Marinha dos EUA resgata tripulação iraniana sequestrada por somalis

6

WASHINGTON, 6 Jan 2012 (AFP) -Uma embarcação da Marinha dos Estados Unidos resgatou 13 iranianos que estavam há um mês e meio sequestrados por piratas somalis no Mar Arábico, disseram nesta sexta-feira funcionários militares americanos.

O destroier “USS Kidd” respondeu a um chamado de socorro de um barco pesqueiro de bandeira iraniana e, após abordá-lo, uma equipe da Marinha americana liberou a tripulação iraniana e deteve 15 supostos piratas, informou o Pentágono em um comunicado.

O incidente foi uma reviravolta inesperada depois de dias de tensões crescentes entre o Irã e os Estados Unidos, com Teerã lançando advertências aos americanos de que não permitiriam a passagem do porta-aviões “USS John C. Stennis” através do estreito de Ormuz.

Mas um dos barcos que acompanha o “Stennis”, o “USS Kidd”, foi nesta quinta-feira ao resgate dos iranianos que tripulavam o pesqueiro ”Al Molai”, cujo capitão lançou um pedido de ajuda dizendo que “estava sequestrado pelos piratas”, segundo o comunicado da Quinta Frota americana, com sede no Bahrein.

“Uma equipe de supervisão, abordagem, revista e apreensão do ”Kidd” abordou o ”Al Molai” e deteve 15 supostos piratas que haviam mantido reféns 13 membros da tripulação iraniana durante várias semanas”, destacou o comunicado.

“O ”Al Molai” havia sido sequestrado e utilizado como ”nave mãe” para as operações dos piratas no Golfo Pérsico, segundo membros da tripulação do navio iraniano”, explicou.
Os piratas, supostamente somalis, estão detidos no “Stennis”, destacou um porta-voz do Pentágono, capitão John Kirby.

“Os iranianos e o ”dhow” (o pesqueiro) foram libertados e estão a caminho de casa”, disse Kirby à AFP.

Antes do resgate desta quinta-feira, outro barco iraniano, a motor, havia emitido também um pedido de socorro ao suspeitar de um ataque de piratas.

Um helicóptero de outro navio da Marinha dos Estados Unidos, o “USS Mobile Bay”, que também estava embarcado no porta-aviões “Stennis”,  respondeu ao chamado, segundo Kirby.
Mas os piratas lançaram objetos na água e “subiram no barco e não pudemos deter os piratas porque não havia provas”, acrescentou.

FONTE: AFP, via Terra / FOTO: USN

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marine

Pois e a diferenca de tratamento e respeito com as leis internacionais…

Enquanto os russos matam todos os piratas a bordo e jogam os corpos ao mares, a OTAN se preocupa em ter provas para processa-los.

Daglian

Marine,

Se está falando daquele vídeo onde havia russos atirando num barco de piratas somalis, já foi dito aqui mesmo que os piratas haviam sido retirados do barco e estavam presos antes do vídeo, ou seja, eles estavam atirando em um barco sem ninguém, apenas como treino.

Sds.

Marine

Daglian,

Falo de outro episodio em que a tripulacao simplismente sumiu ou melhor ainda, foi “sumida” hehehe.

Nao e critica, porque pessoalmente acho que so assim se tera solucao para esse problema, aponto apenas para que tenhamos um peso e uma medida.

Abs!

daltonl

Só para ficar um pouquinho mais claro, o “erro” é perfeitamente compreensivel pela falta de tempo , o penultimo paragrafo, fica
melhor assim:

Um helicoptero de outro navio da Marinha dos Estados Unidos, que
também havia sido designado para o grupo do Stennis, o USS Mobile
Bay, respondeu ao chamado, segundo Kirby.

Fabio ASC

Queria ver se fosse o inverso…. qual seria a postura iraniana?

jacubao

Esse mundo dá muitas voltas mesmo, hehehehe…
Quero ver o que o louco do presidente do irã irá falar sobre esse episódio.