Mais notídias da RN: o novíssimo Astute chega a Clyde…

1

Astute chega ao Clyde - foto RN

O submarino HMS Astute, líder de uma nova classe de submarinos nucleares de ataque britânicos, chegou no último dia 8 de dezembro à sua base: Clyde. A última notícia oficial da Royal Navy (Marinha Real) sobre o submarino, publicada aqui no Blog (veja link ao final desta matéria), dizia que o Astute havia deixado Barrow-in-Furnes em 16 de novembro, uma segunda-feira, para uma série de provas de mar, estando programada sua chegada a Faslane, que é parte do complexo da base de Clyde (próximo a Glasgow, na Escócia) no final daquela semana.

…e o veterano HMS York segue para o Atlântico Sul, devendo fazer escala no Rio de Janeiro neste mês de dezembro

HMS York departing Portsmouth - foto RN

Em 30 de novembro, sob tempo ruim, o destróier de defesa aérea Type 42, HMS York, deixou sua base em Portsmouth (Grã-Bretanha), iniciando uma longa viagem para o Atlântico Sul. Antes desta saída, o navio havia realizado exercícios com seu “irmão mais velho”, HMS Manchester, e com seu “primo mais novo”, HMS Daring.

Conforme programado, o York atracou em Gibraltar para abastecimento, com direito a uma “Rock Race” (literalmente corrida na “pedra”, que é o apelido da base britânica), com partida no navio e chegada no topo de Gibraltar. Tempo do vencedor da subida: 23 minutos e 33 segundos.

O navio deixou Gibraltar no último dia 4 de dezembro, rumo ao Atlântico Sul, onde deverá render o HMS Gloucester (outro Type 42 Batch 3). Está programada, como de costume nesses deslocamentos, uma escala do navio no Rio de Janeiro, em meados deste mês. O Natal deverá ser celebrado em alto mar. Já no Ano Novo, espera-se que o York inicie suas operações nas ilhas Falkland (Malvinas) e Geórgia do Sul, rendendo o Gloucester. Até abril de 2010, o York deverá patrulhar o Atlântico Sul, seguindo depois para operações na costa ocidental da África

O HMS York é o último Type 42 construído, pertencendo aos 4 exemplares do Batch 3, que tiveram seu casco alongado em relação aos navios anteriores (os outros três Batch 3 são o Manchester, o Gloucester e o Edinburgh) Lançado em 1982 e comissionado em março de 1985, está prestes a completar 25 anos de serviço. No início do ano, passou por um período de manutenção mais pesada, quando foram feitas algumas modificações na popa para aumentar sua velocidade (segundo informações do hotsite do navio, dentro da página da RN). A conferir em fotos no Rio de Janeiro!

FONTE / FOTOS: Royal Navy

LEIA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] Mais notídias da RN: o novíssimo Astute chega a Clyde… […]