Irã reitera advertência contra Marinha americana no Golfo

9

O ministro da Defesa do Irã, general Ahmad Vahidi, reiterou nesta quarta-feira a advertência contra a presença da Marinha americana no Golfo Pérsico.

“Sempre afirmamos que a presença de forças não regionais no Golfo Pérsico era nociva e só poderia criar distúrbios. Portanto, pedimos que não estejam presentes nesta via marítima”, declarou o militar, citado pela agência iraniana Mehr.
“O Irã fará todo o possível para preservar a segurança no Estreito de Ormuz”, completou. Na terça-feira, o general Ataollah Salehi advertiu o porta-aviões americano USS John C. Stennis, que atrevessou o Estreito de Ormuz e está no Mar de Omã, que não retorne ao Golfo Pérsico.

A passagem do USS John C. Stennis pelo Estreito de Ormuz aconteceu durante as manobras navais iranianas que duraram 10 dias na mesma região. Apesar das ameaças, Washington prometeu na terça-feira manter os navios de guerra mobilizados na região do Golfo.

Na segunda-feira, último dia das manobras navais, o Irã testou vários mísseis de cruzeiro, em particular os Ghader e Nur, com alcance de 200 km e que podem atingir alvos no Estreito de Ormuz, no Mar de Omã e no Golfo Pérsico.

FONTE: AFP via Terra / FOTOS: US Navy

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Invincible

O Irã está enchendo o saco já!

Já estou torcendo para eles tomarem um saco.

daltonl

O Irã tem toda a razão de estar preocupado , mas não tem o direito de fechar o Golfo Pérsico.

O QG da V Frota situa-se dentro do golfo e dentro dele há outras nações com quem os EUA mantém relações.

Será que a Arábia Saudita, Kuwait, Emirados e Iraque gostariam que
os EUA mostrassem fraqueza perante o Irã?

O Oriente médio estará melhor sob comando iraniano?

Daglian

Na minha opinião o Irã está desenvolvendo armas nucleares principalmente pra evitar invasões em seu país, o que é meio óbvio claro, mas não acredito que eles irão usá-lo em atos terroristas. Mas quem sabe? Por isso os EUA tem sim que ficar lá e o Irã tem que maneirar tbm… eu não sei o que dá na cabeça dos generais iranianos, mas se tiver uma guerra com os EUA, é ÓBVIO que eles irão apanhar e feio. Será que não percebem?

giordani1974

Isso me remete ao Golfo de Sidra, quando os F-14 abateram os Su-22 líbios…será que teremos F-18SH abatendo F-5? Ou será que o Irão terá peito de enviar os F-14?

Na boa, o irão tá enchendo o saco…

Nautilus

O Irã está arrumando sarna para se coçar!

jacubao

Eles só estão tirando essa marra toda por que tem a Rússia e China apoiando eles. Imagino como os americanos da V frota devem estar se coçando todo de vontade de jogar umas bombinhas nas cabeças desses doidos só para calar a boca deles.

andersonrodrigues1979

Quando eles mandam os porta aviões para o Atlantico Sul o pessoal aqui fica todo inquieto e preoculpado, é natural que os Iranianos também não gostem da presença de um porta aviões perto do país deles.

daltonl

Anderson…

apenas os amantes de teorias conspiratórias ficam inquietos e preocupados. Desde o século passado um CSG não nos visita e os
poucos que passaram por aqui recentemente, com poucas aeronaves, pouquissima munição, subescoltados e tripulações inexperientes estavam em transito para o Pacifico já que não podem transitar pelo Canal do Panamá.

GUPPY

Acabei de ver no Jornal Nacional que o Obama anunciou um corte gigantesco nas verbas destinadas à defesa. São mais de 400 bi nos próximos anos. Segundo o Secretário da Defesa os Estados Unidos não terão condições de se envoverem em duas guerras simultâneas, mas admitiu que terão condições de manter uma guerra e participar de uma coalisão com forças aliadas em outra frente.