Chegada da fragata ‘Liberal’ ao Rio de Janeiro após Comissão Líbano II

2

F43 (1)

vinheta-destaqueA Fragata “Liberal” retornará ao Rio de Janeiro no dia no dia 17 de fevereiro, após a realização da Operação de Paz no Líbano. O Navio integrou, desde maio de 2012, a Força Tarefa-Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL).

A FTM-UNIFIL foi criada em 2006 de acordo com Resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em atendimento à solicitação do Governo Libanês. É a primeira Missão de Paz da ONU que conta com uma Força-Tarefa Marítima, atualmente comandada pela Marinha do Brasil. O dia 14 de novembro de 2011 ficou registrado na história naval brasileira como o dia em que o primeiro navio de guerra da Marinha do Brasil, Fragata ‘União’ foi incorporado a uma missão de paz da ONU. A Fragata ‘Liberal’ foi o segundo Navio a cumprir esta missão, tendo sido substituída pela Fragata ‘Constituição’, na Área de Operação, antes do início de seu retorno ao Brasil.

A Fragata “Liberal” foi o principal meio de um grupo multinacional de nove navios, que contava também com três navios alemães; dois de Bangladesh; um da Grécia; um da Indonésia; e um da Turquia. A principal tarefa da Fragata brasileira no Líbano, em conjunto com os demais meios, foi impedir a entrada de armamento não autorizado pelo Governo Libanês em seu território, através de Operações de Interdição Marítima. Paralelamente o Brasil contribuiu com a formação e o treinamento de pessoal da Marinha Libanesa para que seja capaz de exercer domínio e controle de suas águas jurisdicionais.

A Fragata “Liberal” suspendeu do Rio de Janeiro em 10 de abril de 2012. Após mais de dez meses de comissão, sua tripulação, composta por 209 militares da Armada, 14 militares do Destacamento Aéreo Embarcado (DAE); 19 Fuzileiros Navais, do Grupo de Reação contra Ameaças Assimétricas (GRAA); e 9 Mergulhadores de Combate (DstMeC), num total de 251 militares, finalmente retornará ao convívio de seus familiares após ter cumprido sua missão no Líbano.

A chegada do navio está programada para o dia 17 de fevereiro de 2013, na Base Naval do Rio de Janeiro, às 10 horas.
Os órgãos da mídia interessados em cobrir a atracação do navio poderão credenciar-se previamente junto ao Comando da Força de Superfície pelos telefones (21) 2189-1940 ou (21) 7699-8710 (Tenente Paulo Sérgio) ou pelo e-mail: paulo.sergio@forsup.mar.mil.br, ou a partir das 08:00h do dia 17 de fevereiro na Base Naval do Rio de Janeiro, localizada na Ilha de Mocanguê – Niterói – RJ.

DIVULGAÇÃO: Comando da Força de Superfície

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
juarezmartinez

Parabéns aos tripulantes da Lili, pois deve ter sido um puta de um esforço, principalmente da turma da “graxa” para manter o navio em condições operacionais com a quantidade de missões e dias de mar.

Grande abraço