Home Operações Conjuntas Blackseafor 2013 reúne Marinhas do Mar Negro

Blackseafor 2013 reúne Marinhas do Mar Negro

226
6

168101813

No porto de Varna, na Bulgária, iniciaram-se no último sábado (06) as manobras navais internacionais Blackseafor 2013, envolvendo as Marinhas de todos os países situados à beira do Mar Negro.

O Grupo Naval do Mar Negro de Interação Operativa (Blackseafor), é composto pela Bulgária, Geórgia, Romênia, Rússia, Ucrânia e Turquia. A coalizão se tornou um bom instrumento de colaboração internacional na região, que ainda enfrenta problemas de segurança marítima.

De acordo com o capitão-de-mar-e-guerra da Marinha russa, Viacheslav Trukhachev, chefe do Departamento de Informações da esquadra do mar Negro, “o Blackseafor é um sistema de segurança regional criado para consolidar a confiança mútua entre os Estados litorâneos do mar Negro. É raro países, situados à beira do mesmo mar chegarem a um consenso no que se refere à cooperação, e efetivamente colaborarem entre si”. Trukhachev ainda explica que “o objetivo básico das forças de Blackseafor é exercer controle sobre a situação no ar e na superfície, e revistar navios suspeitos. Entre outras finalidades, pode-se mencionar também a prevenção do contrabando e do tráfico de drogas e operações de socorro de todos os tipos.”

Na opinião de do mar-e-guerra, esses exercícios são um fenômeno único em seu gênero, e vão além da função de organizar ações conjuntas entre frotas de diversos países. “Durante essas manobras, são ensaiados episódios que não constam nos ciclos de preparação de combate dessas esquadras em separado. Por exemplo, no quadro de Blackseafor, as tropas praticam a tomada à força de navios de contrabando, para que se faça a revista”

Mais recentemente, os Estados Unidos vêm procurando se inserir nas atividades do grupo, com aceitação de países como Geórgia, Bulgária, Romênia e Turquia. Segundo o perito Viktor Baranets, “os EUA procuram agora trazer para o mar Negro as forças auto-deslocáveis do sistema de defesa antimíssil. Após terem criado um sistema de defesa antimíssil na Europa, os americanos pretendem aderir ao grupo Blackseafor e instalá-las também no mar Negro”.

Por outro lado, Baranets aponta os efeitos positivos das atividades navais conjuntas nas relações entre as nações já participantes. “Aparentemente, são atividades banais – navegamos em conjunto, fazemos visitas de amizade, aprendemos a falar a mesma língua. Mas assim, sentimos a presença do vizinho, e compreendemos que os membros do grupo ajudarão um ao outro no futuro”.

As manobras do Blackseafor vão até o dia 23 de abril. Os navios de guerra ipassarão seis dias em alto mar, e 13 dias nos portos. De acordo com o cronograma da operação, a frota multinacional deve fazer escala em Varna, na Bulgária, Constanza, na Romênia e Sevastopol, na Ucrânia.

FONTE: Voz da Rússia e RIA Novosti (edição e adaptação do Poder Naval a partir de original em português e inglês)

6
Deixe um comentário

avatar
5 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
marciomacedoOzawajoseboscojrMOMarcos Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Marcos
Visitante
Member
Marcos

off topic

(by Shephard)

LAAD 2013: DCNS revela NAe com design brasileiro

“A Marinha do Brasil lançou um pedido de propostas (RFP) em 2012 para especificações para porta-aviões e Perrot disse que DCNS, juntamente com várias outras empresas tinham respondido com o design PA2.”

—-
Não tô sabendo disso!!!

MO
Membro

nem esquenta .. se nem o tal ap log que eh coisa mole/simples saiu do papel, vc fica pensando em NAe … kkkk, outro belo papel a ser escrito … kkkk

Ozawa
Visitante
Member
Ozawa

Aí gente, na boa, se eu “queimar a língua”, ou os dedos, tudo bem, mas eu tô cansado das nossas FFAA pedirem, requisitarem, planejarem, elaborarem, só pedaço de papel !!!!! Planejamento é um dos itens do processo decisório, e é isso que falta: DECISÃO ! Sinceramente, a MB tá há décadas falando em substituir as escoltas, levou décadas pra lançar 1 corveta, tá há anos com um NAe docado, as tripulações da sua ala aérea se dispersaram, seja por promoções naturais, aposentadoria, dispensas, haja vista que não têm nada para fazer num NAe que só serve de palanque pra festas… Read more »

joseboscojr
Membro
Active Member
joseboscojr

Ozawa,
Você deve tá tomando Ritalina. Só Pode!
Um dos comentários mais lúcidos que já vi nos últimos anos acerca de nossas forças armadas.
Um abraço.

Ozawa
Visitante
Member
Ozawa

rsrsrs ! Não caro Bosco… Eu tô tomando, em doses cavalares, é IRRITALINA, do laboratório MB…, mas também produzido sob licença pelos laboratórios EB e FAB…

p.s. mudando mais uma vez do assunto do post, com a permissão dos editores, sobre a “Trilogia do III Reich” aí em cima, na publicidade da livraria Saraiva, RECOMENDADÍSSIMO ! Já estão na minha estante aguardando leitura após eu terminar outro classico, bem mais antigo, mas por mim nunca lido, só agora: “Ascenção e queda do III Reich”

marciomacedo
Visitante
marciomacedo

No próximo milênio, sairá tudo: Prosuper, Pronae, Pronanf, FX-2 …
Mas, mudando de assunto, por que só o Aéreo está cobrindo a Laad?