Ministro da Defesa manifesta pesar pelo acidente na estação brasileira na Antártica

0

Brasília, 25/02/2012 – O ministro da Defesa, Celso Amorim, manifestou consternação logo após ter sido informado pelo comandante da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto, do acidente ocorrido durante esta madrugada na estação brasileira Comandante Ferraz, na Antártica.

Amorim recebeu a notícia no início da manhã e, em seguida, informou a presidenta da República, Dilma Rousseff, do ocorrido. O ministro ouviu do comandante da força marítima um relato das providências tomadas para contenção do incêndio na base e para auxílio imediato aos pesquisadores, militares e demais pessoas que se encontravam no local. Leia as informações da Marinha sobre o acidente.

Amorim demonstrou preocupação com os dois militares desaparecidos – suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e sargento Roberto Lopes dos Santos – e com o terceiro integrante da Marinha – sargento Luciano Gomes Medeiros –, que sofreu ferimentos em razão do acidente. Ao longo das últimas horas, ele também manteve contato com os ministros de Ciência e Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, com quem tratou do ocorrido. O MCTI também divulgou nota sobre o assunto. Leia a íntegra.

O titular da Defesa conversou ainda com os ministros da Defesa da Argentina, Arturo Puricelli,e do Chile, Andrés Allamand. Amorim agradeceu aos colegas pelo apoio inicial prestado pelos países vizinhos no translado de brasileiros entre as bases dos dois países na Antártica, e entre a base chilena Eduardo Frei e a cidade de Punta Arenas, situada no sul do Chile.

O Ministério das Relações Exteriores confirmou a ida à Punta Arenas do embaixador brasileiro em Santiago, Frederico Araújo, acompanhado de diplomatas e adidos militares, para prestar apoio aos cidadãos brasileiros que já foram transportados para a cidade. O cônsul honorário na localidade foi acionado e está à disposição dos brasileiros.

A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou nesta tarde um avião C-130 (Hércules) para Punta Arenas. A aeronave terá a missão de trazer para o Rio de Janeiro os brasileiros retirados do local do acidente. A previsão inicial de chegada do voo à capital fluminense é a manhã deste domingo.

O ministro Celso Amorim vem acompanhando de perto os desdobramentos do acidente e as ações de apoio aos brasileiros e às suas famílias. A seu pedido,a Marinha enviou ao Chile, no voo da FAB, o secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, contra-almirante Marcos José de Carvalho Ferreira, a quem caberá coordenar as ações necessárias in loco.

FONTE: Assessoria de Comunicação Social

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments