Ontem o HMS Visby disparou um míssil anti-navio RBS-15 durante um teste.  O link abaixo mostra o vídeo do disparo: http://fmv.se/sv/Nyheter-och-press/Nyheter-fran-FMV/test/

Infelizmente não encontramos o vídeo no Youtube.  O que pode ser notado no vídeo é a pequena assinatura visual do míssil, com os booster criando muito pouca fumaça. Por outro lado, o míssil sobe muito, podendo denunciar o local do disparo por um radar bem além do horizonte. São pequenos detalhes que tem que estar no requerimento de um míssil anti-navio. Em um vídeo recente sobre o disparo de um Exocet por uma corveta Inhaúma, foi possível notar que o míssil logo desce após o disparo.

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr

É realmente bem reduzida a emissão de fumaça dos boosters do RBS-15.
Quanto a subir muito, creio eu que seja um defeito dos mísseis aspirados lançados por booster.
O Exocet, por ser de combustível sólido, não tem que dar “partida” no seu motor e por isso seu lançamento é mais “plano”.
Mudando de pato pra ganso, o vídeo é bem interessante. Mostra o lançamento de um míssil e passando navios à frente da trajetória do mesmo.
Esses suecos são loucos. Deve ser as suecas.

Corsario137

Bosco,

Me assustei igual. Não era mais fácil dar o tiro pro outro lado? (da direita). Por outro lado os navios ajudam quem está assistindo o vídeo porque gera um referencial no mar.

E sim, sobe muito! Daí fazem uma Visby, um míssil sem fumaça e o mesmo vai lá e entrega a posição subindo dessa forma?

Será que pra versão Mk4 tem como melhorar isso ou só vão mexer nos sensores e na “forma de comunicação”?

joseboscojr

Corsário, Dado o grande alcance desse míssil (200 km +) não creio que seja tão relevante a indiscrição do lançamento. Geralmente se o míssil turbo tem 200 km de alcance, ele é usado contra alvos a no máximo uns 150 km, ficando os outros 50 km para manobras, possibilidade de reataque, abordagem vindo de direção diversa, etc. No caso do RBS-15 MkIII é dito que tem 200 a 250 km de alcance. Se esse for o alcance “real”, podemos concluir que ele tem algo em torno de 300 km de alcance máximo (em linha reta). De qualquer forma, seja 150… Read more »