Marinha do Brasil realiza Operação ‘Amazônia Azul’

6

Amazônia Azul

Tem início, hoje, a Operação “Amazônia Azul”. Realizada pela Marinha do Brasil (MB), sob a coordenação do Comando de Operações Navais, a operação tem como objetivos principais: intensificar a fiscalização do cumprimento de leis e regulamentos e reprimir ilícitos de toda ordem nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), além de servir como preparação para a atuação da Força Naval na Copa do Mundo FIFA 2014.

Para sua execução está previsto o maior emprego simultâneo de meios e tropas pertencentes à Marinha do Brasil já realizado nas AJB. Participam da Operação cerca de 30 mil militares, 60 navios, 15 aeronaves e diversas embarcações das Capitanias dos Portos, distribuídos por todo litoral nacional além das águas interiores. A Operação conta ainda com a colaboração e participação de outras instituições como a Força Aérea Brasileira, o Departamento de Polícia Federal, a Secretaria de Receita Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, a PETROBRAS e a TRANSPETRO.

Durante a operação, os navios e embarcações da Marinha realizarão ações de patrulha e de inspeção naval na Amazônia Azul, rios e lagos brasileiros. Os Fuzileiros Navais atuarão na defesa de portos, terminais petrolíferos de interesse e plataformas de petróleo.

O nome atribuído à Operação – Amazônia Azul – deve-se à importância que a MB confere a esta imensa região marítima, situada na fronteira leste do Brasil, cuja a área e potenciais estratégico e econômico assemelham-se ao da Amazônia verde, e pela qual todos os brasileiros têm a obrigação de zelar e proteger.

Pela Amazônia Azul circulam 95% do nosso comércio exterior e dela extraímos aproximadamente 90% da produção de petróleo. Da mesma forma, a pesca e a presença de nódulos polimetálicos constituem outras fartas riquezas da Amazônia Azul. Não obstante este rico patrimônio brasileiro, as ilhas de Trindade, Fernando de Noronha e o Arquipélago de São Pedro e São Paulo constituem importante fator estratégico de nossa Nação, a ser considerado e preservado.

Assim, a MB espera, com a realização da Operação Amazônia Azul, manter seus navios, marinheiros e fuzileiros navais aprestados na nobre tarefa de zelar pelos interesses do Brasil no mar.

DIVULGAÇÃO: Assessoria de Imprensa do Comando do 1° Distrito Naval

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
fragatamendes

A MARINHA ESTÁ DE PARABÉNS POR TER COLOCADO 61 FOTOS EM ALTA RESOLUÇÃO PARA SEREM COPIADAS PELO PÚBLICO EM GERAL FATO RARO.

MO

Por falar nisto mais tarde faço um post com as fotos do NDCC sir Garcia D´Avila suspendendo hoje de SSZ …

Ah quanto o titulo DETESTO, ACHO REDECULO este papo de Amazonia Azul, nao tem indio no Atlantico … kkkkkk (Num tem numas né …)

Fabio ASC

Que isso MO, vai ter até a Bacia do Acre, onde se localiza atualmente o Porto de Santos. KKKKK

MO

Quase ali Fabio te3m até uma placa, porto de Santos proxima entrada a direita, saida unica ! … kkkk

Carlos Alberto Soares

Acre ?

A Bolívia é bem pior, vão e verão !

Carlos Alberto Soares

Ops verão não, vejam !