Destróieres Tipo 42 e Ark Royal aguardando destino, após desativação

3

Reparar, na foto de cima, que as torretas dos canhões de 4,5 polegadas Mk8 foram retiradas dos navios vistos mais à frente, que deram baixa da Marinha Real Britânica (Royal Navy). Já a torreta do recém desativado Gloucester, visto na foto logo abaixo, ainda está instalada. Mas o indicativo do casco não aparece mais.

Atrás do ex-Gloucester, aparece o também desativado navio aeródromo Ark Royal. Há notícias de que este último poderá ser adquirido por um comprador privado chinês, que diz pretender utilizar o navio como um espaço para exposições. Se bem que um navio aeródromo russo foi comprado, no passado, com uma desculpa muito parecida. E não foi exatamente esse o seu destino…

FOTOS Piet Sinke via Maritime Press Clippings

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
GHz

OFF TOPIC para os curiosos de história naval e economia. Comparação de custos estimados de quatro navios da II GM atualizados para os dias de hoje, em US$. Fontes ao final: 1) Reino Unido – navio-aeródromo HMS Ark Royal (1938): 300 milhões (sem aviões); 2) Alemanha – encouraçado Bismarck (1940): 1 bilhão e 270 milhões; 3) EUA – encouraçado USS Iowa (1942): 1 bilhão e 305 milhões; 4) Japão – encouraçado Yamato (1942): 2 bilhões e 900 milhões. Há que se considerar as diferenças tecnológicas entre os navios, os custos de produção em cada país à época, o esforço de… Read more »

GHz

Agora “on topic”. A torreta do canhão Mk.8 da HMS Gloucester é da Mod.0, arma que está finalizando seus dias na Royal Navy. Ocorreu padronização de canhão de médio calibre com o Vickers Mk.8 Mod.1 cuja característica mais facilmente visualizável é o escudo “furtivo” (facetado), em vez do arredondado visto na foto, conforme se vê nas T45, T23 e T22B3. As diferenças entre as Mod. vão além deste aspecto externo: a automação local do canhão foi profundamente modificada, e houve substituição de válvulas hidráulicas por atuadores elétricos. A MB emprega o Mk.8 Mod.0 nas Niterói, nas Inhaúma e na Barroso… Read more »

GHz

Meu gravatar inopinadamente nas mensagens mudou para o que parece ser um A-4.
Fui lá no Gravatar e a imagem estava correta. Parece sabotagem de “avinhaozinhum”…