Na reunião setorial sobre assuntos de Defesa Nacional, ontem, a presidente Dilma autorizou o ministro Celso Amorim a criar um grupo de trabalho com o objetivo de constituir a Segunda Armada da Marinha. Essa é uma reivindicação do comandante da Marinha, Júlio Soares de Moura Neto, visando a proteger as reservas de petróleo do pré-sal na plataforma continental do Brasil.

FONTE: Panorama Político/Ilimar Franco – O Globo

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diegolatm

Por favor! Saia logo do papel!!!! rs

Pelo menos a Presidente tem demonstrado sem sombra de duvidas algum interesse muito singular quanto a defesa nacional e espero que esse ano ela tire a mão do bolso e dê o que as FAs precisam principalmente a FAB.

marciomacedo

Falar em segunda esquadra agora é uma temeridade, quando sabemos que a primeira ainda não tem as 18 unidades previstas. E que as unidades atuais estão quase no fim de sua vida útil. Segunda esquadra, portanto, deveria ser assunto para depois da renovação da primeira.

giordani1974

E assim vão enrolando os comandantes…das três forças! Sabe quando o grupo de trabalho irá terminar o serviço? Exatamente…melhor dar uma cadeira para o comandante da marinha…e o básico ainda continua descoberto…

Daglian

Seria muito bom para a marinha ter duas armadas. Mas considerando ambas bem armadas. Se a primeira já está mal, iremos dividir isso por dois para termos duas armadas PIORES AINDA! Acho melhor não, pelo menos por enquanto.

juarezmartinez

Como diria um colega de blog: “M…….a.+M……..a=
M………A
Estes caras da MB devem viver em outro planeta, navios parados por falta de sobressalentes, falta de combustível, falta de pessoal treinado,falta de recursos e principalemnte falta de vergonha do Almirantado.

Grande abraço

vjbreternitz

Segunda ARMADA????

Almeida

Eu realmente NÃO entendo as reais intenções do Almirantado da MB. E olha que eu cursei a Escola Naval e servi por 3 anos. Não temos escoltas e navios de apoio suficientes para uma pequena esquadra. Praticamente todos estes poucos navios estão no final de suas vidas úteis e completamente obsoletos em relação à moderna guerra naval. Não temos dinheiro para armas e munições para dotar os navios atuais. Não temos dinheiro nem mesmo para o combustível. Nossos marinheiros são mal pagos e treinados. Mas ainda assim nossos almirantes querem ter duas esquadras, operar porta-aviões e construir submarinos nucleares. Parece… Read more »

Almeida

Isso só aliena mais a população. DUAS esquadras? PORTA-AVIÕES? Submarino NUCLEAR? Mas e a EDUCAÇÃO? SAÚDE?

Se a MB fosse mais cautelosa em suas ambições, que hoje são megalomaniacas, teríamos uma esquadra de médio porte operacional e capaz, sem muita comoção pública, sem atrito com o GF e sem sangrar os cofres públicos.

aericzz

eu ia desancar sobre o assunto e observar a atual realidade como os desejos q se planejam, mas acho q todos acima já disseram o q eu diria de outras formas.
acorda MB, nem Op. Dragão se faz mais por falta de meios…

Augusto

Mais um “plano estratégico” a ser implementado daqui a 30 ou 40 anos. Enquanto isso a realidade é o sucateamento total e cabeças nas nuvens.

Almeida

Galante, com todo o respeito que a admiração que tenho pelo seu trabalho merece, mas quem deixou de fazer o dever de casa foi você e os almirantes. Os almirantes ao enfiarem tudo que queriam nessa END e no PREAMB e negligenciar as reais necessidades ainda não supridas da nossa defesa marítima. Você por ainda acreditar que a END serve pra alguma coisa depois que o Lula saiu. Submarino nuclear? Navio aeródromo, com caças e aeronaves AEW? Segunda esquadra? Não sem antes ter a dotação mínima de: escoltas (18), submarinos convencionais (10), apoio (3), helicópteros (aqui está um pouco melhor,… Read more »

MO

Sei la Bozoh, acho que o Almeida tem razão O tal END é papel, no papel tudo é maravilhoso, a realidade paplpavel é meio diferente, ainda mais que não ha sinalização ao minimo suposta para algo do genero Acreditar, sim, tems que no minimo acreditar, MASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS até um certo tempo, pois corremos o risco, mesmo que nao seja nossa intenção de no final até de desinformar os com menos conhecimento sobre (que diga-se de passagem não sao poucos) (Tanto o´é, basta lembrar areação ao post do Cel tempo atás) Seria muito bom e bonito se fossemos isso ai, mas o… Read more »

luizblower

Desculpa, Galante, mas nessa até eu vou meter o pau. O comando da MB, ao alimentar esse tipo de devaneio mostra uma falta de pragmatismo e racionalidade que não é a da MB que eu conheço e respeito desde que nasci. A situação da Esquadra atualmente é muito, mas muito ruim. Basta ver o que foi preciso fazer para mandar a União para uma missão de verdade. O comando da MB deveria se preocupar em sensibilizar o poder civil (que tem o poder de liberar a grana mas também tem que ser bem assessorado) para os focos urgentes que são… Read more »

Almeida

Exemplo claríssimo do que estou dizendo, Royal Navy e Marine Nationale, marinhas de médio porte de nações que ainda são tão ou mais ricas que a nossa, estão sofrendo para manter seus porta aviões, provavelmente operando apenas um cada uma, em revezamento, no futuro. Mas nossa MB quer ter dois. RN tem um LPH, talvez dois se ficarem mesmo com apenas um NAe. França tem três, sem chances de encomendar o quarto agora. Mas nossa MB quer ter quatro. Apenas nações com armas nucleares possuem submarinos nucleares, que são EUA, RU, França, Rússia, China e agora a Índia. Potências médias,… Read more »

juarezmartinez

Galante! Eu sei que tu tens que afinar o discurso com o da Gloriosa, porque se não tu entra na BNRJ nem escafandro embaixo da agua. Agora, tchê, peraí, para mandar a União para o Libano tiveram que caniblizar duas Niteroi, e pelo que andei sabendo com panes, não tem poessoal qualificado para guarnecer todos os navios anfibios e transporte, não tem munição para treinamento de tiro real(quanto tempo não se dispara um Exocet real, um Sea Wolf),, fazendo meia soa nas T 22 e nas Inhauma para aguentar até nãei quando, e deixam estes abobados do Mindef com este… Read more »

eraldocalheiros

Senhores me falem uma pq. coisinha: com um contigenciamento no orçamento deste ano na ordem de R$ 70. bilhoes, imaginem onde a faca vai ser maior, claro no MD os senhores acham que esses politiqueiros que temos vão deixar que haja verba pra compra de armas sendo que, dai pouquissimo retorno lhes serão garantido? Ou vão encaminhar uma boa parte do orçamento pra obras de seus estados como acontecido com o tal ministro que destinou a maior verba do seu ministério pra Pernambuco, logo que esse ano é ano de eleição, esse é o Brasil, esses são nossos politicos.

fragatamendes

Pelo que estou lendo o pessoal continua metendo o pau na MB a troco de nada, o amigo GALANTE esta coberto de razao a MB esta nesta penuria nao porque faz planos mirabolantes mas sim por causa desta corja de BRASILIA.MARINHA SEMPRE, BRASIL ACIMA DE TUDO.MENDES.

Vassili

Almeida,

Me desculpe, mas Alemanha e Japão não possuem subs de propulsão nuclear pq os EUA os obrigaram a não ter, depois da IIGM.

Quem não tem cão, caça com gato né?????

abraços.

guedesp01

concordo com pessoal, mais um grupo de trabalho sendo que todos sabem das necessidades imediatas. Chega de conversa fiada, chega de imobilismo, não vejo esses comandantes cobrando nada e quando alguem tem coragem como comandante da Amazonia o coronel Heleno o pessoal tira do circuito.
Não estou criticando marinha, apenas acho que a um certo conformismo com a situação e talves ninguem queira perder as mordomias adquiridas.

Joker

Abrir um grupo pra estudos sobre essa segunda esquadra não quer dizer que a mesma irá pra frente e nem que irá pra trás. O Almirantado entende que a situação como se encontra não é a melhor e está buscando melhora-la, assim como os Brigadeiros Fabianos e os Generais do Exercito…

Vamos aguardar e torcer!

Diegolatm

Brasileiro sempre tem o dilema de ” POBRE”, não tiro a razão de vocês criticarem e falarem do estado,pois mal temos uma frota completa, se bem dizer temos meios que realmente sirvam para dizer tal…em fim…eu não quero chegar ao mesmo produto dos colegas, que diga-se de passagem tem verossimilhança em suas alegações. O que eu e Galante queremos dizer, pelo menos é o que eu entendo é que antes se quer falávamos em comprar Navio, Desenvolver a Industrial de defesa no País,Lançar nossos satelites, comprar caças… aqui…se quer tinhamos um plano para reaparelhar as FAs,algo organizado que desse alma… Read more »

marciomacedo

É isso aí a tal de END: duas fragatas Niterói canbalizadas para maner uma em funcionamento no Líbano. Será que elas vão voltar a navegar?

marciomacedo

Olha só em que mundo vivemos: além da segunda esquadra, a MB está para começar o planejamento de um PA de 50 mil toneladas.

Requena

O pessoal ainda acredita no discurso desse governo…

E nesse ponto estou com o Galante.
A Marinha foi ordenada a colocar no papel qual seria a “situação ideal” para a defesa do país. Exigiram um estudo sobre o que seria necessário para termos uma força naval bem equipada e pronta para nos defender.
Nossos almirantes fizeram o que lhes pediram. E só.

Se o Governo Federal fez desse estudo um factóide eleitoral(END) não foi por desejo deles.

Que culpa eles tem se esse governo vive de falácias e bazófias?

Daglian

Diegolatm,

Entendo seu ponto, e talvez até possamos dizer que estamos desenvolvendo lentíssimamente nossas FFAA, mas isso não é compatível com o nosso país!! Os motivos são tão simples que não preciso explicar muito, é só dizer que temos o tamanho de um continente e que somos a sexta ou quinta economia do mundo… não tem desculpa, temos que ter FAs decentes (e não desmereço as nossas, quando digo decentes digo em termos materiais, não em termo de pessoal).

Fabio ASC

Iniciar estudos para a Segunda é muito válido.

Mas, quando vamos ter a Primeira???

Sim, pois hoje, eu não chamo o que temos de Esquadra, e sim um punhado de navios velhos, mal armados, completamente obsoletos, etc.

Hoje, para mim, a única coisa que temos é um Pessoal muito bem adestrado dentro das limitações impostas.

fragatamendes

Marciomacedo, sera que daria para o amigo detalhar a canibalizacao que foi feita nas NITEROI.Abracos do MENDES.

MO

F Defensora Mendes, alias é uma das razõess de sua indicação prematura para baixa (em relação ao que se presumia em epoca de Modfrag)

Sem muita certesa, passivel de erro, me parece (e se confirmar não entendo porque/presumo, mas seria mis uma tese de “macaquisação brasilis”) me parece que tbm por causa dos rerparos da niterói pos encalhe em Arraial do Cabo

fragatamendes

Fala MARCELO, quando escrevi nas NITEROI, eu estava me referindo as duas fragatas da classe que o MARCIOMACEDO disse que foram canibalizadas para aprontar a que foi para LIBANO.Isso de tirar equipamentos de um navio e colocar em outro que vai para uma missao importante nao e feito so pela MB e feito no mundo todo e me veio a memoria quando na decada de 70 fiz uma visita aqui no porto do Rio aos navios que estavam em uma UNITAS e conversei com um oficial da US NAVY que era de origem portuguesa e ele se mostrava impressionado com… Read more »

MO

olha ai Mendes
uma info que nao sabia, duas ao inves de uma sendo canibalizadas .. quem seria a segunda então ? muito obigado pela info !!!

fragatamendes

Amigo MARCELO, o MARCIOMACEDO, poderia esclarecer este misterio para nos.Um otimo final de semana para tu e todos os amigos do PODER NAVAL.Um abracao do MENDES.

juarezmartinez

Caro fragatamendes, me permnita responder: Para enviar a União para o Libano em condiçõe se combate full, porque lá o bixo vai pegar mais cedo ou mais tarde, a MB teve que retirar de outras ítens que estavam com pane na Niteroi, teve ítens de radar, transmissão , motor, sistema de combate, a lista éeeee grande, e nem foi só nela o rombo, para mante um Lynx lá voando para cara…..o e lá se voa mesmo, hoje a MB tem 1,5 Lynx operacional, pois toda a diagonal de manutenção do esquadrão foi para o beleléu em virtude da quantide de… Read more »

fragatamendes

Caro JUAREZ, agradeco pelos esclarecimentos,mas isto nao e de hoje que se faz e nao e so na nossa armada.MARINHA SEMPRE, BRASIL ACIMA DE TUDO.Abracos do MENDES.

MO

apenas ficaria falatando uma pequena coisa alem da defensora, qual foi a outra canibalizada ?

Joker

Teve Exocet sendo tirado da Barroso pra União que eu saiba…