O X-47B Unmanned Combat Air System (UCAS) já decolou da catapulta do porta-aviões USS George H. W. Bush (CVN 77) no dia 18. Ontem ele fez “Touch and Go”.

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
victormth

Me parece que não vai haver problemas em pousar enganchado pelo que vi. Agora é só uma questão de tempo para vermos o resultado final.

Guizmo

É impressionante, os caras não brincam em serviço! Ontem decolou, hoje toque e arremetida, amanhã pousará.
Em menos de 10 anos estaremos vendo um Porta-Aviões americano equipado com Super Hornets, F-35 e X-47 (totalmente armado).

MO

er .. ai seria A 47 neh … rsss nada mais de X(is)

Marcos

Na verdade a aeronave já pousa no convôo, visto que eles estão no meio do Oceano.

Tassio Bruno

Realmente impressionante. A Nortrop sabe como fazer aeronaves embarcadas. Mas o que eu gostaria de ver são os sistemas de interface homem-máquina de controle desse x-47. Será que são simples, rudimentares, ou em terceira dimensão? Isso eu queria saber mesmo.

ps: Agradeço pelos comentários abertos.

R.Silvestro

O que me chamou a atenção foi o “Unclassified” na canto esquerdo do vídeo no começo.

Já imaginaram o “Classified” ???

Vader

Pronto. Para os descrentes no poderio bélico e na tecnologia americana é mais uma paulada na cara.

Que decadência a desse “Império”…

Aldo Ghisolfi

O Bush falou ( não me lembro da fonte) que a guerra do Iraque seria a última a empregar caças com pilotos a bordo. Taí…

luis Claudio Ferreira

Fantástico… e os testes estão correndo bem…. em breve mais uma nova arma disponível no inventário bélico do Tio Sam…..

Carlos Peçanha

Eu acredito que num futuro próximo haverá grande número de caças não tripulados embarcados, embora também acredite que nunca um bom avião tripulado será totalmente descartado, no caso o mais provável é uma esquadrilha mista. Os americanos estão sempre à frente por que investem em maciçamente em pesquisa o segredo é esse : Pesquisa! E são empresas privadas que recebem uma fatia do governo de incentivo, mas os restante é capital privado, é jogo de risco, mas o lucro depois compensa, nós estamos muuuuuito longe desse jogo. E esse tipo de coisa não tem China que copie, é altíssima tecnologia,… Read more »

Almeida

Marcos, ele jamais pousou em um porta aviões, o CVN-77 saiu do porto com ele no hangar. A não ser que por “pousar” você entenda descer no deck preso a um guindaste.

Mas isso deve mudar em breve, a previsão de pouso em alto mar é pra início de junho e até agora o programa não sofreu nenhum atraso.

Vader

Almeida, quem faz TGL pousa. Só não fizeram ainda porque não quiseram.

Sds.

Almeida

Pessoal, os EUA não comprariam quase 600 Super Hornets para aposenta-los em 2020. Os Rhinos voarão até pelo menos 2030. Os F-35C até pelo menos 2040. O que pode acontecer, e já está sendo aventado no Pentágono, é cancelar o F-35C, a versão naval para a USN e a mais atrasada até agora no programa. Então se comprariam ainda mais F/A-18 E/F até a chegada do UCLASS (que pode ou não ser baseado no X-47B), que passariam a DIVIDIR os decks com os Rhinos, no lugar do F-35C, para as missões de ataque no primeiro dia de combates além de… Read more »

Almeida

Vader, com certeza. E só não quiseram porque lá é um país sério e por isso seguem suas normas de segurança e eficiência, que preveem uma etapa de cada vez, com intervalos para analisar os dados e dar ou não o aval para a próxima e corrigindo se necessário.

Nenhum norte americano quer perder um protótipo, ou até mesmo uma plataforma de lançamento de foguetes ou base na Antártida, por negligência…

Guizmo

Marcos,
Pelo que entendi de outras reportagens, o X47 pousou em terra firme após a decolagem.
Abs