Helicópteros e lancha blindada da Marinha fiscalizam áreas de fronteira na Operação ‘Ágata 5’

5

A atuação da Marinha do Brasil na Operação “Ágata 5” abrange ações de Inspeção Naval nos rios e lagos da região. A bordo de helicópteros UH-12 “Esquilo”, os militares apoiam a fiscalização de embarcações realizadas pelas lanchas da Capitania Fluvial do Rio Paraná, e, também, as tropas de fuzileiros navais, do Exército Brasileiro e dos órgãos de segurança pública envolvidos na operação.

Entre os meios utilizados, está uma Lancha de Ação Rápida (LAR) com características especiais, dentre elas, blindagem balística. A blindagem da embarcação oferece proteção aos militares e um maior poder dissuasório em ações de combate ao tráfego de drogas, contrabando, descaminho e outros ilícitos transfronteiriços.

As aeronaves “Esquilo”, por exemplo, são utilizadas para emprego em patrulhamento, missões de socorro, salvamento e evacuação aeromédica.

São 3,8 mil km de área a ser percorrida pelas aeronaves nas regiões de fronteiras dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Na cidade de Foz do Iguaçu (PR), cerca de 200 km de fronteira hídrica serão fiscalizadas pelos helicópteros e lanchas.

A Operação “Ágata 5” possui um efetivo de 10 mil homens das Forças Armadas e agências governamentais, tendo como propósito a redução da criminalidade e o aumento da segurança dos brasileiros, combatendo o narcotráfico, contrabando de armas e munições, crimes ambientais, roubos de veículos, descaminho, evasão de divisas, entre outros delitos fronteiriços.

FONTE: Nomar

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
wwolf22

Essa que eh a lancha blindada que o Brasil comprou da Colombia ?!?!?

Fernando "Nunão" De Martini

Não.

Essa foi fabricada em Belém, na Base Naval de Val-de-Cães:

http://www.naval.com.br/blog/2012/02/01/base-naval-de-val-de-caes-entrega-lancha-de-acao-rapida-a-capitania-fluvial-do-rio-parana/#axzz1ljE0INaq

Há outras notícias sobre essa lancha aqui no Poder Naval.

Fernando "Nunão" De Martini

Aproveitando:

O link da Emgepron (entre os vários anúncios da coluna direita da página) fala da Lancha de Ação Rápida da qual deriva essa versão blindada, com mais detalhes, vídeo etc.

Comandante Supremo

Que lancha feia, parece uma Kombi.

Requena

Feia ele é mesmo.
Mas pelo menos dá segurança aos marinheiros, que até então faziam patrulha com lanchas de alumínio… :S