Fragata ‘Constituição’ na Comissão POIT-III/2012

12

Por Jorge Lopes

No período de 6 a 16 de junho a Fragata “Constituição” (F42) participou de mais uma missão de apoio logístico ao Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT), situado a cerca de 600 milhas a leste de Vitória-ES.

A Comissão POIT-III/2012 contou com o apoio do UH-12 (Águia 85) do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, que embarcou no “URSO”.

O helicóptero “Águia-85” contribuiu para elevar o grau de aprestamento em Operações Aéreas da Tripulação do “URSO”, realizando sua primeira comissão operativa pós-PME, que durou pouco mais de 1 ano a fim de realizar o reparo da redutora de BB.

Foram feitos transportes de pessoal e de carga externa e interna (VERTREP), totalizando mais de 50 fainas de VERTREP para o transporte de mais de 50 toneladas de suprimentos para o Destacamento do POIT, em três dias de intensa faina.

Além de fazer o reabastecimento da Ilha de Trindade, a Fragata “Constituição” fez a troca dos militares da Tripulação do POIT, que é chamada de “cabritada”. A troca que acontece de dois em dois meses, faz com que metade dos tripulantes retorne para o Comando do 1º Distrito Naval e a outra metade permaneça na Ilha para receber os militares que chegam.

O navio também fez o translado de pesquisadores universitários que fazem parte do PROTRINDADE, um Programa de Pesquisas gerenciado pela SECIRM (https://www.mar.mil.br/secirm/trindade.htm).

Mais uma vez o “URSO” cumpriu sua missão, demonstrando profissionalismo e dedicação na execução dessa tarefa que ajuda em muito na manutenção de nossa Amazônia Azul.

“Ao Elo que nos une – Ao URSO!”

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
J.Patherson

O antigo governo disse que reformou a industria naval brasileira que estava sucateada a chamada TransPetro , poderiam agora fazer o mesmo com a industria naval militar , enfim a industria militar em geral , IMBEL , creio que no caso da Engenheiros S/A , só com investimento privado e por ai vai …

Dalton

O “post” acabou com uma dúvida minha e provavelmente de outros ao esclarecer que a Constituição esteve passando por um PME, já que no NGB o tópico ainda não foi atualizado.

Guilherme Poggio

Dalton

Para mim também foi surpresa. Isso é bom, porque temos mais uma Mk10 operacional em uma época onde elas são bem exigidas em diversas comissões.

Felipe Salles

Poggio, amigos,

Não se esqueçam que a Constituição é a fragata da MB que deverá substituir a Liberal lá na UNIFIL em alguns poucos meses (out/nov)… Assim é natural que ela já estivesse sendo preparada com tempo para esta longa e exigente missão…

FLAVIA LOPES

Muito interessante este post, pois muitos não sabem o que há por trás de tanta beleza.

JOSÉ HENRIQUE MENDES

Pena que as fragatas estejam sendo uzadas para este fim, ainda bem que os Navios Patrulha Oceânicos estão para chegar, pois são mais apropriados para este tipo de missão.Abraços do MENDES.

daltonl

Aqui como lá…todo navio que sai de um periodo de manutenção começa “devagarinho” até alcançar a “sustentabilidade”, então estas “missões” servem para preparar o navio para etapas mais importantes.

Imaginava que a Constituição estivessem em manutenção mas não sabia que se tratava de um “PME” …se ela irá substituir a “Lili” na UNIFIL, então há pouco tempo e muita coisa a ser feita nos próximos 4 meses.

GUPPY

Prezada Flavia Lopes,

Tem como esclarecer sobre o seu comentário, sobre o “…muitos não sabem o que há por trás de tanta beleza”?

No mais, seja bem vinda no Blog.

Abs

Requena

Eu fico imaginando se os yankees tivessem uma ilha de Trindade no litoral deles.

Já teria virado um posto avançado da Marinha faz tempo. Na pior das hipóteses um posto da Guarda Costeira.

Aqui é um “Posto Oceanográfico”.

fragatamendes

Caro DALTONI, no meu comentário levei em consideração que com o Navio Patrulha Oceânico a MB gastaria menos pois com a Fragata o gasto é bem maior e nesses tempos de orçamento apertado seria mais interessante.Um abração do MENDES.

daltonl

Mas de qualquer forma Mendes, o “Urso” precisa “esticar as pernas”
depois de tanto tempo inativo, então nada melhor que uma missão como
esta, além do mais, “VERTREP” é algo que exige treinamento não apenas em NaPaOcs, que de qualquer maneira, nem sempre estarão disponiveis ao menos até os termos em grandes quantidades.

abraços

Mauricio R.

O “Urso” acordou da hibernação…
Um ano inteirinho, 12 meses, por causa de uma redutora???
E é assim que pretendem construir submarino nuclear???
Já pensou…
Ah, tá no vermelho faz um ano, aguardando aquelas barra de contenção de reação, aquelas feitas de zircônio.