Porta-aviões chinês deixa porto para treinamento e experiências científicas

6

Liaoning - 1

vinheta-clipping-navalO primeiro porta-aviões chinês Liaoning deixou o porto de Qingdao, na província de Shandong, no leste do país, para conduzir experimentos científicos e realizar treinamentos no mar, segundo autoridades navais disseram nesta terça à agência estatal Xinhua.

É a primeira vez que o navio deixa o porto para uma viagem de treinamento desde que ancorou no local, em fevereiro, de acordo com a Marinha chinesa. O Liaoning e sua tripulação realizaram testes durante esse período sem deixar o porto.

O Ministério da Defesa chinês anunciou em setembro que o primeiro porta-aviões das Forças Armadas do país, o Liaoning, começou a operar. A China agora faz parte de um pequeno grupo de países: além dela, somente nove outras nações possuem navios-aeródromos (Espanha, Tailândia, França, Itália, Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, Brasil, Índia).

 


 

FONTE: Terra Notícias via Resenha do Exército (adaptação do Poder Naval)

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
paulofvj

Experiência cientifica?
Eureka, flutua!
Quem faz pesquisa cientifica com um NAE?
Mais uma estória de chinês pra ocidental dormir.

Colombelli

Chineses: são o inimigo.

paulofvj

Não acredito em dualidades, os bons e os maus. Por isso, não vejo a China como inimigo, eles são concorrentes como todas as demais nações.
Vejo 3 possíveis explicações : erro de tradução, artigo escrito “sem noção”, ou uma tentativa exagerada de ser diplomático.

Almeida

Err, algum avisa pro repórter que o Brasil não faz parte desse grupo não.

aldoghisolfi

Ideologia à parte, vejo os chineses tentando firmarem-se no contexto globalizado. Saíram do quase nada para a grande economia mundial que passou a ser a segunda maior economia do mundo, representando 15% da economia mundial. Estão na corrida espacial, vão a Marte e construiram invejáveis FFAAs. São perigosos para o comércio, por questão cultural penso eu, mas não podem ser ignorados. Penso como o Paulo fvj, não vejo a China como ‘o inimigo’. Inimigo de quem? Nosso? Acho que não; ultimamente nós somos os nossos piores inimigos.

Wagner

A China não é inimiga de ninguém, com exceção do Tibet ( o que fazem lá é um absurdo) e Taiwan. Em 10 anos serão a maior economia mundial, com aquele curioso capitalismo de estado socialista… Eles tem uma cultura e jeito de ser com o qual nós ocidentais não estamos muito acostumados, mas é normal, não é por isso que são inimigos. Sem eles, a economia mundial já teria ido para o buraco. Eles sustentam o crescimento mundial. Tire a China e tudo desaba. Os programas de armas do Pentágono, incluindo o F 35 tão endeusado por alguns aqui,… Read more »