ARA ‘Libertad’ chegará à Argentina no dia 9 de janeiro. Kirchner: “símbolo da soberania e a dignidade nacional”

 

O navio-escola “ARA Libertad” da marinha argentina, retido em Gana desde 2 de outubro por causa de uma demanda de um fundo especulativo, zarpou nesta quarta-feira do porto de Tema (leste de Accra) quatro dias depois de um tribunal da ONU ordenar sua liberação, constatou um jornalista da AFP.

Uma delegação ganesa estava presente no cais do porto de Tema para ver o navio de guerra partir por volta das 16H30 GMT.

O porta-voz da Autoridade Portuária, Lawrence Atumbine, disse à AFP que o navio passou o dia se reabastecendo com combustível para atravessar o Atlântico.

Um grupo de 98 marinheiros chegou esta manhã a Gana, provenientes da Argentina, para completar a tripulação de 44 militares que permaneceram no navio sob as ordens do capitão, já que Buenos Aires tinha decidido repatriar 281 pessoas que participavam da viagem de instrução anual da “Libertad”.

“Agora (a fragata Libertad) será símbolo da soberania e a dignidade nacional contra os que querem atropelar a República Argentina”, disse a presidente Cristina Kirchner na terça-feira ao anunciar que a chegada do navio está prevista para 9 de janeiro no Mar del Plata (400 km ao sul de Buenos Aires).

A demanda de 370 milhões de dólares contra a Argentina foi apresentada pelo fundo NML Capital, com sede nas Ilhas Caimán, após se negar a entrar na troca da dívida pelo ‘default’ de quase 100 bilhões de dólares registrado em 2001, reestruturação que teve o apoio de 93% dos detentores de títulos.

FONTE/FOTO: Agence France-Presse

CRONOLOGIA DO CASO

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
marciomacedo

Os hermanos estão de parabéns por fazer valer seus direitos de nação soberana e seu orgulho nacional.

aldoghisolfi

Parabéns!

Espero que a Presidenta não estufe muito o peito…

Giordani RS

Inacreditável! A “mulé” ainda por cima vai fazer propaganda em cima??? Só falta ela querer vender a idéia de uma “argentina putênfia”!!!!!