A Escola de Guerra Naval, estabelecimento de altos estudos militares da Marinha, completou no último dia 27 de fevereiro, 98 anos. Foi criada em 1914, com a denominação de “Escola Naval de Guerra”, por Decreto do Presidente Hermes da Fonseca, quando o Almirante Alexandrino Faria de Alencar era o Ministro de Estado dos Negócios da Marinha. Em 1930, por Decreto do Presidente Getúlio Vargas, sendo Ministro da Marinha o Almirante Conrado Heck, a Escola teve a sua denominação alterada para “Escola de Guerra Naval”, que permanece até os nossos dias.

Inicialmente, sua sede foi na Rua Dom Manoel no 15, no centro do Rio. Em 1933 passou para o Edifício 17A do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, onde permaneceu até junho de 1935.
A seguir, mudou para o sexto andar do Edifício Almirante Tamandaré, prédio do antigo Ministério da Marinha, onde a Escola funcionou por 35 anos. Em 30 de abril de 1970, sendo Ministro da Marinha o Almirante-de-Esquadra Adalberto de Barros Nunes, a EGN foi então transferida para o atual endereço, na Urca.

Manter-se continuamente informado e atualizado é imposição do tempo em que vivemos, pois os avanços da ciência ampliam, de forma célere, o conhecimento disponível e suas aplicações tecnológicas, requerendo nossa atenção, à medida que se sofisticam os sistemas e armas empregados para a aplicação da força.

Simultaneamente, temos assistido a processos complexos e acelerados, de transformações nas diversas áreas do conhecimento e por todo o globo, a partir das quais novos entendimentos emergem para a realidade político-estratégica, com reflexos também nos planos econômico e militar, alterando as formas de interação humana, entre elas a guerra.

Entendendo essa dinâmica, segmentos da nossa sociedade dão sinais de perceber a importância de se preocupar e de se ocupar com a sua segurança e defesa, promovendo discussões e ampliando estudos a respeito do nosso papel no mundo e de como devemos nos capacitar para o futuro.

Nesse contexto, a capacidade de compreender o significado e as implicações das diversas transformações em curso torna-se fundamental para os processos decisórios de alto nível da Força e, nesse ambiente, o pensamento estratégico naval não pode prescindir de contínua reflexão crítica, para o que esta Escola contribui de forma ampla, ao propiciar elevado preparo e acesso ao conhecimento para os oficiais que conduzirão a nossa Marinha.

Fiel ao mote estampado em seu escudo – navale bellum nautis docere – ensinar a guerra aos marinheiros, a Escola de Guerra Naval, numa marcha firme e inexorável ao longo desses 98 anos, tem perseverado no aprimoramento do seu corpo docente – o “armamento principal” desta Escola – e no aperfeiçoamento e modernização dos currículos dos seus Cursos de Altos Estudos Militares, a fim de melhor capacitar os oficiais da Marinha para enfrentar desafios inerentes ao preparo e ao emprego do poder naval.

Por ministrar cursos para oficiais de todos os Corpos e Quadros, desde o posto de Capitão-Tenente até o de Capitão de-Mar-e-Guerra, a Escola de Guerra Naval é, portanto, a Escola de todos os oficiais da Marinha!

Por fim, concito aqueles que tripulam a Escola de Guerra Naval no presente para que continuem a realizar um trabalho profícuo, como forma de honrar aqueles que nos antecederam e propiciar um futuro digno aos que nos sucederão.

Parabéns e sejam muito felizes hoje e sempre!

RICARDO ALBERGARIA CLARO
Contra-Almirante
Diretor

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments