Celso Amorim acaba de confirmar: Gripen NG é o novo caça da FAB

    170
    59

    Broa-Fly-In-22-06-12-gripen-com-as-cores-da-FAB-2-foto-poder-aereo-poggio

    A escolha foi baseada no melhor equilíbrio entre três fatores, um deles a transferência de tecnologia (os outros dois foram performance e custo). O ministro deixou claro, porém, que agora se inicia um novo processo, que é de negociação do contrato (com duração prevista de 8 a 10 meses), cujo valor informado foi de 4,5 bilhões de dólares, o que não deverá impactar o orçamento de 2014.

    Amorim também informou que a oferta sueca inclui total abertura dos códigos-fontes do sistema de armas, para integração de armamentos, como solicitado pela Força Aérea Brasileira (FAB) e que, na avaliação técnica da Aeronáutica, foi a melhor oferta. A transferência de tecnologia envolve a propriedade intelectual do que for transferido, dentro de um conceito de desenvolvimento conjunto, o que foi destacado como grande vantagem da proposta sueca, já que a aeronave ainda está em desenvolvimento, com um protótipo / demonstrador em voo.

    Segundo o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Juniti Saito, quarenta e oito meses (4 anos) após a assinatura do contrato deverá ser recebida a primeira aeronave. A expectativa é a entrega de cerca de cerca de 12 aeronaves por ano. Até a entrega do primeiro Gripen de nova geração para a FAB, a Defesa Aérea deverá ser feita pelos caças F-5M da FAB, cujos últimos exemplares em serviço deverão dar baixa em 2025. Também se estuda a entrega antecipada de caças Gripen de versão anterior para cobrir a lacuna até a chegada das aeronaves novas de fábrica.

    Haverá também, segundo Saito, participação da Embraer (principal contratada no Brasil) no desenvolvimento da versão de nova geração escolhida pela FAB, como já vem ocorrendo com a brasileira Akaer. Perguntado sobre o fato do Gripen ter componentes norte-americanos, como o motor, o comandante da Aeronáutica informou que o fornecimento dos mesmos (tanto os 36 que equiparão os caças quanto sobressalentes, além de peças) não é motivo de preocupação para a Força Aérea. A grande preocupação era a transferência de tecnologia de itens críticos como os citados códigos-fontes para integração de armas, que estariam garantidos na proposta sueca, que foi escolhida.

    Quanto a novas parcerias, o ministro Amorim informou que o País continua aberto a discussões com outros fornecedores a respeito de caças de quinta geração, para o futuro.

    O pronunciamento foi transmitido ao vivo pelo canal NBR no momento da edição desta matéria, na qual se atualizou “online” as informações da coletiva de imprensa.

    Em resumo, caso a negociação do contrato ocorra dentro do prazo previsto (ao longo do ano de 2014), o primeiro Gripen de nova geração deverá ser entregue à FAB em 2019 (quatro anos depois da assinatura do contrato), conforme as informações disponibilizadas na coletiva.

    Quanto ao valor divulgado, de 4,5 bilhões de dólares para um pacote de inclui as 36 aeronaves, caso esse custo se confirme após as negociações que deverão começar em breve, podemos comentar que se trata de um preço compatível com o divulgado sobre o contrato do Gripen E para a Suíça, que foi de 3,45 bilhões para 22 aeronaves – e até mesmo relativamente mais barato, quando se divide o valor total do pacote (que normalmente inclui diversos adendos) pela quantidade de caças, que no caso suíço dá um valor unitário próximo a 150 milhões de dólares, enquanto que no caso brasileiro esse valor se aproximaria de US$ 125 milhões. Reforçamos que este valor estaria dentro de um pacote, com informações ainda preliminares no caso brasileiro.

    59
    Deixe um comentário

    avatar
    55 Comment threads
    4 Thread replies
    0 Followers
     
    Most reacted comment
    Hottest comment thread
    26 Comment authors
    AlmeidaBlind Man's BluffCarlos Alberto Soareseduardo.pereira1mdanton Recent comment authors
      Subscribe  
    newest oldest most voted
    Notify of
    Ozawa
    Visitante
    Member
    Ozawa
    Clésio Luiz
    Visitante
    Clésio Luiz
    Guizmo
    Visitante
    Member
    Guizmo

    Feliz igual criança que ganhou bicicleta nova!

    pedro oliveira
    Visitante
    pedro oliveira

    Melhor do que se o Brasil ganhasse a Copa!

    Iväny Junior
    Visitante
    Member

    Muito bom. Estamos todos felizes. Agora meus sobrinhos já tem motivos para voltar a sonhar em serem pilotos da Aeronáutica.

    Os futuros caçadores têm um avião para sonhar.

    Marcelo
    Visitante
    Marcelo

    Feliz que acabou a novela! E os críticos de plantão vão falar o que agora?

    Guizmo
    Visitante
    Member
    Guizmo

    To aqui acompanhando pela TV NBR….Cada repórter viu? Não sabem do assunto e fazem cada pergunta….

    Rafael M. F.
    Visitante
    Rafael M. F.

    Olha o Galvão aí gente:

    ACABOOOOOOOOU!!!!! ACABOOOOOOOOU!!!!

    Ozawa
    Visitante
    Member
    Ozawa
    Observador
    Visitante
    Member
    Observador

    Onde estão os foristas folclóricos para comentar esta notícia?! O Vader, a Vovódka, tantos outros…

    Rafael M. F.
    Visitante
    Rafael M. F.

    Cadê o Gilberto?

    Clésio Luiz
    Visitante
    Clésio Luiz

    Saito acabou de dizer que querem negociar a vinda provisória do Gripen C/D para cobrir a lacuna até a chegada do E/F.

    Clésio Luiz
    Visitante
    Clésio Luiz

    Estão dando ênfase ao código fonte do Gripen, que vai ser disponibilizado.

    Guizmo
    Visitante
    Member
    Guizmo

    Primeiros aviões em 2018

    _RJ_
    Visitante
    _RJ_

    e a marinha que se vire para bancar sozinha o desenvolvimento do sea-gripen. Não foi o mais barato a longo prazo, mas foi o mais barato agora.

    Guizmo
    Visitante
    Member
    Guizmo

    Excelente, terminou a coletiva! O Brasil vai co-produzir o NG e teremos as versões anteriores voando aqui até lá.

    Realmente o ano não tinha ainda terminado. Agora, pra mim, eu passo a régua, Feliz 2014 a todos!

    Clésio Luiz
    Visitante
    Clésio Luiz

    Cronograma de entrega, 48 meses após a assinatura do contrato. A assinatura do contrato deve ser dar entre 8 meses e 1 ano. Saito espera que seja 12 unidades por ano.

    joseboscojr
    Membro
    Member
    joseboscojr

    Melhor que nada, mas confesso que sempre preferi o SH por ser um caça pronto para uma força aérea que precisa de um, para ontem.
    Agora, pelo visto, escolhemos um caça que não existe ainda para uma força aérea que existem, mas é quase intangível.
    Aliás, como tudo no Brasil, nossa força aérea é só uma promessa, igual ao NG.

    Marcos
    Visitante
    Marcos

    Agora começa a caça ao Snowden!

    Marcos
    Visitante
    Marcos

    Eu ainda preferia o Vespão!

    GHz
    Visitante
    GHz

    _RJ_ 18 de dezembro de 2013 at 17:15 #

    O desenvolvimento de um Sea Gripen para a MB será a verdadeira prova da transferência de tecnologia do projeto, e a prova real da capacitação nacional para a produção de caças.
    A evolução requer a superação de desafios.
    Muito mais do que se apenas fossem montados Super Hornet e Rafale M aqui.

    jfabio.almeida
    Visitante
    jfabio.almeida

    Agora se voltar atras vai ficar feio

    o mundo ja sabe

    http://www.reuters.com/article/2013/12/18/brazil-jets-idUSL2N0JX17W20131218

    GHz
    Visitante
    GHz

    Na MB alguém já deve estar acertando os requisitos técnicos do PRONAE…

    maxi47
    Visitante
    maxi47

    Iremos desemvolver a versão naval como prometido?

    Oganza
    Visitante
    Oganza

    Iväny Junior

    “Os futuros caçadores têm um avião para sonhar.”

    Cara, essa sua frase tem um PESO absurdo… esse feeling que muitos de nós devem ter tido em algum momento de nossas vidas, inevitávelmente passa por se ter uma referência clara e possível. Pura verdade.

    Parabéns.

    Amém, vamos poder falar de outras coisas… rsrsrsrs

    MO
    Membro

    ah ia me esquecendo, aonde foi que li mesmo JA DEU RAFALE !!!!!! ….. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Oganza
    Visitante
    Oganza

    Esse papo de versão naval, temos que ter um NA primeiro… esse ai, já disse: o melhor uso é como alvo para virar recife artificial… mas vamos esperar as negociações, assinatura do contrato etc… etc…

    Sds.

    Oganza
    Visitante
    Oganza

    Até agora, NADA no site da SAAB… alguém já falou pra eles? rsrsrsrs

    Ozawa
    Visitante
    Member
    Ozawa

    Edições extras da RFA, ASAS, AERO, S&D, T&D e é claro do Forças de Defesa…

    Bem, agora, o que já foi ao longo desses 10 anos, mas ficou perdido em idas e vindas em renegociações, espero ansiosamente para ler aqui e/ou no PA matérias dos experts dissecando o Gripen.

    Control
    Visitante
    Member
    Control

    Srs

    Incrivelmente, deu a solução mais lógica e adequada frente às circunstâncias. Além disto, abre uma janela de oportunidade para o desenvolvimento conjunto do FS2020.
    Finalmente e, felizmente, um acerto do GF.

    Sds

    Oganza
    Visitante
    Oganza

    E a VITÓRIA foi da SUPER PULGA ALADA kkkk

    Uma gravidez de risco, com direito a cesariana onde teve até um prematuro que morreu no dito parto – O RAFALE kkkkkkk foi tarde JACA dos infernos.

    Agora vou torcer pra PULGA no Canadá… isso vai gerar uma escala liiiiinda, é capaz até que tenha daki uns anos mais SUPER JAS voando do que as JACAS kkkkkk.

    Depois disso é só a Embraer entrar com a SAAB e Boeing no TX da USAF… rapa é só SABER fazer o dever de ksa direitinho.

    Sds.

    Oganza
    Visitante
    Oganza

    Nunão,

    se foi coincidência eu não sei, mas muita gente deve estar rindo a toa por lá… acho até que depois da notícia, nem vão precisar “reaproveitar” tantas partes assim dos modelos C/D rsrsrs

    Mas vamos ver o pregão das ações da SAAB amanhã… rsrsrs e os da Dassault tb rsrsrsrs.

    Esses francélicos deveriam criar um “Arco Indiano” em homenagem aos caras… só eles mesmo para salvar o projeto francês.

    Sds.

    joseboscojr
    Membro
    Member
    joseboscojr

    O NG pode dar certo porque pelo jeito acrescentaram um item a mais na equação, que é a adoção de um caça tampão, que não fazia parte do programa F-X2 quando da sua concepção. O F-X2 era para poder substituir diretamente os Mirage 2000. Daí, dentre outros fatores, minha preferência pelo SH. Tendo isso em mente na minha cabeça ficava inviável o NG para o F-X2, já que ele nem protótipo tinha, e nem tem hoje, tendo no máximo Gripens modificados. Com a adoção de um caça tampão claro que dará tempo de desenvolverem, fabricarem e nos fornecerem o NG,… Read more »

    Wagner
    Visitante
    Member
    Wagner

    Já postei meu comentario no aereo, mas repito aqui : PARABÉNS GRIPENS, GRIPEIROS, SUECOS, BRASILEIROS E A FAB !!

    Gripeiros ganharam a discussão… ré ré ré !! 🙂

    GRIPENS NA FAB !! Meu sonho do segundo grau realizado !! Eu adorava ouvir aquela musica do Top Gun imaginando nossos Gripens decolando !!

    http://www.youtube.com/watch?v=tUhtTA_3Et4

    GRIPEN GRIPEN GRIPEN !!!

    Fabio ASC
    Visitante
    Fabio ASC

    Feliz: afinal “anunciaram” o caça.

    Triste: na minha opinião não tem capacidade para atender a FAB, defesa da Capital talvez sim, só isso. Basta os colegas colocarem o gráfico do SU 27 MKV, ali do Poder Aéreo, junto ao gráfico do Grilo.

    Vamos ver no que vai dar….

    Iväny Junior
    Visitante
    Member

    Pois é Oganza

    Sou de uma família que tem admiração pelas forças armadas. Fui cadete na EPCAR (abandonei), mas, meus sobrinhos sempre sonharam serem caçadores. Agora podem ter certeza que operarão vetores interessantes e capazes, defendendo as pessoas de boa índole que ainda fazem parte da pátria.

    juarezmartinez
    Visitante
    juarezmartinez

    Senhores! Acredito que todos nós com bom senço a frente estejamos felizes com a decisão.
    Não foi o caça que na min ha modesta opiniãoseria o idela, o SH, mas escapamos da King of de Hangar…
    Agora temos um loooongo caminho pela frente.
    Uma info fresquinha para vocês:

    A conversão operacional dos pilotos do GDA para o Mike foi suspensa, portanto termos Gripen com tampax no GDA.

    Grande abraço

    Oganza
    Visitante
    Oganza

    juarezmartinez

    felizes mesmo, 🙂

    joseboscojr
    Membro
    Member
    joseboscojr

    Fábio, Um caça de grande alcance/autonomia como o Su-27 é bem adequado para operações ar-sup e em operações ar-ar no caso de um conflito em curso, já que ele tem maior tempo de patrulha. No caso de ser usado como interceptador o alcance/autonomia é menos relevante. Na verdade um caça com menor alcance é até mais eficaz tendo em vista que obriga que haja maior quantidade de aeronaves, distribuídos em mais quantidade de bases, de modo a reduzir o tempo do alerta até a interceptação. A adoção de um caça de longo alcance como os “Su” podem passar a ideia… Read more »

    Fabio ASC
    Visitante
    Fabio ASC

    Digo: SU 30 MKV

    Fabio ASC
    Visitante
    Fabio ASC

    J Bosco JR, concordo com seu raciocínio, mas estamos falando de 36, e, mesmo se vierem 120, eu prefiro 120 SU 35 ao Grilo.

    Mas…. que venha logo qualquer um, em qtdes suficientes.

    mdanton
    Visitante
    mdanton

    Enquanto franceses e norte americanos se esfaqueavam …..os suecos …bem …já sabem…..
    Acontece que mais uma vez os norte americanos não ganharam mas levaram..afinal cerca de 30% desse Gripen tem componente dos EUA.

    joseboscojr
    Membro
    Member
    joseboscojr

    Fabio,
    Sem dúvida este é o problema, só serão 36.
    Também duvido que iremos adquirir os tais 120 e nesse caso concordo que um caça de maior alcance seria interessante.
    No caso do improvável vir a acontecer (os tais 120), aí já acho o Su superdimensionado e vejo o NG mais adequado.

    joseboscojr
    Membro
    Member
    joseboscojr

    Além dos caças parece que iremos adquirir mísseis sup-ar RBS-70 dos suecos.
    Já operamos deles os AT-4, os Carl Gustav, canhões 40L60, 40L70, canhões Trinity, radar Erieye, etc.
    São produtos de qualidade e eficiência comprovada.

    eduardo.pereira1
    Visitante
    Member
    eduardo.pereira1

    Concordo com o Ozawa hein agora até rola uma revista edição especial discecando o Gripen e as possibilidades vindouras, os ganhos da FAB em poder de fogo, raio de ação, empregabilidade e alcance do Aesa do Gripen em comparação aos caças vizinhos.

    SDS Eduardo o feliz. E ae Vader curtiu irmão??

    eduardo.pereira1
    Visitante
    Member
    eduardo.pereira1

    Ficaremos bonitos na fita hein Bosco? Gripen+ Aesa+A-Darter= manda chuva dos ares da AL. Que venham os C/D tampões pra degustação de nossos pilotos até os novinhos Ng chegarem.
    Iiiiiiiiissssssaaaaaaaa!!!

    Carlos Alberto Soares
    Visitante
    Member
    Carlos Alberto Soares

    “Control
    18 de dezembro de 2013 at 18:34 #
    Srs

    Incrivelmente, deu a solução mais lógica e adequada frente às circunstâncias. Além disto, abre uma janela de oportunidade para o desenvolvimento conjunto do FS2020.
    Finalmente e, felizmente, um acerto do GF.”

    “Acerto do GF.” ??

    COMAER colega, COMAER com o COPAC = Bom senso.

    Caso os franceses “levassem” a coisa ia ficar feia para o GF. Já mencionei isso estes dias.

    Podia dar SH também, mas RAFALE a FAB não ia engolir de jeito nenhum..