‘Caboclo’ apoia programa de pesquisa em ilhas oceânicas

0

CORVETA CABOCLO
No período de 18 de março a 2 de abril, a Corveta “Caboclo” realizou comissão de apoio ao Programa de Pesquisas Científicas na Ilha de Trindade e abastecimento do Radiofarol de Abrolhos.

Entre os dias 22 e 24 de março, o navio transportou seis pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Estadual Paulista (UNESP), além de dois jornalistas, que realizaram trabalhos científicos e reportagem na Ilha de Trindade.

Desde 1957, a Marinha do Brasil mantém uma guarnição permanente no Posto Oceanográfico da Ilha de Trindade, cuja localização, a 1.167 km da costa do Espírito Santo, o torna um ponto estratégico vital para a Defesa Nacional, além de um local privilegiado para a realização de pesquisas científicas relacionadas ao mar.

Em 25 de março, a Corveta “Caboclo” navegou para a Ilha de Santa Bárbara, no Arquipélago de Abrolhos, localizado a 60 km da costa no litoral sul da Bahia, onde a Marinha do Brasil também mantém uma guarnição permanente.

Nos dias 27 e 28 de março, a “Caboclo” realizou o abastecimento, do Radiofarol de Abrolhos, com 15 mil litros de óleo diesel, homologando um novo sistema de transferência por mangote, que reduziu ainda mais os riscos de acidentes pessoais e ambientais durante a atividade de abastecimento na Ilha de Santa Bárbara.

FONTE: Nomar

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments