Comentário de ex-comandante do navio oficina ‘Belmonte’

54

Belmon-g

Comentário deixado hoje no Poder Naval por ex-comandante do Navio Oficina Belmonte:

Senhores! Permitam-me esclarecer a dúvida: o citado Navio-Oficina ostentava no seu espelho de popa, o nome “Belmonte”, indicativo visual “G-24″. Incorporado à Marinha do Brasil em 16 de abril de 1963, serviu com muito brio à Esquadra por 34 anos. Classificado inicialmente como Tender e depois como Navio-Oficina, era, na verdade, um verdadeiro multi-função. Atracado no Rio de Janeiro, no cais da Ilha das Cobras, ou já nos anos 80 em Mocanguê, em Niteroi, ou durante as operações navais, fosse no mar ou nos portos, os navios da Esquadra podiam contar com as suas sete oficinas e mais de uma centena de máquinas-ferramentas, complementadas por quase 200 equipamentos menores e mais de mil ferramentas de pequeno porte. Atendia também, os navios do 1º Distrito Naval e unidades dos demas Distritos, quando em operação fora-de-sede. Sua capacidade de estocagem de líquidos tornavam-no um elemento de apoio logístico móvel, na medida das necessidades da Força para a época. Estava sempre pronto a suspender do porto (a viajar). Por ser um navio-oficina, acabava se beneficiando de sua missão, reduzindo, dessa forma, as suas necessidades de reparo e aumentando a sua disponibilidade de atendimento. Mesmo nos períodos obrigatórios de manutenção, não interrompía a sua produção nas oficinas. O seu currículo operativo é extenso: Operações Unitas, Springboard, Veritas, Dragão, Aspirantex, Tropicalex, Temperex, Aderex, Basex, Pinguim, além de muitas comissões escoteiras. Exercitou-se com aeronaves da Força Aeronaval e operou com a Força Aérea Brasileira. Atracou em Santos, Vitoria, Rio Grande, Paranaguá, São Francisco do Sul, Salvador, Maceió, Cabedelo, Fortaleza, Recife, Belém, Angra dos Reis, sempre em apoio aos nossos navios de linha; e, em 1985, em Porto Alegre, quando representou a Marinho do Brasil nas comemorações do Dia do Marinheiro. Diversas organizações de terra também se aproveitaram de sua capacidade logística. Sua principal característica era estar no porto de escala antes da ESquadra, de modo a atendê-los, quando aportassem. Dessa forma, operou, praticamente, com todos os navios da Esquadra, além de navios distritais, como citado, e com navios da U.S. Navy, da Argentina, Uruguai e da Venezuela. Até ser retirado do inventário naval em 6 de junho de 1997, foi esmeradamente cuidado por suas tripulações. Tive a honra de comandá-lo de 18 de julho de 1994 a 28 de julho de 1995. Minhas homenagens, portanto, aos seus Comandantes, Oficiais e Praças que o tripularam, que fizeram do Belmonte um navio até hoje lembrado. Vicente Roberto De Luca.

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
So-EL refº. Nilson Heleodoro Nunes Fernandes

Eu tive o grande prazer de conhecer esse navio e sua utilidade para a esquadra e a Marinha em geral. Bravo Zulu

RRepublicano

Fantástico depoimento. Alguém tem mais informações sobre este navio? Há hoje no inventário da MB algo similar?

Tito

Sou Analista de Orçamento, servi no NO Belmonte de outubro de 1991 a janeiro de 1996, como segundo tenente, e primeiro tenente, fui intendente(administrador), e muito me orgulho de ter feito parte de tão especial praça d’armas, sob o Comando de CF Megdalane, CF Leite, CF Queiroz, CF De Luca, foram momentos inesquecíveis.
Titpo Antonio dos Remedios Matos Filho

Sergio Silva

Ten Tito…Tive a grande satisfação de estar embarcado nessa época sob o comando do CMG De Luca,na época CB-BA. Lembro tb de sua aprovação no seu atual cargo.

Jorge Otavio Trindade Gonzaga Reis

Fala Tito , forte abraço , Trindade !!!! Vc ainda foi para o COMTREM , eu fiquei lá no BEL até quase a baixa ( out/92 a dez/96) . O Eber cuidou da baixa.

Vicente Roberto De Luca

Bom dia Tindadel. Bom rever vc. Por gentileza, faça contato: vrlengenharia@hotmail.com. Com um Abraço do De Luca

Vicente Roberto De Luca

Tito: Grandes Momentos. Pena que a MB perdeu um brilhante Intendente.Grato pela lembrança. De Luca.

Airacobra

RRepublicano, o NDD ceara possui algumas oficinas capazes de prestar apoio a outros navios da esquadra com suas oficinas de metalurgia, carpintaria, de motores, de torno e fresa e oficina elétrica, mas nada comparado à capacidade do saudoso Belmonte

Azevedo

como dizia meu pai: “muitos anos de vida aos que serviram nos conveses desse navio”.

Dalton

Quando garoto vi o Belmonte atracado pouco antes do dique Alm. Jardimà frente do cruzador Tamandaré já retirado e não me deixaram entrar em nenhum dos dois. Mesmo naquela época pude reconhecer a aparencia de LST do Belmonte que de fato ele havia sido, mas não chegou a operar como um, pois foi convertido em Navio de reparos de navios danificados em combate uma necessidade premente para a frota do Pacifico, mas chegou tarde demais para ser de alguma utilidade. Se alguém souber, gostaria de saber exatamente quando ele passou de G 10 para G 24. Grande navio e longa… Read more »

FERNANDI ALVES DA SILVA

O BELMONTE TINHA COMO APELIDO O TAMANCO DA ESQUADRA .

L.D.K.

Algum dos senhores teria a informação de quantos navios de mesmo gênero e função a MB possui?

MO

simples, basta ver o NGB – navios de guerra brasileiros na net – www,naviosbrasileiros.com.br

L.D.K.

E claro, meus cumprimentos a todos que neste valoroso elemento tiveram a experiencia de servir, parabéns a todos e a memória do saudoso Belmonte!

RRepublicano

Grato, Airacobra.

Templário

Bravo Zulu!

L.D.K.

Muito obrigado MO, valeu a dica mesmo!

MO

vlw, la tem uita coisa é so ter paciencia pra procurar, abs !

Walter Luiz Andrade

Servi no Belmonte no período de 1984/1986. Quando desembarquei na Base Naval do RJ. Era da dividão de reparos e fazia muita faina nas cobertas. Destaco meus companheiros: MN Motta, Alexandre (farinha), Mello (irmão Carmelo), César, Costa, Cabedelo, entre outros que não recordo o nome. Desejo a todos meu abraço sincero a todos os campanhas. Meu nome era MN-QSM Luíz.

FERNANDO CESAR RODRIGUES

Boa tarde, estive embarcado de 85 a 89, CB MO César

Walter Luiz

Olá César, tudo bem? Lembro do campanha. Me adicione no zap (61) 98491-2640
Meu nome de guerra era Luiz. Grande abraço

André Luiz Barreiros

Tive a oportunidade de servir no Nof Bel o que na verdade foi minha primeira comissao fui Cirurgião Dentista do Navio no ano de 1990 e tenho fotos inesqueciveis.

Vicente Roberto De Luca

Dr. Andre. Bom dia. Poderia compartilhar essas fotos. Por gentileza, faça contato: vrlengenharia@hotmail.com

giordano naressi

Giordano naressi (Mnqso Naressi) servi de 1982 até 1984, participei de várias viagens, Santos, Paranaguá, cidade Rio Grande (na época da guerra das Malvinas), Porto Alegre, Salvador, Base Naval de Aratu, Recife, Alagoas, Operação Dragão no litoral do Espirito Santo, fazia parte da 1º divisão, depois fui para o CIAW e de lá por burrice pedi para sair, fazer o que! Muito conhecimento e um abraço a todos meus companheiros da época e a Marinha do Brasil meu muito obrigado pela aprendisagem.

Sergynho (BA)

Passei pela belonave na mesma época do Comte que fez o comentário acima…Alguém se lembra do Ronaldo BA???

Vicente Roberto De Luca

Lembro sim. Como andas? Forte abraço Ronaldo. De Luca, Vicente Roberto.

toni

Boa noite !!!!!! Servi de janeiro de 1994 à janeiro de 1996, então MN-QSM TONI, este foi meu primeiro Navio, recordo bem do Ronaldo uma verdadeira figura, bem como do comandante De Lucca, que conduziu com sabedoria o nosso importante navio.

Tito

Toni, você se recorda de um marinheiro de apelido Ximena, Cleber? Gostaria de contato com ele. Ten Tito, hoje APO Tito SPU RJ tito.filho@planejamento.gov.br

Vicente Roberto De Luca

Toni. Muito obrigado pelo comentário. Lembro de vc, junto com o CHEMAQ. Continuas no Rio? Faça contato: vrlengenharia@hotmail.com. Um abraço saudoso. De Luca, Vicente Roberto.

Leonardo

O meu pai serviu neste NAVIO OF. BELMONTE, mais o tempos nos separou e faz muitos anos que não tenho notícias dele o Sr. NILTON NASCIMENTO. até que eu sei ele mora no Rio de Janeiro e eu Florianópolis.

Walter Luiz Andrade

Qual era o nome do teu pai e quando ele serviu no Belmonte?

Vicente Roberto De Luca

Leonardo. Remeta o CPF e qq outro dado. Sou advogado. Tentarei localizar pra vc. Saudações, De Luca, Vicente Roberto.

Asssuncao

Servi no Belmonte nos anos de 1987 a 1988. MN QSO Assunção. Foi maravilhoso, muito trabalho e muitas amizades. Hoje sou oficial do Exército mas “quem diz Brasil, diz Marinha.”

Vicente Roberto De Luca

Meus cumprimentos pela vibração, De Luca.

Dalton

Falando em “Belmonte” quando garoto no fim dos anos 70 tentei tirar uma foto dele e do cruzador Tamandaré, que estava logo atrás dele na Ilha das Cobras, mas, o oficial de dia um engenheiro naval, não deixou…teria sido uma grande foto com os 2 juntos. . Até entendi não nos deixarem entrar no “Belmonte” que ainda era um navio da ativa, mas, o cruzador já havia dado baixa, estava apenas aguardando seu destino final e não teria consumido mais que uns minutos andar um pouco sobre o convés dianteiro, já teria sido o suficiente para mim e assim perdi… Read more »

Vicente Roberto De Luca

Dalton. Peço desculpas a vc em nome do Belmonte. Vc citou a época: fim dos anos 70. Eram outros tempos, mais limitados e mais cerceados, aliás com justa razão. Gostaria de suprir o seu desalento. Infelizmente, nao tenho como. Mas só por ter ficado na sua memória, já vale. Gaurde a lembrança do momento. Com as Saudações do De Luca, Vicente Roberto – Ex-Comandante.

PS: Fiz contato com uma prestadora de serviços na área de impressão de brindes. Vou tentar a impressao de cartoes-postais com o retrato do Belmonte. Terei a maior satisfação de remeter a vc

Roberto Siqueira

Servi no Belmonte de 1982 ate 1983, retornei como CB MR em 1984 até 1990, quando fiz parte do Grupo de recebimento do NDD Rio de Janeiro.Trabalhamos juntos: eu, Naressi, Cláudio, Moisés, Robson, Garrido, Ratinho (não me lembro o nome dele) entre outros, Bons tempos.Uma viagem inesquecível foi em 1984 para o Rio Grande do Sul. Hoje estou na reserva depois de 32 anos na ativa. Um forte abraço para todos que serviram no” Polvo Safa Tudo” apelido carinhoso do Belmonte. Um forte abraço para o meu amigo Giordano Naressi!!!

Walter Luiz Andrade

Então servimos juntos no Belmonte. Me recordo do Moisés, Corrêa, Chalme, Conrad, entre outros. O meu nome de guerra era Luis. Era da dividão de reparos. Vou deixar meu Zap: (61) 98491-2640. Forte abraço aos campanhas.

FERNANDO CESAR RODRIGUES

O Corrêa era CB EL, se for tenho uma foto dele quando estávamos em reparo em Aratú,na praia de paripi junto com o negão CB Santos HN, meu zap. 32 999258623

FERNANDO CESAR RODRIGUES

Boa tarde, servimos juntos, eu sai em 89, CB MO César

Walter Luiz andrade

Olá Roberto, tudo bem? O amigo era o Cb Roberto que trabalhava na divisão de reparo? Lembro do Aprigio, Moisés, do Corrêa, entre outros. Salvo engano, foi você que me designou para trabalhar nas cobertas do Belmonte. De lá fui para a Base Naval. Anota meu zap: (61)984912640

Marco

Olá Siqueira. Também tive o previlégio de servir no Belmont. Foi o primeiro Navio e único que servi. 1985 a 1986. Meu nome era MN QSO Pinto. Servi no convés. Na sargenteança com o até então na época Sgt. Pontes e o Tenente muito doido que esqueci o nome. Lembro do cabi Nunes. Lembro que você tinha um amigo do quadro das máquinas . Cabo César. Hoje moro nos EUA já fazem 20 anos. Um grande abraço meus amigos . Meu WhatsApp 2039479706

Walter Luiz Andrade

Olá meu amigo, tudo bem? Acredito que servimos juntos no Belmonte. Eu trabalhava na divisão de reparos. Tentei te adicionar no zap, porém sem sucesso. Por favor, me adicione. Anote meu zap: (61) 984912640. Luiz

JORGE OTAVIO TRINDADE GONZAGA REIS

Grande NofBel.
Minha primeira comissão. Ali servi entre outubro de 1992 e dezembro de 1996 como 2 T (IM) e 1 T (IM) como encarregado da R-3 . Um abraço a todos que lá serviram (oficiais e praças), em especial neste período. Os Comandantes desta época foram: CF LEITE, CF/CMG QUEIRÓZ , CF DE LUCA, CMG JOSÉ LUIZ e CF JONAS.

Tito

Grande Trindade

Jorge Otavio Trindade Gonzaga Reis

Fala Divisão de Intendência, aqui é a R3 ….rsrs . Se estiver pelo Centro do Rio vamos marcar um almoço . Forte abraço

Paulo José da Silva vitoriano

Fui cabo no Belmonte de dezembro de 92 a Janeiro de 2000 quando fiz parte do grupo de manutenção,uma verdadeira escola .

Sergio Silva

Desde a baixa desse grandioso navio,não percebi nenhum navio substituto a altura até dias de hoje…Profissionais gabaritados!!!

EDUARDO GUEDES LOBO

FOI MUITO BOM SERVIR NESTE NAVIO, DEPOIS DA EAMES, EMBARQUEI NELE. SAUDADES DE TODOS DA MINHA ÉPOCA DE 1994 A 1996

Jorge Otavio Trindade Gonzaga Reis

Deveria me lembrar de você, mas confesso que não lembro.

José Avelino Xavier Neto

Boa noite à todos que serviram no N.O BELMONTE. Quando jurei Bandeira na EAMES, em 1978, fui embarcar no N.O Belmonte onde permaneci até 1980. Desembarquei para fazer o curso de TL no CIAW, mas na verdade eu queria cursar ES, aí tranquei o curso meses depois e pedi baixa. Eu era o MN-QSO-XAVIER da primeira divisão, sendo o contra mestre São Pedro. Foram momentos importantes para o meu desenvolvimento intelectual, moral e profissional. Sinto saudades daquela época. Há 10 anos estou aposentado pela Polícia Civil Paulista. Gostaria de rever colegas que serviram comigo.

Paulo Roberto da Natividade Correa

Boa noite. Comandante De Luca serviu no A11, aprendi muito com ele no serviço de quarto na Aspirantex 80. O reencontrei varias vezes e por último em um banco no Recreio onde moramos. CMG Natividade

Vicente Roberto De Luca

Natividade, permita-me tratá-lo como no velhos tempo: “Grande Nati”. Como estás? Passe mens. zap: 21-9-9114-7467. Resido na Barra. Vamos almoçar. De Luca

Eliane davila

Procuro um praça da época de1973 , quando o navio Belmonte esteve em porto alegre chamava Erani