LAAD 2013: Marinha dos EUA quer vender helicópteros SH-60F usados

12

SH-60F - foto 2 USN

Assim como modelos novos, a versão utilitária recondicionada SH-60F é oferecida a vários países

A Marinha dos EUA (USN) está buscando compradores para helicópteros SH-60F Seahawk,  que estão deixando o serviço em números crescentes. Na LAAD 2013 o diretor de programas internadcionais da USN, Mike Sears, disse ao site Shephard que 24 exemplares do SH-60F estão atualmente sendo disponibilizados como EDA (Excess Defense Article – sobra de artigo de defesa) e que esse número vai crescer conforme MH-60R/S são recebidos pelos esquadrões.

Segundo Sears, “conforme os ‘Romeos’ (MH-60R) são entregues à frota, os ‘Foxtrots’  (SH-60F) são retirados de serviço. O SH-60F é uma aeronave utilitária, para busca e salvamento, missões de operações especiais, podendo também ser usado para transporte e evacuação aeromédica (medevac). São tarefas similares às do ‘Sierra’ (MH-60S), mas a um preço que pode ser mais atrativo a clientes com restrições financeiras.” Ele acrescentou: “Embora seja uma aeronave EDA, a Marinha ainda o apoiaria por um longo tempo”.

MH-60S - foto USN

As aeronaves recondicionadas estão sendo oferecidas com novos motores T700-GE-401C e vários têm mais de 6.000 horas de voo restantes em sua vida útil (de um total original de 14.000 horas). Apesar de não serem equipadas com radar, esse pode ser incluído no pacote de compra.

A Marinha dos EUA está em conversações com a Espanha, que já comprou dois SH-60F, sobre uma possível compra de mais unidades. Em 2010 a Tunísia requisitou uma compra de 12 aeronaves do tipo, via FMS, mas o negócio não foi adiante. Quanto à Marinha do Brasil, que atualmente voa quatro S-70B, há um requerimento para mais de 40 helicópteros navais adicionais, mas é preciso ainda decidir se haverá mais S-70B ou do tipo MH-60R.

SH-60R - foto USN

FONTE: Shephard (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: Marinha dos EUA (de cima para baixo, SH-60F, MH-60S e SH-60R)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Excelente oportunidade para a MB!!!

Ah sim, esqueci que a MB já comprou o fantástico EC-725…

No donnuts for you… 🙂

aldoghisolfi

Prá FFAA que anda comprando tantos caminhões… de repente começa a especializar o serviço…

mmmbrandao

“Quanto à Marinha do Brasil, que atualmente voa quatro S-70B, há um requerimento para mais de 40 helicópteros navais adicionais, mas é preciso ainda decidir se haverá mais S-70B ou do tipo MH-60R.”

Hããã??? Juro que não entendi… pelo que sei existe a opção de mais duas aeronaves S-70B que parece que foram exercídas pela MB… mas 40??? Colocaram o quê na bebida do gringo???

MO

ou aqueles planos mirabolante que no papel seriam 27 disto, 50 daquila e no final vira 2, 4 … 0,5 …

eduardo.pereira1

Off topic!
NUNAO, alguma noticia sobre os Pantsir? ?

daltonl

Não que faça muita diferença, mas a aeronave da terceira foto de cima para baixo claramente é um MH-60S e não um SH-60R que a proposito,
não existe tal denominação e sim MH-60R.

Almeida

Do jeito que o projeto EC-725 está caminhando, em breve vamos pedir mais informações sobre estes SH-60F usados… afinal, a MB precisa de helicópteros que voem sobre o mar e não custem os olhos da cara para operar…

Requena

Uma pena que a parceria da Oderbrecht não é com a Sikorsky.
Senão…

Marcos

Esse usados valem mais que alguns novos.

ricardo_recife

Sou alérgico a compra de equipamento militar usado, mas no caso dos SH-60F faço um desconto, como Almeida disse, eles pelo menos podem voar sob o mar sem restrições, enquanto outros novinhos em folha e supercaros não.

Abs,

Ricardo