O pentágono decidiu deslocar um porta-aviões para o Oriente Médio, alguns meses antes do programado, com o propósito de possuir pelo menos dois desses navios constantemente presente em uma região complicada.

Já existem dois porta-aviões na área, mas um está previsto deixar o local antes que o seu substituto chegue. O secretário da Defesa, Leon Panetta, aprovou o envio do USS John C. Stennis e suas escoltas para o Oriente Médio no final do verão do Hemisfério Norte.

A presença antecipada foi aprovada na semana passada em função de uma solicitação feita pelo general James Mattis, comandante do U.S. Central Command, informou o secretário de imprensa do Pentágono, George Little, na última segunda-feira.

Questionado sobre o envio estar relacionado com os problemas com o Irã ou possivelmente com os desdobramentos da Guerra Civil na Síria, ele se recusou a responder de forma mais específica. Somente foi dito que a necessidade deve-se a um “grande espectro de assuntos de segurança” na região.

“Não se trata de nenhum evento ou ameaça em particular ou relacionado a um país específico”, disse ele.

O Stennis e sua tripulação terão que acelerar seus treinamentos e preparativos porque o navio deixou a área em dezembro do ano passado.

Após esta última comissão, o comandante do exército iraniano, general Ataollah Salehi, avisou em janeiro que os navios de guerra dos EUA não deveriam entrar no Golfo, mas o substituto do Stennis, o Abraham Lincoln, entrou sem maiores incidentes no final de janeiro.

Embora os navios da US Navy estejam presentes na região por décadas, a mudança na data do início da comissão ocorre durante uma escalada de atritos entre o Irã e os países Ocidentais sobre o programa nuclear.

O Pentágono recentemente dobrou o número de unidades especializadas em guerra de minas na região, dando ao EUA grande flexibilidade para conter os esforços iranianos de minar as águas do Estreito de Hormuz na entrada do Golfo Pérsico.

O estreito é rotineiramente patrulhado por unidades iranianas e norte-americanas. O Irã tem repetidamente ameaçado fechar a estratégica passagem.

Um outro navio baseado em Norfolk, o USS Ponce (LPD-15 classe Austin), também foi enviado para a região. Recentemente o USS Ponce foi modernizado e transformado em “estação flutuante” AFSB(I) Afloat Forward Staging Base (Interim),em com capacidade de apoio à guerra de minas, podendo transportar helicópteros MH-53 Sea Dragon.

FONTE: Hamptonroads.com

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Naval

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

É possivel que o USS Enterprise não tenha condições de permanecer mais de 6 meses longe de casa, pois ano passado, cumpriu apenas um desdobramento de 6 meses e permaneceu outros 8 meses sem fazer quase nada, enquanto outros NAes já estavam permanecendo 7 meses fora da base. O USS Carl Vinson foi sacrificado, permanecendo uns 5 meses em casa apenas entre dois desdobramentos e agora o USS John Stennis que retornou de um desdobramento de 7 meses no inicio de março terá que ser sacrificado também. O USS Abraham Lincoln que já está a caminho de casa chegará em… Read more »