A Marinha do Brasil não quer ficar boiando enquanto vê os 36 caças Gripen aterrissando no Brasil a partir de 2018.

 

NAe-Sao-Paulo-A12-4

ClippingNEWS-PA  A Armada mandou recado para o Palácio do Planalto e cobra, agora, depois da demanda atendida da Aeronáutica, a atenção para o engavetado Programa de Obtenção de Navios-Aeródromos.

Em suma, ele prevê a construção de dois porta-aviões, em parceria da Marinha com projeto de estaleiros estrangeiros, com alta tecnologia (não será a reator nuclear, e sim convencional).

A demanda é legítima e tem seus motivos: a proteção dos 7 mil km da costa brasileira, rica em petróleo – em especial para proteger a exploração na camada do pré-sal. O mundo inteiro está de olho no Brasil, inclusive os Estados Unidos, que já enviaram a 4ª frota para exercícios em águas internacionais em frente à costa brasileira.

Hoje, a Marinha está “afogada” no sucateamento da Força. Conta apenas com o famigerado porta-aviões São Paulo, comprado em 2000 da França e com 50 anos (!) de uso.

Há duas semanas, logo após desatracar na Baía da Guanabara para simples exercício, causou dois acidentes: derramou óleo no mar e um desarranjo de válvulas causou vazamento de vapor que atingiu três oficiais. A Armada ainda tenta apagar o vexame de afundar um submarino atracado na Praça XV, no Rio, na noite de Natal de 2000, por falha humana.

Há outra motivação para a Marinha encomendar os porta-aviões. Os caças Gripen serão adaptados para pousar nos navios, conta fonte da FAB (Força Aérea Brasileira). Os porta-aviões, segundo a própria Marinha, serão fundamentais para proteger a costa brasileira na “faixa que vai de Santos a Vitória, onde se localizam os principais campos produtores de petróleo” e a foz do rio Amazonas.

A Marinha ratifica para o governo a importância da armada: “Em caso de crise ou de conflito armado, é dever da Marinha impedir a aproximação de uma força naval adversária”.

Leandro Mazzini é editor da Coluna Esplanada, especializada em política

FONTE: Rede Bom Dia

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
juarezmartinez

Ué, mas como isto!

Não era a MB que estáa finadíssima como atual GF, tocando todos os seus planos de equipamentos na “surdina” sem alarde, com todo o apoio do atual governo, não era ela que estava em sintonia com as orientação da chefe maior, não eram os ‘cajuzinhos, azuletes, junto com aquele”Japonês incompetente” que se negavam a seguir as orientações do partido?
Ué, revolta total, mandando recadinho, então, na miiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinha Marinha como diria um certo fantoche que anda pela blogunslândia.

Grande abraço

aldoghisolfi

São coisas da vida… pobre de mim, que continuo pensando que seria muito melhor e mais eficiente uma excelente força de submarinos convencionais, bons navios bem armados e capacidade de emprego de mísseis de médio alcance; evidentemente a permanente patrulha desde os céus e espaço.

daltonl

“…os Estados Unidos, que já enviaram a 4ª frota para exercícios em águas internacionais em frente à costa brasileira.” Deve ter sido um exercicio stealth, o Invisiblex… “… tenta apagar o vexame de afundar um submarino atracado na Praça XV, no Rio, na noite de Natal de 2000, por falha humana.” O Tonelero já havia alcançado o fim de sua vida útil,estava para ser retirado de serviço, aliás o irmão dele o Riachuelo já era um submarino museu na época, então, apesar de lamentável o incidente, não ocorreu com um submarino novo e de linha de frente. “Os caças Gripen… Read more »

Guizmo

Apesar de não ser a favor de PA’s, por não considerá-los prioritários na política externa brasileira, por mim a MB poderia operar até 5 porta-aviões, DESDE QUE tenham navios de superfície AAW em número suficiente para o anel de defesa.

Corsario137

E segue a turba, cegos guiando cegos…
Isso é coisa de gente querendo encher os bolsos da DCNS e levar o seu. É injustificável a compra de sequer 1 quanto mais dois aparelhos desses. Estarão absolutamente obsoletos quando vislumbrarem a operacionalidade.

Mauricio R.

A MB tá reclamando do que, mesmo???
Comprou os submarinos que não precisava, aonde bem quis.
Está enterrando um dinheirão na restauração by Embraer, de um verdadeiro acervo de museu p/ a Aviação Naval.
Enquanto isso o restante da Esquadra, simplesmente apodrece.

Guizmo

Concordo com vc Maurício.

Deveria ser alvo de investigação do MP restaurar aeronaves de 60 anos de idade! Um absurdo mau uso do dinheiro público.

Enquanto isso, os NAVIOS, estes sim a verdadeira vocação, DNA, razão de ser da Força, sobrevivem semi-sucateados em número suficiente para defender um país do tamanho de Santos

Blind Man's Bluff

Afundando? A MB está afundando por seus próprios meios!

Blind Man's Bluff

Façam as contas de quanto $$$ já foi gasto com a atual visão estratégica da MB…

SN-BR, NAe SP, A-4, Scorpenes, penções e aposentadorias…

Tirando os Scorpenes, todo o resto desse investimento foi e está sendo jogada no LIXO! E estão reclamando pq a FAB ENFIM ganhou seus caças?

Seu Moura Neto, faz um favor para a MB e PEDE PRA SAIR!

MO

Em tempo e a quem possa interessar = Transportando milho a granel para Malasia =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/02/mv-athanasia-c-v7tx2-transportando.html

Loaded with maise to Malasia

13 photos

Almeida

Mas tá cada vez pior essa mídia! Não bastasse uma nota de blog tapa buraco de assunto requentado, agora me vem a CÓPIA da nota por outro blogueiro-jornalista.

Isso NÃO é notícia, é DESINFORMAÇÃO.

Almeida

Um blogueiro ouve uma conversa de corredor sobre algo que ele desconhece, não faz pesquisa e posta asneiras como se fossem verdades. Outro blogueiro sem assunto vê e copia a asneira. O leigo que lê uma coisa dessas fica achando que 1. os Gripen da FAB poderão pousar nos porta aviões da MB e 2. que vamos torrar o que temos e o que não temos em uma “demanda legítima” que no fundo não resolveria problema real algum. Ou alguém aqui realmente acha que a MB tem a necessidade de dispor de duas NAes e suas escoltas e alas aéreas… Read more »

Lyw

Até agora não ví um único pronunciamento da Marinha, ou de algum militar de alta patente desta força, dizendo que a MB está pressionando o GF por um novo porta aviões agora. A poucos dias em um site não especializado saiu a informação de que a MB está correndo atrás de 2 porta-aviões (inclusive noticiado aqui)… Não que isto não esteja nos planos, mas que tem um monte de gente, que desconhece o assunto, falando um monte de asneira, isto tem. Até onde sei, a MB, neste momento, está a espera de uma definição do PROSUPER e seguindo com os… Read more »

João Filho

“Os caças Gripen serão adaptados para pousar nos navios, conta fonte da FAB (Força Aérea Brasileira).”

Ja estou ate vendo essa palhacada daqui a algums anos… o Nae da Marinha, carregando Grippens da FAB, porque “aviacao so pode ser com a FAB”. Tipo ao que aconteceu com os MI-17 que deveriam pela simples logica militar ter ido para o Exercito, foram para a FAB!!!

Como disse o amigo acima, cegos guiando cegos. Mas na verdade, parece mais um manicomio mesmo.

E assim acham que alguem no mundo vai levar o Brasil a serio??? So no Jiu Jitsu, futebol e samba.

MO

Alguem metido a especiliazido chamar de NAe de PA eh coisa de sapiencia .. paro por ai …

Guizmo

MO, Como temos ainda poucos comentários aqui, me dei ao trabalho de ver quem tinha escrito tamanha burrice: Chamar Navios Aeródromos de PA……um verdadeiro absurdo! E, quem escreveu isso…..fui EU!!! Veja só você…… Mas não entendi qual parte você achou que sou “metido a especiliazido”, como escreveu. Dei apenas minha opinião, não sabia que era preciso ser PHD em ciências navais para comentar aqui, desculpe. Ademais, você nem me conhece para saber qual meu background, corre o risco de falar bobagens. Depois eu falo pra você continuar a postar seus links do blog e você fica bravo comigo…….fica nervoso não… Read more »

MO

po guilherme eu to ficando cego e vc que nao le, ainda citei o cara que escreveu o post original, e a 2a tua comigo, vc ta de marcação comigo ou nao foi explicito que era contra o panaca que escreveu o post original ?

Mas sim chamar de Nae de PA eh coisa de bobo, mas em momentop algum o alvo era vc, mas .. qqr duvida leia denovo

Salvo, claro vc ter escrito o post original …

MO

Vou fazer uma coisa que nunca costumo fazer, mas vamos la Veja no que me baseei coment do almeida, minha base esta grifada no negrito sobre o coment = Almeida 12 de fevereiro de 2014 at 10:57 # Edit Mas tá cada vez pior essa mídia! Não bastasse uma nota de blog tapa buraco de assunto requentado, agora me vem a CÓPIA da nota por outro blogueiro-jornalista. Isso NÃO é notícia, é DESINFORMAÇÃO. Um blogueiro ouve uma conversa de corredor sobre algo que ele desconhece, não faz pesquisa e posta asneiras como se fossem verdades. Outro blogueiro sem assunto vê… Read more »

MO

leio as msgs pela edição e nao pela noticia, portanto a ordem que aparece pra mim nao segue a ordem do post, ou seja, mau tinha visto todos os coments sobre, o seu incluso, li o seu depois que vc falou …. ou seja tbm cuidado com as conclusões

Guizmo

Bom, eu li a expressão PA, que apenas eu havia escrito, mas OK, se não era dirigido, beleza!
Abs

MO

nem tinha lido seu coment, so estranho o’repentino’ ou de um tempo pra cah pegar no meu pé, apenas isso, Guilherme, o dia que me estressar por algum motivo com vc serei direto, realmente não gosto do termo PA, mas nenm tinha visto seu coment, apenas concordei com o almeida e o parei foi de ler o post qdo vi a palavra PA (leigo metido a entendido, escrevendo sobre)

abs

MO

aproveitando, em tempo, embarque de açúcar para Xiamen, P.R.C. –
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/02/mv-bulk-patagonia-3fke2-embarque-de.html

Loasded with suggar in bulk to Xiamen, P.R.C.

11 photos

Observador

A MB tem um Programa de Obtenção de Navios-Aeródromos?

Bom, eu também tenho meu planejamento particular.

Se chama “Programa de Obtenção de um Porsche”.

O sonho eu já tenho. Agora só me falta o dinheiro para comprar e manter o brinquedinho.

Estou igualzinho a Marinha Brasileira!

MO

É Claudio, fazendo uma imagem simplórioa, não muito avançada hoje temos problemas de material humano embarcado na esquadra, tirando toda uma outra gama completa de impecilhos, como mesmo que daqui ha um tempo seguindo a projeção de gente embarcada da MB haveriamos gente para dois Naes e mais o resto da esquadra, sem contar os auxiliares e forças distritaus e fluviais, (nem falando em orçamento, logistica e tals ) ….

Luiz Monteiro

Prezado Poggio,

Lhe enviei email.

Abraços

cristiano.gr

Achei infantil a discução (não os participantes) a respeito do uso do termo porta-aviões ou navio-aerodromo. Penso que o uso de palavras mais difíceis de pronunciar e mais demoradas de escrever é que beneficiam, em parte, o uso de palavras estrangeiras (leia-se inglês), caracterizando uma colonização através da cultura e, assim, do ídioma, tornando ainda mais obsoleto equipamentos como os citados, já que a invasão está em curso sem o uso de armas. Sou totalmente contra o uso de palavras em inglês, me gusta el espaniol por mi convivio en los dos lados de la frontera y por la cutura… Read more »

cristiano.gr

Do jeito que vai a corrupção e a exploração do empresário por parte de nossos políticos, as leis que beneficiam o assaltante que matou mas que punem o comerciante que reagiu e que matou o assaltante, os adolescentes bandidos que são intocáveis e não podem apanhar dos pais porque o Conselho Tutelar não permite, o indivíduo que bater em um cachorro pegando pena maior do que o indivíduo que espancar outra pessoa, presos recebendo salárioS para sua famlia por estar preso, enfim é tanta, mas tanta coisa errada que é até capaz de ser bem melhor não investir nada em… Read more »

juarezmartinez

Tchê, verdade.

Grande abraço