O risco de um “apagão” na navegação marítima brasileira será discutido no dia 2 de agosto, por duas comissões da Câmara: de Viação e Transportes; e de Trabalho, de Administração e Serviço Público. O debate será às 10 horas, no Plenário 11.

A ameaça vem da falta de mão-de-obra para operar navios, segundo o deputado Edinho Bez (PMDB-SC), que pediu a realização do debate. Ele é integrante da Frente Parlamentar Mista de Defesa da Infraestrutura Nacional, grupo que já fez um diagnóstico do setor e previu que a marinha mercante, em breve, sofrerá com a falta de pessoal qualificado.

“Vamos levantar esses questionamentos e saber porque as pessoas não querem mais trabalhar nessa área”, diz o deputado. “Se não investirmos na área de infraestrutura, vamos estar proibidos de crescer. Estamos nos antecipando antes que o mal aconteça.”

Edinho Bez destaca um estudo feito a pedido da Petrobras Transportes (Transpetro) e divulgado no fim do ano passado. A pesquisa confirma o risco de paralisações futuras na navegação marítima brasileira por falta de tripulação.

De acordo com o ministro da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino, o transporte aquaviário representa 3% do total do transporte de cargas no País. Segundo ele, a meta do governo para os próximos dez anos é dobrar a quantidade de produtos administrados em portos brasileiros, chegando a 1,7 bilhão de toneladas.

Além do ministro da Secretaria de Portos, foram convidados para a audiência pública do dia 2 de agosto:

  • o ministro do Trabalho, Brizola Neto;
  • o presidente da Transpetro, Sérgio Machado;
  • o diretor de abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza;
  • o diretor de portos e costas da Marinha, vice-almirante Ilques Barbosa Júnior;
  • o diretor-geral em exercício da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Tiago Pereira Lima;
  • o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma), Bruno Bastos Rocha;
  • o presidente do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar), Severino Almeida Filho.

FONTE: Agência Câmara

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments