Imagens do Google Maps podem ter revelado nova base de porta-aviões na China

1

Hainan

De acordo com o jornal chinês Global Times, imagens de satélite feitas pelo Google Maps podem ter acidentalmente revelado o local da construção de um possível segundo navio-aeródromo da Marinha do Exército de Libertação Popular da China. O satélite teria mostrado um quebra-mar e andaimes de suporte na região de Yulin, na província de Hainan, no sul da China.

Segundo especialistas militares citados pelo jornal, a configuração dessas estruturas nas imagens indica que Hinan pode sim se tornar a segunda base naval a receber um porta-aviões depois de Quingdao, onde está alocado o Liaoning. Autoridades do ELP não confirmaram nem negaram os projetos de uma nova base.

Em setembro deste ano, o porta-voz do Ministério da Defesa chinês Geng Yangsheng afirmou ao jornal Southern Metropolis Daily que a China tem o direito de manter e alterar as instalações navais em Hainan. Outro porta-voz do ministério Yang Yujun confirmou que o desenvolvimento de porta-aviões no país continuaria dependendo das demandas das Forças chinesas e dos recursos proporcionados pelas condições econômicas e pela sociedade.

Localizada no extremo sul da China, a província de Hainan é a porta de entrada da Marinha para o Mar do Sul da China. Yulin poderia ser empregada como base avançada para defender interesses do país contra outras nações com reivindicações territoriais na região.

FONTE: Want China Times (tradução e adaptação de Poder Naval a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Filho

Off topic: Um acidente com um drone da US Navy aqui perto de casa.

http://www.malibutimes.com/news/article_de1b9f14-50ae-11e3-83c2-0019bb2963f4.html