Qual o navio? Qual a marinha? E o porquê da camuflagem?

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carvalhomtts

qual mainha,qual navio,e o porque da pintura não sei ,mais que ela é maneirissma isso ela é.
abraços a todos.

Daglian

Penso ser da Marinha Inglesa. O resto não sei.

Daglian

Ah sim, lembrei agora dessa camuflagem. Chama-se “dazzle” se não me engano, e não servia exatamente para “esconder” o navio, mas para confundir seu tamanho e proporções para o inimigo. Também servia para mascarar sua velocidade e direção.

daltonl

O padrão de camuflagem mais proximo que encontrei para este contratorpedeiro foi o MS 31/3D um dos muitos padrões usado em navios da US Navy, mas este em particular foi muito usado no Atlantico.

fragatamendes

Eu estou sempre cobrando das nossas autoridades navais a liberação para o público o acervo fotográfico do DPHDM antigo SDM( já estou ficando chato pelo número de e-mails que envio cobrando), para que não aconteça mais de uma foto antiga de um navio de nossa gloriosa Marinha ser postada e até quem gosta do assunto não saber reconhecer.O navio da foto é o Contratorpedeiro “MARIZ E BARROS”, que foi o primeiro navio da nossa esquadra a ser equipado com um lançador de mísseis “SEACAT” de fabricação INGLESA.Quanto a camuflagem ele a ostentou no início da sua carreira durante a segunda… Read more »

MO

Não jok

o do seacat alem do mariz e barros mahan o que vc quis se referrir era o MT, classe Sumner, não Gearing

daltonl

Joker…

o Mendes está correto. O Mariz e Barros, um classe Mahan, aqui conhecida como classe “M” recebeu o lançador de seacat que posteriormente foi repassado ao Mato Grosso D-34, este sendo um
ct da classe Allen M Sumner.

Todos os 3 “Ms” escoltaram os 5 escalões expedicionários da FEB
com destino a Itália de meados de 1944 a fevereiro de 1945.

abs

hatus2_grepolis

Parece ser da marinha do Reino Unido

Daglian

É, não foi dessa vez! rsrsrsrs

Enfim, faz um tempo que vi a foto do HMS Argus http://en.wikipedia.org/wiki/HMS_Argus_%28I49%29 usando esta camuflagem. Como era inglês, achei que o navio da foto era inglês também.

De qualquer forma, interessante saber que a MB usou tal camuflagem!

Abs.

fragatamendes

Prezado DALTONI, agradeço os esclarecimentos feitos por ti ao JOKER, e gostaria de pedir a voces e os outros amigos que como eu mandassem e-mails para o CCSM solicitando que seja disponibilizado para o público em geral do acervo fotográfico do DPHDM já digitalizado, pois agora é LEI que todas as informações do GOVERNO tem que estar a disposição do público.Um abração do MENDES.

Daglian

Prezado Mendes, poderia por favor me passar (e aos outros amigos) o endereço eletrônico para solicitação destas informações à MB?

Eu inclusive entrei no site da marinha (que na minha opinião é um site muito mal feito) mas não encontrei um e-mail que eu pudesse utilizar para requisição destas informações.

Obrigado!

fragatamendes

Caríssimo DAGLIAN, voce e os outros amigos que quiserem solicitar ao Comandante da nossa Marinha para disponibilizar as fotos do acerco do DPHDM que já estão digitalizadas para o público é só mandar um e-mail para ( faleconosco@ccsm.mar.mil.br ). Abraços do MENDES.

Daglian

Prezado Mendes, obrigado pela informação. Já mandei um email à eles, espero que disponibilizem tais fotos!

Fabio ASC

Mandei o e-mail também.