Concluída modenização do submarino equatoriano ‘Shyri’

2

‘Huancavilca’ será entregue em 2014

 

O Ministério da Defesa do Equador anunciou a conclusão do processo de modernização do submarino Shyri, que foi realizado pelo estaleiro chileno ASMAR (Astilleros y Maestranzas de la Armada).

Uma comissão formada por membros da Marinha do Equador e do Ministério da Defesa daquele país recebeu o navio modernizado em uma cerimônia ocorrida nas instalações do estaleiro ASMAR no dia 19 de outubro.

Também em processo de modernização encontra-se o submarino Huancavilca, cuja entrega está prevista para fevereiro de 2014. O custo total dos trabalhos são de aproximadamente US$ 125 milhões.

FONTE: Elciudadano  (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em espanhol)

FOTO: Marinha do Equador, via EFE

NOTA DA EDITOR: os dois submarinos citados no texto são do modelo IKL 1300 e foram incorporados entre 1977 e 1978. Eles já passaram por sucessivas manutenções e modernizações, tanto no Chile como na Alemanha, e continuam servindo na Marinha do Equador.

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

Tão importante quanto a revitalização dos submarinos foi a abertura poucos anos atrás de uma escola para submarinistas nos moldes da escola da US Navy em New London que melhorou muito a qualidade do pessoal embarcado.

A Marinha do Equador planeja manter ambos submarinos até cerca de 2030, quando então terão mais de 50 anos, o que, mesmo descontados os periodos de manutenção, incluindo os futuros, ainda assim será um tempo muito longo para submarinos, talvez com uso moderado.