Marinha chinesa descomissiona submarino nuclear após 40 anos de serviço

9

Changzheng_1

A Marinha do Exército de Libertação Popular da China acaba de descomissionar seu primeiro submarino de propulsão nuclear, o Long March 1 (Changzheng 1), após mais de 40 anos de serviço. Segundo informações da agência de notícias estatal Xinhua, os componentes nucleares do navio, incluindo o motor elétrico de 90MW e o reator de água pressurizada foram descartados de acordo com protocolos de segurança. Ainda de acordo com a agência, após o descomissionamento o submarino deve se tornar atração turística.

O Long March 1 foi o primeiro de cinco unidades da classe Changzheng (Tipo 091 ou classe Han na classificação do Departamento de Defesa dos EUA) – foi construído em 1970 e comissionado à Marinha do ELP em 1974. O exemplar final, Changzheng 5, entrou em serviço em 1990. Os submarinos da classe medem 98 metros de comprimento, deslocam cerca de 5 mil toneladas, e conseguem transportar seis torpedos ou 36 minas marítimas. Os três Tipo 091 em serviço atualmente fazem parte na Frota do Mar do Norte e estão alocados na base naval de Quingdao.

Segundo informações do portal GlobalSecurity.com, as unidades 1 e 2 apresentavam problemas de vazamento de radiação, supostamente resolvidos com extensas reformas durante a década de 1980. Ainda de acordo com o site, a unidade 1 suspendeu as operações no final da década de 1990, e a unidade 2 estaria em situação semelhante. Alguns analistas acreditam que desde o ano 2000 apenas dois classe Han estejam efetivamente em operação.

PLAN-SSNHan-2

Conforme dados da agência Xinhua, atualmente os SSBN da classe Xia (Tipo 092) é que patrulham as águas das zonas econômicas do país. Segundo informações divulgadas em 2009 pelo portal SinoDefense.com, a classe Xia é uma adaptação da classe Han de ataque para acomodar mísseis balísticos – o primeiro Tipo 092 foi comissionado em 1987. Assim como os Tipo 091, os classe Xia de 6.500 toneladas são movidos por um complexo turbo-elétrico composto de reator de água pressurizada e motor com potência estimada de 90MW. Os SSBN carregam 12 mísseis JuLang 1, capazes de transportar uma ogiva cada.

Ainda são raras as imagens dos Tipo 092 circulando na mídia, mas as divulgações recentes apontam que as Forças Armadas chinesas estão mais confiantes. “É a primeira vez que a classe Xia está sendo discutida tão detalhadamente na mídia estatal chinesa”, aponta Taylor Fravel, pesquisador da indústria chinesa de defesa no Massachusetts Institute of Technology. ” À medida em que a modernização militar da China avança, o ELP vem se mostrando mais disposto a discutir suas capacidades.

xia_class

FONTE: UPI via Naval Open Source Intelligence (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner

E nós, com a glorioso MB, não comissionamos o nosso primeiro até hoje, 40 anos depois dos chineses fazerem os seus primeiros…

ééé, quando mesmo que nossa MB iria batalhar contra a China ???

daltonl

Menos, bem menos ! Este submarino foi retirado de serviço alguns anos atrás, mas só agora completaram
a longa e complexa inativação comum a todo navio e submarino de propulsão nuclear.

Além do mais, devido a uma série de problemas técnicos,
enfrentados pelos chineses, acredita-se que este submarino permaneceu inoperante durante uma década
ou mais, sendo gradualmente melhorado e logicamente os submarinos subsequentes foram sendo melhorados.

Um grande passo dado pelos chineses, mas, com toda certeza ele não viu 40 anos de serviço.

MO

Long March … nao se traduz nome de navio …..ainda mais invertendo o nome … isso so conf e desin .. bom deixa pra

Blind Man's Bluff

40 anos depois do primeiro chinês e a China ainda não conseguiu desenvolver um que seja operacionalmente viável.

Mauricio R.

Conceber, projetar, construir, operar e manter un SSN, não é tarefa fácil e menos ainda é cumprida sem sacrifícios.
Parabéns, pelo menos eles tentaram e ainda tentam, ao invés de apelarem p/ “parcerias estratégicas” de serventia duvidosa.

João Filho

Wow. Incrivel que mesmo com os seus problemas ha 40 anos a China já acabava seu primiro sub nuclear. Enquanto isso continuamos aqui, o único membro do BRIC que ainda não possui nem sequer um. Nem sequer um Nae decente pra pelo menos fingir que possuimos algum poder de dissuação. E ainda assim existem palhaços que acreditam que daqui a pouquinho teremos um lugar no conselho de segurança da ONU.

Blind Man's Bluff

Mauricio, se não fosse a “parceria”, a China não haveria construído nem o seu primeiro, nem mesmo 90% do seu arsenal.

Soldat

Ha 40 anos temos parceria como o mais poderoso pais do mundo os EUA e não chegamos a lugar nenhum……!!!!!1

daltonl

Diria que há 40 anos atrás com Geisel nos distanciamos
dos EUA, havendo uma maior aproximação com FHC e
decididamente nos afastamos a partir do momento que o
PT assumiu o poder.

Há uma parceria econômica por certo, mas não creio que
nos considerem “amigos”.

No mais, nem ao menos conseguimos decidir sobre o FX-2!