A corveta ARA Espora começa hoje sua viagem de retorno, devendo chegar à costa da Argentina no dia 10 de janeiro, um dia depois da data prevista para a chegada do navio-veleiro Liberdad em Mar del Plata.

O anúncio oficial foi feito ontem pela Marinha Argentina através de um comunicado à imprensa em que não estava claro o porto de chegada, possivelmente Mar del Plata. A corveta, de acordo com essa informação, deixa hoje a base naval de Simon’s Town.

“Nós completamos toda a manutenção planejada”, informou a Marinha no comunicado, referindo-se à corveta ARA Espora, que permaneceu no país africano desde o dia 10 de outubro até hoje por problemas técnicos.

De acordo com a Marinha, o navio permaneceu, desde então, “atracado” com seus 110 tripulantes em uma base naval na Cidade do Cabo “, após o fim de sua participação no exercício Atlasur, juntamente com as marinhas da África do Sul, Brasil e Uruguai.”

Durante este período “foram feitos todos os trabalhos de reparo e manutenção em dois de seus geradores, conforme orientação da empresa alemã MTU, com a qual não existem e nunca existiram dívidas”, informava o comunicado oficial rebatendo críticas recebidas em função de problemas econômicos enfrentados pela Marinha para dar manutenção nas seis corvetas da classe.

Depois de atravessar o Oceano Atlântico, a corveta irá fazer uma parada no Rio de Janeiro, “para reabastecer”, antes de chegar na Argentina em 10 de janeiro. Segundo o jornal La Nación, a intenção do Governo é de que a corveta chegasse ao país ao mesmo tempo do veleiro Libertad  em plena temporada de verão em Mar del Plata.

FONTE: Clarín (tradução e adaptação, Poder Naval, a partir do original em espanhol)

NOTA DO EDITOR: definitivamente um semestre para a Marinha Argentina esquecer. Por sorte o ano está acabando com notícias melhores.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio ASC

Dúvida: quando um Navio estrangeiro é “reabastecido” em nossos portos, quem e quando ´realizado o pagamneto do mesmo?

thomas_dw

pago com o VISA da el Presidenta.