Marinha paraguaia estaria invadindo o Brasil e atirando contra PFs em apoio a contrabandistas

26

BRASIL - paraguai

José Ribamar Trindade | Redação 24 Horas News

vinheta-clipping-navalUm problema diplomático com invasão de território, e o que mais grave: uma acusação séria contra a Marinha do Paraguai, que estaria entrando no Brasil e dando cobertura a contrabandistas de cigarros e outros gêneros. As denúncias vão mais além: homens da instituição militar paraguaia estariam também atirando contra policiais federais brasileiro, gerando um conflito armado que pode acabar em uma grande tragédia. A matança pode ser inevitável, caso não haja uma providência imediata.

A revelação foi feita pelo advogado Ricardo Monteiro, de Cuiabá, que estava participante de uma audiência na 3ª Vara Criminal do Tribunal Federal de Curitiba, no Paraná, quando duas testemunhas – um delegado da Polícia Federal e um agente, também da PF – foram bem claros ao denunciar a invasão de território que vem acontecendo há algum tempo, sem qualquer providência das autoridades brasileiras.

Os fatos ocorridos na divisa do Brasil com o Paraguai revela a despreocupação das autoridades com os aspectos que envolvem a fronteira brasileira com os países vizinhos. Em Mato Grosso, não há efetivos para atuação na fronteira – em que pese a existência da Polícia Federal e do Batalhão de Fronteira do Exército em Cáceres. Na região, o tráfico de drogas da Bolívia impera e dita as regras. Estudos mostram que 80% da droga que sai da Bolívia passa por Mato Grosso.

A audiência aconteceu no dia 19 de abril. Nela, o agente da PF, Pablo Sperandio Lopes Moralez, em depoimento ao juiz da 3ª Vara de Curitiba afirmou que policiais da Marinha do Paraguai vinham dando apoio e proteção constantemente aos contrabandistas na região de fronteira de Guiará, entre o Brasil e o Paraguai, gerando um conflito, inclusive armado.

Logo em seguida, na mesma audiência sobre um processo aberto pela Justiça Federal para investigar e apurar quatro policiais federais acusados de formação de quadrilha, ocultação de origens ilícitas de valores e descaminho (contrabando), a segunda testemunha, o delegado da Polícia Federal Rodrigo Rodrigues de Freitas, confirmou o que o agente Pablo já havia denunciado.

O delegado Rodrigo foi bem claro em seu depoimento como testemunha. “A Marinha do Paraguai dá cobertura e apoio a contrabandistas, chegando a invadir o território brasileiro, até 200 metros das margens do Rio Guairá, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, em território brasileiro. E o que é mais grave: atiram contra os policiais federais brasileiros que combatem o crime organizado, financiado por contrabandistas internacionais”.

Atento às denúncias do delegado e do agente da Polícia Federal e de outras autoridades que estavam na audiência, o advogado brasileiro se levantou e falou sobre a gravidade das revelações. E fez uma representação, imediatamente, com o aval do juiz da 3ª Vara, para apuração das denúncias, com cópias para o Ministério das Relações Exteriores, para a Justiça Federal e para Procuradoria-Geral da República.

“Não dá para deixar passar uma coisa dessas. Foram denúncias sérias e graves feitas por dois homens que integram uma das instituições mais respeitadas deste País e do mundo. Invasão de território e tiros dentro de outro País é coisa séria e grave, que pode gerar um conflito diplomático sem precedentes caso as denúncias não sejam investigadas”, alertou o advogado Ricardo Monteiro.

FONTE: 24HorasNews

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Esse é o resultado da diplomacia brasileira, primeiro com o celso, agora com o “patriota”, sob as bençãos de Lula e Dilma, tudo por uma América Bolivariana.

Marcos

O negócio é o seguinte: Esse país vai quebrar, a Petrobras vai deixar de produzir petróleo, Eike vai mudar para os EUA e dar muita risada (o dinheiro dele já está lá mesmo), para pagar a conta o Governo Federal vai fazer um confisco geral, a turma que hoje está no poder terá todo o seu dinheiro em contas numeradas na Suíça (só se forem burros para depositarem em bancos de Cuba), eu vou estar na Austrália (Oxalá!!!!), Vader estará tendo comentar e sistematicamente sendo censurado, Nunão, Poggio e Galante receberão verbas de estatais, assim serão muito pudicos e elogiarão… Read more »

aldoghisolfi

Quero ver a Presidente bolivariana agir e colocar os compañeros paraguaítos nos seus devidos lugares.

Ela precisa agir com muita firmeza, como todos esperamos!

Almeida

Essa é praqueles que acham que somos um país pacífico e com nossas fronteiras em definidas e fora de perigo. Se a população nas capitais soubesse o que acontece nas fronteiras…

eriksondb

Não é de hoje que isso acontece, veja os links abaixo. E quer saber mais, o governo brasileiro não vai fazer nada que vá aparecer na mídia, senão atrapalhará os planos do Mercosul e Unasul, … lamentável!!

https://cratonoticias.wordpress.com/2011/03/31/marinha-paraguaia-ataca-policia-federal-na-fronteira-com-o-brasil/

http://anuncifacil.com.br/index.php?pagina=posts&id=8457&tipo=Regi%E3o&titulo=Marinha_paraguaia_ataca_embarca%E7%F5es_da_PF_no_Paran%E1

Vader

Por mim mandava os A-1 bombardear a ponte e já era: quem entrasse, bala.

Mas em tempos PeTralhas? “Ai, ui, ui, i os direituzumanu?”

No mais, coitados dos paraguaios: o governo PeTralha, a mando do Chavez, deu um baita dum golpe nos caras. Eles tem mais é que tocar o horror mesmo (se eu fosse eles era o que faria).

Corsario137

Marcos,

Desenterra o Caxias lá da Presidente Vargas e bota no c* deles!!!

E eu vou para a África do Sul. Lá se vive bem e barato, o caça é Gripen e tem voo direto pra São Paulo.

Colombelli

Vejam amigos a que ponto chegamos. Lugo conseguiu estorquir U$200.000.000,00 a mais por ano na energia de Itaipú e promoveu perseguições aos brasiguaios. Nos “exigiram” o tal canhão troféru de guerra e agora esta. Rafael Correa encampa empreendimentos financiados pelo BNDS. O cocaleiro patrocina um narco-estado, sendo fato notório que esta fazendo vistas grossas ao aumento logaritmico da entrada de entorpecentes da Bolicia pra cá, fora as chantagens com o gas natural. Os venezuelanos roeram a corda na “parceria” anunciada por aquele ex presidente que me recuso a dizer o nome, pra refinar petróleo. Os argentinos criam barreiras protencionistas na… Read more »

jacubao

Eu prefiro me reservar no meu direito de ficar calado (enquanto ainda temos esse direito)!!!!!!

Ô Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

jacubao

Ta parecendo a casa da mãe Joana!!!!!!!!

Baschera

Não é a primeira vez que isto acontece…..parece que a “Marinha” paraguaia é muito corrupta…..

Sds.

aldoghisolfi

A Venezuela faz o mesmo!

Buzanfa da mãe Joana é p’rá isso mesmo, p’rá quem quiser se servir…

Blind Man's Bluff

Elegeram um presidente mafioso, o chefão do contrabando paraguaio. O que mais vocês esperavam?

klesson

Palhaçada….
O pior é que no dia em que um PF matar um bandido desses, vai haver grande barulheira e acusações de todas a cores e tamanhos contra o Brasil.
Vão dizer que foi um ato covarde, e muitas outras coisas paraguayas….
Mas, se um dos nossos morrer, fui um infeliz acidente e fica por isto mesmo, pois, a culpa foi do nosso PF.
Estes estados castelhanos do sul dão muito trabalho.
Vamos esperar que tipo de besteira nossa boa política de vizinhança fará desta vez.

Requena

Um país sem governo dá nisso…

aldoghisolfi

E o pior… a blindagem está sendo muito eficiente, pois nenhum grande jornal publicou a notícia; ao menos eu não encontrei.

Lyw

O Governo petista não permitirá que nada seja feito, se tentarem abrir inquérito… Investigaram… A “Dama de Barro” manda parar… Aliás, como isto não é um fato novo, provavelmente já vieram ordens de cima para silenciar!

Groo

Aí o Brasil explode a lancha da marinha paraguaia e a Venezuela faz uma demonstração de força com os Flankers invadindo nossa espaço aéreo.

Nossos F-5 não conseguem fazer frente.

Terrível situação.

Marcos

Groo

Paraguaios e venezuelanos, por hora, estão bem longe um do outro.

Alfredo Araujo

Flankers invadindo o espaço aéreo brasileiro ? Só se for para retornar p/ Venezuela carregado de comida…
O presidente deles veio implorar a venda de mais comida…

virgilio

Bom seja o que Jeová quiser ou Ala.

Na minha opinião os paraguaios estão se garantindo nos Amis e na sua base não oficial que eles tem no paraguaí.

Se prestarem um pouquinho só de atenção os Paraguaios estão fazendo que nem os Georgianos la na Ossétia, que estavam se garantindo com os Amis e se deram muito mau.

Colombelli

Virgílio Esta invasão e outras presepadas nada tem a ver com os americanos. Tanto isso é verdade que Rafael Correa, o indio cocaleiro da bolívia e até os argentinos aprontam em termos de comercio e medidas variadas contra os interesses do Brasil. Este fato da marinha paraguaia so reflete um problema que é interno do Brasil, e não pode ser atribuido a outros países, qual seja, a falta de atitude do atual governo que coloca questões ideológicas à frente dos interesses do país. No caso específico, é um incidente isolado decorrente de corrupção dos militares paraguaios, não uma ação de… Read more »

jacubao

Os Flankers nunca invadirão o spaço aéreo do Brasil amigos.
Comunistas se entendem muito bem.

adrianobucholz

Em Guaira é meu local de pesca por isso conheço bem essa gangue da Marinho do PY, eles abusam da autoridade tanto no lado Paraguaio como no Brasileiro…………..

João Filho

Jacubão, ta parecendo a casa da mãe Joana? Não rapaz, ja é mesmo faz muito tempo. Infelizmente para a petralhada na America Bolivariana não existem fronteiras,contrabandista e traficante é “pobre” lutando pela sobrevivencia. Não estão nem ai.

giltiger

Só para esclarecer um pouco, numa área que tenho ALGUM conhecimento. Trabalho na área aduaneira da Receita Federal e conheço colegas que já operaram nesta área de fronteira com o Paraguai e esta revelação bombástica é nova só na justiça. Isto ocorre a vários anos, eu já ouvi de casos que remontam a mais de três anos atrás. E só para deixar uma coisa BEM CLARA o que ocorre é a “contratação” ou “corrupção” de membros da Marinha Paraguaia que usam equipamento oficial como lanchas e botes para apoiar operações de contrabando. Se não houve distorção política pela reportagem SE… Read more »