TAIPEI – O chefe de Inteligência de Taiwan disse em 21 de maio que a China planeja construir dois porta-aviões, além do primeiro em sua frota, um navio-aeródromo reformado de construção soviética atualmente em fase de testes no mar.

“Na verdade, os comunistas chineses decidiram construir mais dois porta-aviões por conta própria”, disse Tsai Teh-sheng, chefe do Bureau de Segurança Nacional, ao parlamento.

Tsai informou ainda que a construção dos navios de guerra está programada para começar em 2013 e 2015, respectivamente, com datas de entrega de 2020 e 2022, e que eles seriam convencionalmente propulsados.

Desde meados de 2011, a China realizou seis testes no mar no seu primeiro porta-aviões, e que Taiwan espera entrar em serviço antes do final deste ano.

“Inicialmente, ele pode simplesmente servir para fins de treinamento, mas ele pode ser usado para o combate, quando necessário no futuro”, afirmou Tsai.

Ensaios do navio-aeródromo chinês no mar provocaram preocupação internacional com o crescente alcance naval da China em meio às crescentes tensões navais regionais sobre disputas marítimas e a campanha dos EUA para se afirmar como uma potência do Pacífico.

Os comentários de Tsai vieram em resposta às consultas de Lin Yu-fang, um legislador do partido Kuomintang que disse que o desenvolvimento chinês pode forçar a uma revisão completa da estratégia de defesa de Taiwan.

“Uma vez que os dois navios-aeródromo entrem em serviço na Marinha Chinesa, sua ameaça a Taiwan será muito maior que a do “Varyag”, disse ele, referindo-se ao porta-aviões recondicionado da era soviética, de 1980.

Em resposta ao aumento do poder naval da China, Taiwan vai construir uma frota de 12 corvetas (imagem acima) projetadas com tecnologias “stealth” e armadas com o novo míssil Hsiung Feng (Vento Bravo) conhecido como “matador de porta-aviões” (“carrier killer”), que tem velocidade de Mach 2.0 – duas vezes a velocidade do som -, e alcança até 130 km (80 milhas).

Em um discurso de posse em 20 de maio, depois de ganhar a reeleição em janeiro, o presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, disse que sua administração iria manter uma “dissuasão eficaz” enquanto prossegue a distensão com a China nos próximos anos.

FONTE: AFP

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Black Hawk

esta decidido..
a nova potencia q vai enfrentar os EUA sera a china…
esta roubara o lugar da russia como potencia q pode enfrentar os eua num futuro…
nem tem seu preimeiro porta avioes e ja querem mais dois…
a russia tb tem planos de aumentar sua frota de porta avioes..
logico q os eua serao a potencia militar ate daki uns 50 anos mas ja tem potenciais rivais em tecnologia,nao agora nesse momento mas daki um tempo,china sera tao poderosa quanto a russia…
se nao for mais…

Mauricio R.

Haja 500 ton., nessas corvetas… “Navy Capt. Chu Hsu-ming told reporters Lung Teh Shipbuilding Co, a private firm, has been awarded a Tw$890 million ($30.1 million) contract for the construction of the first 500-ton corvette with delivery slated for2014.” “The prototype will be the first of 12 such twin-hulled boats, which the designer said are hard to detect on radar.” “Each of the vessels will be armed with up to eight Hsiung Feng III anti-ship supersonic missiles as well as eight Hsiung Feng IIs.” (http://www.defensenews.com/apps/pbcs.dll/article?AID=2012305150001) Lá na China(RoC) são essas corvetas, por aqui somente as velharia da classe “Macaé”, que… Read more »

Alexandre

Excetuando o fato de ser catamarã, lembra bastante as linhas externas dos novos designs da BlohmVoss. Será que há participação da Thiessen?

Mauricio R.

OFF TOPIC…

…mas nem tanto!!!

Agora vai, o ex-porta aviões russo “Admiral Gorshkov”, vendido a Índia e alvo de extensa, controversa e cara reforma, se prepara p/ seus testes de mar.

(http://livefist.blogspot.com.br/2012/05/in-3-days-vikramaditya-ups-hook-for-sea.html)

Marcelo

gostei do catamarãzinho chinês (ROC)….mas nem com 50 desses dá para parar a China continental, caso esta se decida por uma invasão. ..por mais improvável que isso possa parecer.