O navio de patrulha offshore classe Gowind L’Adroit deu início aos seus testes de mar na quarta-feira 27 de julho para que a DCNS possa validar características de navegabilidade e outras qualidades náuticas do navio.

Estes testes  iniciais marcam o início da próxima fase do programa Gowind, que lidera os esforços da DCNS para ganhar uma fatia maior dos mercados de navios de superfície de pequeno e médio deslocamento. Os testes de mar estão começando em linha com o cronograma do contrato, apenas 14 meses após a construção iniciada da L’Adroit, um navio de patrulha marítima inovador projetado para missões de patrulha e vigilância.

“O início destes testes de mar é um marco simbólico que atesta o trabalho de equipe entre a DCNS, os investidores do projeto e co-contratantes, e as tripulações”, disse o gerente do programa Gowind OPV, Marc Maynard. “Todo mundo trouxe seu conhecimento e experiência para a mesa, e o compromisso incansável destas pessoas tornou possível para atender os ambiciosos objetivos industriais do programa.”

Durante os testes no mar, mais de 50 técnicos a bordo do navio realizarão uma campanha de ensaios intensivos para validar suas características marinheiras e outras qualidades náuticas. Depois de testar o sistema de combate a incêndios, controle de alagamento e outros sistemas de segurança, a equipe de bordo realizara testes com o sistema de propulsão e manobrabilidade do navio. Paralelamente a estes testes no mar, testes também serão realizados a bordo do navio na área de navegação, plataformas inerciais e outros sistemas relacionados.

Quando o navio regressar ao cais, a instalação dos equipamentos e o trabalho de pintura vai continuar. A conclusão da construção está prevista pela DCNS para o final de 2011.

O início de testes no mar com a OPV Gowind L’Adroit novamente demonstra a capacidade da DCNS para projetar e construir um navio altamente inovador em menos de 24 meses e em estrita conformidade com as autorizações orçamentais.

O OPV L’Adroit está sendo construído ao abrigo de um programa financiado pela DCNS e serão colocados à disposição da Marinha francesa durante três anos após a conclusão. O período de empréstimo de três anos permitirá que a Marinha qualifique o OPV, dando à DCNS um argumento excepcionalmente forte ao promover a família Gowind no mercado internacional.

A Marinha irá demonstrar a relevância da Gowind e o valor operacional para as missões atuais e futuras em alto-mar como vigilância da área, anti-pirataria, luta contra o terrorismo, a pesca de policiamento, interdição de drogas, proteção ambiental, salvamento e marítimo e ajuda humanitária.

O OPV L’Adroit tem um comprimento de 87 metros, podendo operar por até 3 semanas e um alcance de 8.000 milhas náuticas. Com uma velocidade máxima de 21 nós, o navio tem um convés de vôo e pode acomodar UAV (veículo aéreo não tripulado). Ele é projetado para tripulação reduzida, com um complemento de 30 homens e espaço para outros 30 passageiros.

O navio apresenta uma série de inovações importantes para as marinhas e guarda costeira: visibilidade panorâmica de 360 ​​° a partir do passadiço, um mastro único e integrado para o 360 º de cobertura radar, lançamento de barcos de commando rápido em menos de 5 minutos e provisão para UAVs e USVs (veículos não tripulados de superfície). A família Gowind também se beneficia da vasta experiência da DCNS em TI e sistemas de informação de comando. Embarcações na família Gowind podem ser facilmente adaptadas para a vigilância de área estendida quando operando em conjunto com os centros de controle em terra e outros navios em rede, para a detecção automática de comportamento suspeito por navios e outras embarcações.

FONTE:
DCNS

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

OFF TOPIC…

…mto sério:

Um submarino nuclear chinês, sofreu um acidente e está vazando radiação.

(http://t.co/9Jz9WRo)