O governo da Espanha concordou em participar do escudo antimíssil da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Com isso, a Marinha dos Estados Unidos empregará navios de guerra especializados na base naval de Rota, em Cádiz, no sul do país.

A vice-primeira-ministra Soraya Saenz de Santamaria afirmou que os EUA e Espanha firmaram o acordo para utilizar a base naval como parte do escudo nesta sexta-feira, permitindo que quatro contratorpedeiros norte-americanos e mais de 1,4 mil operadores sejam enviados para o local.

No entanto, a Rússia vem se pondo à iniciativa e pediu por garantias de que o escudo não será utilizado contra ela. O Pentágono já tem unidades na Espanha, na base aérea de Moron, com a presença de 4,2 mil soldados e 1 mil civis.

 

FONTE: O Estado de S. Paulo

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

Em fevereiro passado já se havia inclusive escolhido os navios, a saber:

USSs Ross DDG 71, Donald Cook DDG 75, Porter DDG 78 baseados em Norfolk e USS Carney DDG 64 baseado em Mayport.

Soyuz

A Espanha em condições normais já é, juntamente com a Inglaterra, parceria quase canina dos interesses americanos na Europa. Na atual situação econômica que aquele país vive, não tenho duvida de que a fidelidade aos EUA deve ser mais forte do que nunca.

daltonl

Não são apenas “interesses americanos”, pois estes navios Aegis juntamente com misseis americanos baseados em terra também ajudarão na defesa antimissil da Europa. Como ficou evidente na Libia, os europeus não se sustentam sozinhos, então os EUA estão dando garantias de que o comprometimento com a OTAN continua firme. Como a Espanha está passando por uma grave crise, os custos ficarão principalmente por conta dos EUA, o que gerou protestos e debates desde o fim do ano passado. Estes 4 navios, com cerca de 1200 tripulantes, serão acrescidos de pessoal de apoio e respectivas familias, o que poderá significar 4000… Read more »

Franz A. Neeracher

Mestre Dalton!

Depois do acidente sofrido pelo DDG 78 no mês passado; creio que mandarão algum outro no lugar dele…….

daltonl

Franz !

O USS Porter está programado para ir à Espanha em 2015 então acredito que tres anos sejam mais do que o suficiente para repara-lo, até o USS Cole foi reparado em menos tempo.

Aproveitando a ocasião…a CVW 14 está com novo “tail code” ND epara variar não obtive resposta do porque da mudança… : )

abraços

Franz A. Neeracher

Dalton

Não sabia dessa mudança de NK para ND….meio sem sentido!

Novidade é que o MPS 1, que ficava no Mediterrâneo foi desbandado…..agora os navios ficam “de prontidão” na costa leste….sinal de economia.

Pelo que sei, o DDG 78 iria em 2014 (ano fiscal 2015) para Rota, mas posso estar enganado….caso não fique pronto até lá, tem vários outros que poderão ir.

daltonl

Franz…

levando em conta que o Ano Fiscal 2015 inicia em 01/10/2014 e termina em 30/09/2015, há uma maior probabilidade que o USS Porter deixe Norfolk no ano de 2015, nem que seja no inicio, janeiro por exemplo.

Os danos aparentemente são menores do que os sofridos pelo USS Cole e também especulo que o USS Porter iria passar por um tipo de manutenção antes de partir de qualquer maneira, então, acredito que dois anos serão suficientes para deixa-lo em forma novamente.

abraços