Contratorpedeiro britânico “Dauntless” chega próximo das Malvinas

7

O CT britânico “HMS Dauntless”, um dos navios de guerra mais modernos do Reino Unido, encontra-se nas imediações das ilhas Malvinas, confirmou nesta terça-feira à Agência Efe um porta-voz do Ministério da Defesa do país europeu.

O navio suspendeu de Pourtmouth no dia 4 de abril, dois dias após do 30º aniversário do início da guerra que o Reino Unido e a Argentina travaram pela soberania das Malvinas, na qual quase 900 pessoas morreram, em sua maioria argentinos.

O navio fez escala em alguns países africanos antes de chegar há alguns dias às águas próximas das Malvinas, onde vai permanecer por cerca de seis meses. “O barco está há quatro meses fora do Reino Unido e fez escala em alguns portos da África para reafirmar as relações desses países com o Reino Unido”, disse nesta terça à Efe um porta-voz do ministério britânico de Defesa, insistindo que a chegada da embarcação faz parte de uma operação “de rotina” relacionada à presença britânica na região.

O “HMS Dauntless” é um dos seis novos CT´s da Marinha britânica que está equipado com um avançado sistema de navegação, o que dificulta sua detectação por radar.

O anúncio da chegada desta embarcação causou mal-estar no governo argentino, que disse que o Reino Unido iria militarizar o Atlântico Sul, acusando Londres de “colonialismo”.

Esta é a primeira operação naval do “HMS Dauntless” desde que entrou em atividade pela Marinha em 2010 e substituiu a fragata “HMS Montrose”.

As ilhas Malvinas, de soberania britânica e reivindicada pela Argentina desde 1833, estão localizada a 13 mil quilômetros do Reino Unido e a 460 quilômetros da Argentina.

FONTE: Terra Notícias

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
danra2

Bastou um navio para os argentinos ficarem morrendo de medo! Não sei quem está pior! Nós ou eles . . .

daltonl

O Terra Noticias pecou no seguinte:

“O destróier fez escala em alguns países africanos antes de chegar há alguns dias às águas próximas das Malvinas, onde vai permanecer por cerca de seis meses.”

Seis meses é a totalidade da missão, ou seja, ele passou a maior parte na costa oeste africana e deverá estar de volta a Portsmouth em outubro, portanto, permanecerá pouco tempo nas Falklands.

Também ficou estranho a referencia no terceiro paragrafo de “barco” já que ele foi corretamente mencionado como navio antes, então acho que faltou um copidesque só…

Marcos

O Dauntless é uma nave furtiva. Só isso.

Nós, do Grande Império do Brasil, temos naves muito melhores: enormes e sofisticados Contratorpedeiros, completamente invisíveis aos radares e aos olhos humanos, em qualquer frequência de luz. São tão sofisticados que ninguém nunca os viu e, talvez, nunca os veja.

juarezmartinez

Taí um navio de patrão. Coisa de gente que leva defesa a sério.

Grande abraço

Fabio ASC

Por que o classificaram como Contra Torpedeiro? Ele é um Destroyer. Se bem que cada um dá uma nomenclatura diferente.

MO

Fabio porque aqui no nosso naval DD eh CT ou seja ambos sao a mesma coisa so que um em engres e ou outro em braseleiro 🙂

daltonl

Fábio…

o termo “destroyer” deriva de “torpedo boat destroyer”, o que traduzindo para o portugues é equivalente à contratorpedeiro, já que os “torpedo boats” ou torpedeiros chegaram a ser uma ameaça aos grandes navios e uma medida defensiva precisava ser encontrada.

Com o tempo o “destroyer” tornou-se um navio multifunção, mas até por razões de tradição foi mantido pela US Navy pela RN e outras.

abraços