O comandante da das forças navais americanas do Comando do Sul da 4ª Frota encerrou oficialmente ontem, (16) o exercício PANAMAX 2012 na Estação Naval de Mayport, no estado da Flórida.

O contra-almirante Sinclair Harris, junto com o contra-almirante brasileiro Wilson Pereira de Lima Filho concluíram o exercício, no qual participaram mais de mil militares de 17 nações, incluindo os Estados Unidos. Desse total, 269 membros eram de nações aliadas “Eu agradeço aos nossos perceiros nas Américas e aos outros observadores por sua contribuição crítica e participação notável em papéis-chave de liderança neste exercício. Todos os países compartilharam habilidades únicas e valiosas, e suas experiências em ação tornam este o melhor exercício de todos”, declarou Harris.

O foco principal da PANAMAX 2012 foi treinar uma variedade de respostas, em conjunto com os governos do Panamá e da Colômbia, para proteger e garantir a passagem segura do tráfego comercial pelo Canal do Panamá, manter sua neutralidade e respeitar a soberania nacional.

Esse exercício envolvendo vários píses parceiros fortalece a interoperabilidade e constrói a capacidade de os países participantes planejarem e executarem operações multinacionais complexas. “A PANAMAX é uma boa oportunidade para trocar conhecimentos e aumentar a interoperabilidade entre as várias nações parceiras, que têm um interesse comum na segurança do Canal do Panamá”, disse o contra-almirante Lima Filho.

A PANAMAX é um exercício multinacional realizado anualmente e promovido pelos Estados Unidos. Em 2012 os países participantes foram Belize, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia Equador, El Salvador, Estados Unidos, França, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru e República Dominicana. “Ao completarmos a PANAMAX desse ano, tenho certeza de que cada um de nós levará muitas boas lições ensinadas pelos outros. Eu encorajo todos os nossos parceiros nas Américas a continuar valorizando os laços profissionais e pessoais que foram criados aqui, pois eles vão durar por muitos anos”, disse o contra-almirante Harris.

FONTE: NavalToday

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
aldoghisolfi

Não somos só nós que temos almirantes barrigudos.