Foram atualizadas no site Navios de Guerra Brasileiros (NGB) as páginas do submarino Humaitá (S 14) e do contratorpedeiro Apa (D 13).

Destaque para reprodução de uma foto publicada na antiga revista Manchete, mostrando o Humaitá e seu irmão Riachuelo (S 15), recém chegados dos EUA, em abril de 1957, para um período de empréstimo de 10 anos a Marinha do Brasil. Assim seguia nossa Força de Submarinos, em expansão e ganhando experiência que culminou com a operação de 10 submarinos (classes GUPPY II/III) e Oberon no final dos anos 70.

Nessa atualização contamos mais uma vez com a colaboração do nosso amigo e leitor do Blog do Poder Naval, José Henrique Mendes, no envio de diversas fotos antigas.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
fragatamendes

Valeu XARÁ, quando eu te mandar o DVD da minha coleção tu vai ter muitas fotos novas para o NGB.Um grande abraço do MENDES.

fragatamendes

Prezado ZÉ, cara eu nao sei o que fizeram com esta revista de onde saiu esta foto do S14 colorida, pois ja revirei um monte de SEBOS, MERCADO LIVRE e nao consigo descobrir este número para compra pois na reportagem deve ter alguma foto dele por inteiro.Abraços do MENDES.

daltonl

Quando da rendição japonesa a bordo do USS Missouri em setembro de 1945, o USS Muskallunge que viria a ser o Humaitá S-14, foi um dos 12 submarinos presentes em meio a imensa quantidade de navios aliados
reunidos na baía de Tóquio.

Daglian

E o que aconteceu com o Humaitá? Virou sucata?

Daglian

Ah, já vi, foi usado como alvo para exercício de ataque com torpedos, no Pacífico, não tinha conseguido ler isso devido à um erro no meu navegador que por algum motivo não mostrava a página inteira.

daltonl

Navsource e outros dão o local do afundamento como sendo no Atlantico
na costa de Long Island e não no Pacifico.

Falando em navsource, há esta mesma foto que o Mendes enviou e também outra em que o Bahia S-12 também aparece.

daltonl

Zé…

como vc sabe o Humaitá, antes do emprestimo ao Brasil, pertencia a Frota Reserva do Atlantico para onde ele retornou em 1968, não fazendo muito sentido envia-lo para o Pacifico.

Assim, a lógica diz que ele foi afundado como alvo no Atlantico corroborando as demais fontes que li.

Talvez o autor do livro que vc citou tenha feito uma pequena confusão…

abraços

GUPPY

Dois submarinos dessa classe (Gato Class) foram elevados ao padrão GUPPY IB Boats, o Barb (SS-220) e o Dace (SS-247) e que foram incorporados à Marinha da Itália como Enrico Tazzoli (S-511) e Leonardo da Vince (S-510), respectivamente.

abraços