Seis submarinos afundados em duas semanas!

5

Poucos conhecem o feito deste contratorpedeiro de escolta da classe Buckey. Mas em maio de 1944 o USS England tornou-se manchete mundial após participar do ataque a afundar seu sexto submarino em 12 dias.

O England foi lançado ao mar em 26 de setembro de 1943 a partir do estaleiro de Bethlehem, em São Francisco. O nome é uma homenagem ao marinheiro John C. England, morto a bordo do encouraçado USS Oklahoma em 7 de dezembro de 1941, durante o ataque japonês a Pearl Harbor.

Em 13 de maio de 1944 o England, juntamente com outros contratorpedeiros estavam navegando no Oceano Pacífico, próximo às Ilhas Salomão, quando receberam a ordem para atacar o submarino japonês I-16. No dia 22 foi a vez do RO-106, seguido pelo RO-104 em 23 de maio. Depois afundou o RO-116 e o RO-108. No dia 31 sucumbiu a última vítima da sequência, o RO-105.

Mas em maio do ano seguinte os japoneses tiveram a sua revanche. Num ataque aéreo, uma das aeronaves kamikazes atingiu o navio logo abaixo do passadiço por boreste. Um total de 37 homens morreram e outros 25 ficaram feridos. O navio ainda sobreviveu e foi rebocado.

Pelo seu feito sem paralelo na história da guerra antissubmarina o England recebeu 10 estrelas de serviço (“battle star”) e uma citação presidencial de unidade (“Presidential Unit Citation”). Mas tudo isso não evitou que o navio fosse desmontado e vendido como sucata em outubro de 1945.

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

Bem lembrado Poggio ! O USS England DE 635 foi assim chamado honrando o jovem tenente John C. England, que prestes a completar 21 anos, morreu a bordo do USS Oklahoma durante o ataque a Pearl Harbor. Apesar de seu heroismo, salvou tres tripulantes e desapareceu enquanto tentando resgatar mais alguns, recebeu apenas um “purple heart” póstumo, o que foi em parte compensado tendo seu nome escolhido para um destroyer de escolta, em uma época em que estes navios eram construidos aos “montes”. Durante um tempo dizia-se que a US Navy sempre teria um USS England devido aos feitos do… Read more »

MO

era Belknap ou Leahy ?? me deu branco Dalton ?

Black Hawk

ta ai uma das maiores sacanagens q ja tive o desprazer de ver falar!!
que sacanagem!!
o navio afundou 6 subs em doze dias e depois de tudo oq passou foi vendido como sucata…
podia pelo menos ter sido transformado em museu,sei la ,nao acho digno o fim desse navio,por tudo oque ele fez…
foi um enterro ingrato…
e tipo como se fosse um soldado q ganhasse varias medalhas e fosse muito importante,e morresse.
ai qo inves de um tumulo com os seus feitos fosse apenas enterrado como indigente…

daltonl

Oi MO… pertenceu a classe Leahy, os Belknaps tinham apenas um lançador duplo de misseis, mas mesmo assim entraram na onda da reclassificação e todos “viraram” cruzadores da noite para o dia. BH… não houve “sacanagem”, o que aconteceu é que era impossivel preservar tantos navios valorosos como o USS England, nem mesmo o USS Enterprise conseguiu ser salvo. Com o fim da guerra, e tantas urgencias e falta de dinheiro, a ultima coisa com que se preocupar era transformar navios em museus…e nada fala mais alto do que o despreparo dos EUA em lidar com a guerra da Coréia… Read more »

martins

Além de 6 subs ttem 3 aviões