Ontem, dia 15 de junho, o Navio de Desembarque Doca (NDD) Rio de Janeiro passou por mostra de desarmamento depois de quase 22 anos de serviço na Marinha do Brasil. O Rio de Janeiro era um dos navios mais antigos da esquadra, sendo lançado ao mar em 1956 como USS Alamo.

Em 21 de novembro de 1990 o navio foi transferido por empréstimo de cinco anos (com opção de compra) à MB e passou a se chamar Rio de Janeiro.

Da mesma classe do Rio de Janeiro, a MB também opera o NDD Ceará, cujo 56º aniversário do seu lançamento ao mar ocorreu na terça-feira passada.

FONTE: Navios de Gerra Brasileiros

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
fragatamendes

Que o REI NETUNO, vele pelo merecido descanço deste BRAVO GUERREIRO.Abraços do MENDES.

Mauricio R.

Eu tinha umas idéias um tanto românticas a respeito desses NDD, de uma maneira bem básica poderíamos replicar-lhes o layout, trocando a propulsão a vapor por diesel-elétrica e adicionando o convoo corrido. Uma outra idéia seria substituí-los, tanto o “RJ” como o “Ceará”, por 2 dos classe “Tarawa” recém desativados pela US Navy. O que c/ certeza incomodará aos adeptos das tranqueiras francesas, pois p/ esses, navios americanos usados são caros de manter, mto caros de reformar, tdo é difícil, só tem defeitos. Enquanto que os designs franceses atuais, comparados c/ esses mesmos navios americanos usados, são capengas em diversas… Read more »

Ricardo Cascaldi

E uma compra de Harriers seria tão cara quanto restaurar os A-4.
Treinar o pessoal novamente, mudar a logística, mudar a estrutura além do AV-8B ser um caça caro de natureza e hoje sobrando poucos operadores reais.

Sobre o Tarawa, não é porque é americano, eu apoiaria, mas acho que não vale a pena, comprar um navio rodado e ainda gastar muito mais modernizando.
Uma compra de um classe San Antonio acredito que seria muito interessante.
Mas isso fica no quesito sonho, assim como todo o resto.

Mauricio R.

O Harrier americano ainda se encontra em serviço ativo e em qntidade, portanto não dependeriam de restauro, qnto aos A-4 Skyhawk; foram desativados a mais de 30 anos atrás e substituídos pelos Harrier.

daltonl

De fato ainda existem 2 LHAs que foram descomissionados, o USS Tarawa que encontra-se em Pearl Harbour com 36 anos, oficialmente, bem mantido para poder ser reativado em pouco tempo se necessário e o USS Nassau com 32 anos, hoje no Texas e que também poderia ser reativado mas não tão rapidamente. O problema com esta classe é que para durar outros 20 anos em serviço em outra marinha precisariam passar por uma grande e cara manutenção, sem falar que exigem mais do que o dobro de tripulantes do que o NDD Rio de Janeiro…isto se, fossem oferecidos à venda,… Read more »

Mauricio R.

Não falei… Navio americano usado = inúmeros problemas insolúveis, incontornáveis, impossíveis de serem solucionados, tdo mto caro de se fazer. Bom mesmo é navio francês, caro e capenga, ou então pagar p/ restaurar aeronaves dignas de museu, na Embraer. Infelizmente na minha conta há um erro, pois contava c/ o ex-LHA-2 “USS Saipan”, mas este não está mais disponível, foi vendido p/ o desmanche. Assim além do recém desativado (31/03/2011) ex-LHA-4 “USS Nassau”, teríamos que aguardar a passagem p/ a reserva do LHA-5 “USS Peleliu”. Qnto ao ex-LHA-1 “USS Tarawa”, nem de graça, visto a US Navy haver condizido certos… Read more »

daltonl

“Nem tanto ao mar nem tanto à terra” ! Os indianos parecem felizes com o ex USS Trenton e os paquistaneses com a ex USS McInerney, apesar de que eram navios compativeis com a realidade de ambos os paises e também ocorreu uma “hot transfer”. O que vc está sugerindo agora, depois de saber sobre o ex USS Saipan é que ofereçamos uma proposta aos EUA de nos vender em 2015, o USS Peleliu, quando o mesmo deverá ser descomissionado com 35 anos de serviço e também adquirir o USS Nassau que encontra-se na reserva, mas não na categoria “B”… Read more »

Ivan

Dalton, Acredito que será muito difícil a US Navy se desfazer de um par de LSDs ‘seminovos’ classe Whidbey Island sem ter que enfrentar um tremenda crise interna. Há inclusive grandes debates sobre o número ideal de navios anfíbios e os Marines estão sempre insatisfeiros. Com a saída da Otan do Afeganistão, que acredito tenha levado o fuzileiro nava americano a lutar no lugar errado, permita que o US Marine Corps volte a focar na sua principal área de atuação, o llitoral. Para isso precisa de navios anfíbios, mesmo que de conceito operacional antigo. Mas gostaria muito de ver o… Read more »

Ivan

Tenho lido que a Marina Militare Italiana andou estudando a substituíção dos 2 (dois) LPDs classe San Giorgio por um par de novos LHDs.

Apesar de pequenos, com apenas 133,3 metros e deslocamento entre 7.000 e 8.000 toneladas, o San Giorgio e San Marco poderiam ser interessantes para a MB, particularmente diante da sua capacidade de operar 4 (quatro) helicópteros simultaneamente. O fato de sua propulsão ser com 2 (dois) motores diesel deve facilitar a manuntenção.

Mas há aquele problema com a Itália em torno do Cesare Battisti.

Abç,

juarezmartinez

Ivan! Parece que as coisas não vão nada bem na Marina Militare:

http://www.infodefensa.com/?noticia=la-armada-italiana-se-plantea-reducir-hasta-un-tercio-de-su-flota-por-la-crisis
e como nós apregoamos aquin o Sul:

“Cavalo dado não se olha os dentes”

Grande abraço

Ivan

Juarez,

Notícia interessante.

Acredito que seria interessante repecurtir como ‘clipping’ no Naval ou mesmo no Forte.

Abç, I

juarezmartinez

E a Espanha parece que vai pelo mesmo caminho….teremos farta e variada oferta de “usados” no mercado.

Grande abraço

daltonl

Ivan… também acho dificil que os 2 LSDs acabem por aqui, mas os citei como exemplo de que nem todo navio americano é adequado para nós… os LSDs seriam, mas não um LHA velho de quase 40.000 toneladas. Houve um tempo em que os Marines sonharam com 38 navios, mas agora terão que se conformar com cerca de 32, já incluido aí a retirada já anunciada dos 2 LSDs que citei em 2014. Se evidentemente, eles forem ofertados, ao invés de passarem um longo tempo na reserva e/ou serem canibalizados teriam a mesma idade ou até menos do que quando… Read more »

antonio

Poderiam ter transformado ele em um navio-hospital