O ministro italiano de Desenvolvimento Econômico no governo de Silvio Berlusconi, Claudio Scajola, está sendo investigado pelo suposto recebimento de comissões ilegais na mediação da venda de 11 navios militares ao governo brasileiro, informou nesta quarta-feira (24/10) o jornal Corriere della Sera. O pagamento de propina teria sido feito também por representantes dos governos da Índia, Panamá, Indonésia e Rússia. No caso do Brasil, o jornal italiano cita o ex-ministro de Defesa Nelson Jobim.

As revelações foram feitas por Lorenzo Borgogni, ex-diretor de Relações Institucionais da empresa Finmecanica, que é controlada pelo Estado italiano, aos juízes de instrução Vincenzo Piscitelli e Henry John Woodcock. Segundo Borgogni, “o canal entre a Itália e o Brasil era o próprio ministro Scajola, já que este, apesar de não ser titular da pasta de Indústria, tinha uma boa relação com o então ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim”.

“Se fechasse a venda dos 11 barcos (cinco fragatas, cinco escoltas e um navio de apoio), por um total de uns 5 bilhões euros, aproximadamente 11% deste valor seria destinado a Scajola e a Jobim, entre outros”, publicou o Corriere della Sera.

O ex-presidente da Finmeccanica Pierfrancesco Guarguaglini, que renunciou ao seu cargo em dezembro de 2011 após a publicação de alguns escândalos vinculados a sua gestão, “estava disposto a pagar uma percentagem máxima de 3% do valor da venda”.

“Esta percentagem seria paga através de um contrato estipulado com uma agência no Brasil e pago a uma pessoa indicada pelo ministro Jobim”, revelou Paolo Pozzessere, outro depoente ouvido no inquérito conduzido pelos juízes. Segundo o jornal, a venda dos navios não foi concluída.

FONTE: Revista Consultor Jurídico, 24 de outubro de 2012

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ricardo

Escândalo à vista ou será só especulação ?

ci_pin_ha

Ele pode citar o nome do Jobim quantas vezes ele quiser, já que não ouve compra de nem rebites dos italianos.

aldoghisolfi

É… houve negócio frustrado. A palavra dum contra a do outro, ao menos em tese. Sai Dirceu, entra Jobim… E o chefe deles, quando vem?

ci_pin_ha

Não houve acordo, houve conversações, como as que estão ocorrendo agora com a Inglaterra. Entrega da proposta.
Mas o que vale é que o ato não foi consumado.

Vader

Ah sim, me esqueci da Baleia Branca da Odebrecht/DCNS…

Sorry MB: você também não escapou…

Vader

Ups! O post de cima deveria ficar embaixo… Falhou. Paciência, vai de novo: A verdade é a seguinte: esse Jobim e o governo usaram as FFAAs para arrecadarem grana. Nada sai “nefte paíf” sem a costumeira propina, e com as compras das FFAAs não seria diferente. Com os navios, deu chabú, graças aos fados. Com o Rafale, chafurdou, graças ao AC da FAB e ao “pinga” que abriu a boca antes da hora (bendito seja, por aquilo…). Já os MI-35 e as malditas Kombosas-Voadoras da Apertaparafusobrás passaram. E o pomo de ouro da árvore: a Baleia-Branca da Odebrecht/DCNS. Mas como… Read more »

Observador

Senhores, Primeiro: nunca ninguém achou estranho o interesse da esquerda pelo investimento maciço na área de defesa? O interesse seria defender a soberania ou seria a efetivação de compras bilionárias à revelia da Lei de Licitações? Segundo: compras de material militar, tal como dos MI-35 russos e dos Caracal, sem que as FAs requisitassem tais equipamentos, realizadas com a intervenção de terceiros (no caso do MI-35) ou com transferência tecnológica a peso de ouro, permitindo que o fabricante incorporasse a empresa nacional, não indicam favorecimento, em detrimento do interesse nacional? Terceiro: por que o Sr. Scajola envolveria gratuitamente o Min.… Read more »

MAD DOG

Em primeiro lugar Olá à todos!!! Há muito tempo acompanho este site, talvez desde o início, quando era apenas um link do Sistemas de Armas, ainda muito singelo. Hoje considero este como o mais completo site de defesa no Brasil. Adoro os comentários aqui postados e a coerência de informações. Em relação a matéria, é mais do que claro, que o governo Petralha, resolveu modernizar as FAAs, com o simples propósito de mais uma abocanhada na JACA, até pq em seu histórico, sempre foram boicotadores da defesa nacional. Ranço de ex-guerrilheiros Como já mencionado acima, FXs, Gauraní, PROSUB entre outros,… Read more »

aldoghisolfi

Nunca esquecendo a ‘fofoca’ na época da grande compra do Rafale, o interesse no negócio casado com os Mirages dos árabes… para um ex-Presidente do STF isso é inadmissível, apesar de reconhecer que a palavra dum haverá de ser rebatida pelaq do outro. MAS…

marciomacedo

Qual a origem do Nelson Jobim? O Supremo, este que gosta de julgar seletivamente. Só o que lhe interessa. Aí está o mensalão mineiro, sem previsão de julgamento.

Vader

marciomacedo disse:
25 de outubro de 2012 às 22:50

Amigo, o NJ passou pelo STF e não deixou boas lembranças. Mas a origem dele é bem outra: a política.

aldoghisolfi

E, até mesmo é bom lembrar que a compra de artigo militar, como no caso do FX’n’ não necessita de licitação, assim como a compra dos meios de superfície da FinmMeccanica. Como foi que o Exército acertou a construção dos seus transportadores sobre rodas?

Observador

marciomacedo disse: 25 de outubro de 2012 às 22:50 Embora este blog não tenha conteúdo político, é bom lembrar que sim, o mensalão mineiro será julgado pelo STF e com toda certeza com o mesmo rigor do mensalão petista. O STF não tem nada de parcial. Se fosse, teria absolvido todo mundo, porque a ampla maioria dos ministros lá que estão foi nomeada pelo ex-rei-sol (assim mesmo, no minúsculo) ou sua discípula. Agora, não cabe comparar o atrevimento de uma quadrilha que assalta uma nação com outra que assalta um estado. A segunda só queria dinheiro; a primeira queria dinheiro… Read more »

MAD DOG

Galante,

Obrigado pelo link! E mais uma vez parabéns pelo trabalho de todos.

marciomacedo

Observador, você é um otimista: mensalão que vai ser julgado é só esse, pois o STF julga eletivamente; os outros 190 processos contra políticos que estão no Tribunal precedem o petista até agora estão sem previsão de julgamento. O triste, caro amigo, é que para ver as FA equipadas tenhamos que admitir isso (comissões). Criticamos a escolha do EC-725, mas talvez se ele não fosse comprado nas condições que foram (preços superiores ao de mercado), não teríamos nada em seu lugar.

Vader

marciomacedo disse: 26 de outubro de 2012 às 13:24 Então os fins justificam os meios prezado? Desde que compre, pode pagar a propina que quiser? É assim mesmo numa república? Esse lamentável conformismo com a corrupção foi o que levou a extrema esquerda brasileira a perder seu anterior (suposto) padrão moral, ao atingir a completa podridão de se aliar às piores figuras do país, justamente aqueles que já foram seus “piores inimigos”: Sarney, Collor, Renan, Maluf, etc… É a volta do famoso: “rouba mas faz”. Sabemos onde isso vai parar. Quanto ao mensalão de Minas, fique sossegado: a hora de… Read more »

Observador

Caro Marciomacedo: Volto a dizer: não é o assunto deste blog. Logo, logo, os moderadores vão entrar em ação. Acredite você ou não, o Poder Judiciário é, de longe, o menos corrupto, o mais sério e mais preparado dos três poderes. É assim porque nele impera a MERITOCRACIA. O fulano para entrar presta concurso de provas e títulos. Então, se é um incapaz, pode ser filho do presidente, que não vai entrar. A exceção é justamente o STF, cujos membros são indicados pelo Poder Executivo, mediante a aprovação do Legistativo. O partidinho que está no Poder tentou aparelhá-lo, nomeando pessoas… Read more »