As Forças Armadas japonesas iniciaram na última segunda-feira (o5) uma série de exercícios militares com o Exército dos Estados Unidos na ilha de Okinawa, no sudeste japonês. As manobras acontecem em meio à tensão criada pela disputa de um arquipélago com a China.

Segundo a televisão pública NHK, as atividades incluíam um desembarque de tropas em Okinawa, que foi excluída para não aumentar ainda mais a tensão com Pequim. O treinamento, que faz parte da cooperação entre os dois países, acontece até o dia 16.

Para os exercícios conjuntos, o Japão mobilizou cerca de 37 mil soldados e cinco navios da Marinha, enquanto que os EUA contará com um contingente de dez mil soldados e um porta-aviões.

A manobra tem como objetivo o fortalecimento da defesa do arquipélago japonês de Okinawa (sul), que tem uma base americana. Okinawa também administra as ilhas Senkaku/Diaoyu, no mar do Leste da China, disputadas com os chineses e também com Taiwan.

O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês, Hong Lei, criticou a medida, dizendo que os exercícios militares não conduzem à confiança entre os dois países. “Esperamos que esses países façam maiores esforços pela paz e a estabilidade na região”.

DISPUTA

A tensão entre os dois países chegou a um ponto máximo nas últimas semanas em função da nacionalização de três ilhotas pelo Japão, o que gerou manifestações violentas em várias cidades chinesas e a suspensão dos atos para lembrar o 40º aniversário do reinício da diplomacia bilateral.

Nesse contexto, dezenas de empresas japonesas decidiram paralisar sua atividade na China por medo de ataques.

O governo da China assegura que o Japão, administrador de fato das Diaoyu ou Senkaku (arquipélago desabitado onde acredita-se que podem existir reservas de petróleo), apropriou-se ilegalmente das ilhas durante a guerra sino-japonesa que durou de 1894 a 1895.

FONTE: Agência EFE via Folha de S. Paulo

FOTO: Reuters

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

O navio da foto acima é o USS Bonhomme Richard LHD 6 e não o USS George Washington, o NAe que de fato está participando do exercicio.

Guilherme Poggio

Sim, tem cara de LHD. Olha o Harrier lá!

daltonl

Em cima do nr 6… 🙂