos três comentários existentes na matéria. O retruque do coronel era esperado… Só não pode interferir na ordem de recebimento na editoria! Ele não foi remetido cinco minutos depois da provocação que responde; nem antecede ao comentário do comentarista “oficial.endel”. A colocação distorce… Read more »

MO

alias este papao de capacitação naval e maritima me lembrou de uma coisa

cade o nosso NT-X (JC …), qqualque semlhança com um outro X2 de um blog por ae eh coincedencia ?

Átila

Salve Rocha Paiva!