south korea ferry accident -reproducao

ClippingNEWS-PA  A Presidente sul-coreana, Park Geun-Hye, anunciou hoje a extinção da Guarda Costeira, na sequência do naufrágio do ferry ocorrido a 16 de abril, que provocou a morte e desaparecimento a mais de 300 pessoas.

“Decidi extinguir a Guarda Costeira”, declarou a chefe de Estado durante um discurso difundido na televisão, durante o qual assumiu igualmente a responsabilidade do Governo no desastre que traumatizou o país.

“Enquanto Presidente e responsável pela vida e segurança dos sul-coreanos, apresento as minhas desculpas por todo o sofrimento infligido à população”, acrescentou.

south korea ferry accident - AFP

FONTE: sapo.pt

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

Não entendi.

A GC deles foi omissa ou é inútil ? E o que será posto no lugar ? A Marinha de Guerra Coreana ? Nada ?

No mais, bem peculiar essa conduta oriental, esse “mea culpa” das autoridades.

Marcelo

Em que isso melhora a situação?

Lyw

Em minha opinião, a decisão certa! Ter um órgão específico com a função de guarda costeira me parece mais caro, que ter um único órgão fazendo função de marinha de guerra e guarda costeira. Vejamos o caso de nossa Força Aérea, alguém aqui concorda que deveríamos retirar a função de “Guara Aérea” de nossa FAB criando um órgão específico para a patrulha aérea e combate a inlícitos? Creio que não, deixemos isto para casos específicos como o americano, que possuem Forças Armadas gigantescas. Eu vejo da mesma forma a questão da guarda costeira! Decisão acertada do presidente sulcoreano, a marinha… Read more »

Lyw

correção: onde escreví “inlícitos” lêia-se “ilícitos”.

Reinaldo Deprera

Concordo com Lyw.

O único país que pode se dar ao luxo de ter uma GC é os EUA, na minha opinião.
Os meios de emprego da GC dos EUA são bem diferentes dos usados nas forças armadas. Cada qual, altamente especializado para seu fim.
Também, tanto a GC e as forças armadas dos EUA, não são ociosas. Ambas tem que atender a uma demanda diferente da de outros países.

daltonl

Pelo que entendi os serviços prestados pela Guarda Costeira não passarão a ser prestados pela Marinha de
Guerra e sim passarão temporariamente a ser exercidos pela policia até que um novo Depto seja criado.

Há muitas Guardas Costeiras eficientes, na verdade a Guarda Costeira dos EUA anda sofrendo uma série de cortes no orçamento, ainda não há certeza que todos os 8
novos Cutters serão adquiridos por enquanto apenas o sétimo foi garantido isso que estão substituindo 12 mais
antigos.

O Japão tem uma bela Guarda Costeira também.

Ivan

Por causa dos erros (e covardia) dos homens a decisão é simplesmente extinguir a instituição. Culpar e punir a instituição Guarda Costeira pelos erros dos responsáveis pela gestão da mesma e pela covardia dos tripulantes do ferry é mais do que uma atitude errada… … é demagógica. As pessoas devem ser chamadas a responsabilidade, julgadas e punidas. Se o desempenho da Guarda Costeira deixou a desejar, que troque o comando, implemente uma auditoria de procedimentos, reavalie os objetivos e treinamento. Se necessário demita a todos. Mas ao extinguir a instituição Guarda Costeira, a manobra é claramente dar uma satisfação populista.… Read more »

Vader

Bem isso Ivan. Quanto a Marinha fazendo as vezes de GC, sinto muito aos colegas, mas isso sim é um absurdo. Tão absurdo quanto o Exército controlar explosivos, subir morro pra pegar bandido e patrulhar fronteiras em tempo de paz; ou a FAB ser responsável primeira principal e direta pelo controle de tráfego aéreo. A missão militar deve ser a preparação para a GUERRA e demais conflitos e não para atividades civis. Essa cultura de “paisanização” das missões das Forças é que é a grande responsável pelo Estado das FFAAs brasileiras, porque a dispersão de meios e recursos humanos faz… Read more »

juarezmartinez

Caro Lord Vader! Explanação inspiradíssima……e apartir desta afirmação vai uma sugestão aos editores para um tópico:

Qual é a missão militar da MB na Mato Grosso e nos rios amazônicos.

Grande abraço

MO

lembrar que tanto aqui, como em quase qualquer local organizadodo mundo existe o PSC PORT STATE CONTROL que atua nos portos como se fosse uma guarda costeira, claro que variando de seriedade conforme o pais … desnecessário dizer como é o nosso ….

Walfrido Strobel

Senhores, a South Korea Cost Guard não só deixou de ser extinta, como aumentou seu efetivo e equipamentos. No mundo todo as Guardas Costeiras estão aumentando e melhorando seus equipamentos. Eu sou um defensor da criação de uma Guarda Costeira no Brasil e sempre que tinha algum evento aqui em Salvador com o pessoal da MB eu sondava o assunto, é impressionante a reação, começam a se coçar, ficam vermelhos, só de ouvir falar e Guarda costeira por fim o argumento é sempre o mesmo, poderia tirar recursos da MB e a MB da conta das atividades fe uma Guarda… Read more »

Walfrido Strobel

Quanto a extinção anunciada na Coreia do Sul em mai/2014, o que aconteceu foi uma divisão da Guarda costeira existente que era subordinada ao Ministry of Maritime Affairs and Fisheries.
E Set/2014 o congresso decidiu separar o setor de investigação judiciaria de acidentes e crimes para a South Korea National Police Agency o setor operacional para a Ministry of Public Safety and Security.
A Guarda Costeira deles é de 1953, tem 64 anos, 10,095 funcionários, 292 barcos e navios e 25 aviões e helicopteros, não seria extinta por uma maluca demagoga que saiu do palácio presa.
. http://www.airliners.net/photo/South-Korea-Coast-Guard/Kamov-Ka-32/4344745

Adriano Luchiari

Concordaria plenamente com o Vader, só por um detalhe: FFAA preparadas para qual guerra? Países como EUA, que têm interesses globais, ou Rússia, China, Índia e do Oriente Médio, que tem eternos problemas com países vizinhos e vivem sobre um barril de pólvora têm que ter FFAA preparadas para tanto. No caso do Brasil, o preparo e emprego das FFAA deveria ser focado justamente na missão de segurança nacional: controle do espaço aéreo, das fronteiras secas e do mar territorial e ZEE, contra guerra assimétrica, já que não há no horizonte nenhuma ameaça de guerra contra nós no curto e… Read more »

Control

Srs Jovem Adriano Dentro de sua lógica, sendo pragmáticos, se não há risco de guerra, não há necessidade de FA’s. Dentro desta ótica, o correto seria a MB assumir de vez o papel de uma GC (na verdade ela já é uma GC meia boca, mas ainda não assumiu), a FAB deveria extiguir seus esquadrões de caça e ataque mantendo apenas o GTE (função imprescindível), passar para um órgão civil do controle do espaço aéreo e transferir parte de seus helis e aviões leves para uma Polícia de Fronteira, o mesmo fazendo o EB com seus veículos leves. Infelizmente, é… Read more »

Adriano Luchiari

Obrigado pelas suas explicações Control. Eu não propus redução ou extinção de capacidade alguma das FFAA, apenas a racionalização do emprego de seus meios e atuação conjunta com foco na defesa. Se o Brasil não vai fazer guerra de conquista, não entendo por que ter uma doutrina de projeção de poder. Imagino que diante da realidade orçamentária atual e do contexto geopolítico, precisamos de FFAA com efetivos menores e profissionais, aviação de caça apta a interceptar qualquer tipo de aeronave irregular no nosso espaço aéreo e com capacidade CAS em caso de uma invasão, aviação de transporte que supra as… Read more »

Walfrido Strobel

Cabe lembrar que em relação as Guardas Costeiras, cada país adota uma solução.
Nos EUA é uma Força Armada, portanto militar, no Peru é operada pela Marinha, na Indonésia uma agencia interministerial de estrutura militar, no Japão é civil operada pelo Ministério dos Transportes, Infraestrutura e Turismo.
Eu sempre me lembro do Min. da Defesa da Indonésia a uns anos defendendo o aumento da Guarda Costeira, pois dizia ser deprimente a cena de um barco da Marinha com sirene ligada atrás de barcos fiscalizando a licença de pesca.