Skip to content
Poder Naval

Poder Naval

Marinhas de Guerra, História Naval, Indústria Naval e Estratégia Marítima

Primary Menu Poder Naval

Poder Naval

  • Arquivo
  • Regras para comentários
  • Os navios da Marinha em 2017
  • Política de privacidade
  • Publicidade / Advertising
  • Home
  • 2014
  • julho
  • 16
  • Em crise EISA tenta voltar a operar
  • Noticiário Internacional

Em crise EISA tenta voltar a operar

dinair 16 de julho de 2014 0

Eisa

ClippingNEWS-PAO empresário Germán Efromovich e os administradores do Estaleiro Ilha S.A. (EISA) tentam encontrar uma saída para a grave crise financeira da empresa, dona de uma das mais tradicionais instalações da construção naval fluminense. A situação do EISA é delicada. O estaleiro, situado na Praia da Rosa, no bairro da Ilha do Governador, no Rio, está com as operações paralisadas há 30 dias e as perspectivas de retorno são incertas. No mercado, as informações são de que Efromovich, que controla o EISA via Synergy Group, estaria buscando compradores para o estaleiro.

Mas fonte próxima das discussões disse que qualquer negociação de venda neste momento é difícil. E que a saída para o EISA passaria por encontrar algum meio de obter capital de giro para voltar a operar. Essa solução poderia envolver participação de armadores que são também clientes do estaleiro. Os esforços buscam evitar uma quebra do EISA, situação não completamente descartada. A crise no EISA também deixa dúvidas no mercado sobre a competitividade da construção naval no país, indústria retomada como política de Estado no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Embora tenha uma das maiores carteiras entre os estaleiros nacionais, com 26 contratos, o EISA tem problemas de produtividade e não investiu para atender a essa grande demanda. Josuan Moraes Junior, presidente do EISA, disse que o valor dos contratos em carteira no estaleiro soma US$ 1,6 bilhão. Moraes afirmou que o estaleiro não investiu porque houve “morosidade” de agente financeiro do Fundo da Marinha Mercante (FMM), linha de financiamento para o setor, em aprovar empréstimo para o estaleiro se modernizar. O Valor apurou que o EISA obteve em outubro de 2012 “prioridade” do FMM de R$ 208 milhões, mas essa autorização terminou cancelada em outubro de 2013 depois que o estaleiro não conseguiu aprovar o empréstimo junto à Caixa.

Um dos maiores interessados em uma solução para o EISA é a Log-In Logística Intermodal, que tem plano de investimentos de cerca R$ 1 bilhão envolvendo a construção de sete navios encomendados ao EISA. São cinco navios porta-contêineres e dois graneleiros para transporte de bauxita. Deste total, três embarcações (duas de contêineres e um graneleiro) foram entregues e um barco bauxiteiro tem previsão de ficar pronto até o fim do ano. Há ainda outros três navios de contêineres em construção cujas entregas foram reprogramadas a partir de meados de 2015 e até 2016.

Ontem a Log-In divulgou comunicado no qual disse que vai acompanhar os desdobramentos do caso e tomará as medidas necessárias com o objetivo de manter a construção das embarcações por meio de garantias contratuais e de assessoria técnica especializada para contínua identificação de alternativas estratégicas de longo prazo.

As embarcações da Log-In são financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O BNDES corre o risco da própria Log-In, que está em dia com as suas obrigações com o banco. Fonte do setor disse que os contratos de construção dos navios da Log-In contam com seguro-garantia que cobre uma parte do valor contratado. Caso o estaleiro não entregue os navios, seguradoras envolvidas na apólice poderiam ter de assumir a conclusão da obra. Procurada pelo Valor, a Log-in não quis se pronunciar.

Moraes, do EISA, disse ainda que alguns clientes ficaram inadimplentes com o estaleiro. Citou a PDVSA, que tem um navio-tanque no EISA, e a Astromarítima Navegação, da área de apoio marítimo, com três barcos com obras paralisadas. Procurada, a Astromarítima não retornou a ligação.

Alex Santos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio, disse que a situação do EISA criou grande insegurança aos 3,2 mil trabalhadores do estaleiro. Eles foram colocados em licença remunerada, a qual foi prorrogada até 28 de julho. Hoje haverá uma manifestação dos empregados do EISA no centro do Rio. Santos avaliou que a crise do estaleiro se relaciona com problemas administrativos e de gestão. Disse que o estaleiro assumiu encomendas com prazos de entrega semelhantes, o que dificultou ainda mais a situação.

FONTE: Valor Econômico

Tags: Astromarítima, BNDES, EISA, embarcações, Estaleiro, Estaleiro Ilha S.A., Fundo da Marinha Mercante, Germán Efromovich, Log-In, PDVSA

Continue Reading

Previous Lançada a Languedoc, quarta FREMM da Marinha Francesa
Next EAS lança debêntures para reduzir custo de dívidas
Subscribe
Notify of
guest

guest

0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments

Clique nos botões e navegue pela Trilogia

ForTePoder Aéreo Poder Naval

Fale com os Editores

Alexandre Galante
alexgalante@fordefesa.com.br

Guilherme Poggio
poggio@fordefesa.com.br

Nossa Missão

Desenvolver uma Mentalidade de Defesa no Brasil

A Estratégia Nacional de Defesa apresenta dentre suas metas o desenvolvimento de uma mentalidade de defesa na sociedade.

Nesse sentido, os blogs da “trilogia” Forças de Defesa (www.fordefesa.com.br) têm como objetivo estimular o debate e a reflexão sobre a Defesa Nacional como Política Pública, divulgando a História Militar e as notícias mais revelantes sobre a Indústria de Defesa e Forças Armadas, explorando suas conexões com a Geopolítica, Geoestratégia e as Relações Internacionais.

Pesquise os posts pelas datas

julho 2014
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
« jun   ago »

Arquivo de posts

Categorias

História Naval

Vital de Oliveira
  • Guerras Modernas
  • História Naval
  • Marinha do Brasil
  • Navios de Guerra
  • Segunda Guerra Mundial

81 anos do torpedeamento do ‘Vital de Oliveira’: um naufrágio marcado pela dor e bravura

Redação Forças de Defesa 21 de julho de 2025 1

Tragédia é símbolo de sacrifício e resistência de militares brasileiros no mar Cerca de três minutos foram suficientes para provocar uma das maiores perdas da...

Read More
  • História Naval
  • Liderança
  • Marinha do Brasil
  • Navios de Guerra

O Desafio e a Honra do Comando no Mar: Memórias da Fragata Independência

Redação Forças de Defesa 13 de julho de 2025 10

Sérgio Vieira Reale Capitão-de-Fragata (RM1) Ex-Comandante da Fragata Independência “Um navio no mar é um mundo distante por si só, e a Marinha, ao considerar...

Read More
  • História Naval
  • Marinha do Brasil

LIVE: A participação da Marinha do Brasil na Primeira Guerra Mundial

Redação Forças de Defesa 7 de julho de 2025 5

O canal Base Militar Vídeo Magazine realizou uma LIVE para revelar mais detalhes da História da Marinha do Brasil no início do século XX e...

Read More
  • Cinema e TV
  • História Naval
  • Marinhas de Guerra
  • Segunda Guerra Mundial

A História Naval e o Cinema: U-571 – A Batalha do Atlântico (2000)

Redação Forças de Defesa 21 de junho de 2025 8

'Nove homens estão prestes a mudar a história'  Sérgio Vieira Reale Capitão-de-Fragata (RM1) Este artigo trata da história naval, mais especificamente, da sua relação com...

Read More
  • História Naval
  • Indústria Naval
  • Marinhas de Guerra

‘Destróieres por Bases’: O pacto estratégico que fortaleceu a aliança entre EUA e Reino Unido em 1940

Redação Forças de Defesa 12 de junho de 2025 18

Em 3 de setembro de 1940, em um momento crítico da Segunda Guerra Mundial, Reino Unido e Estados Unidos firmaram um pacto estratégico que viria...

Read More
  • Cinema e TV
  • História Naval
  • Segunda Guerra Mundial

A História Militar e o Cinema: O mais longo dos dias (1962)

Alexandre Galante 1 de junho de 2025 9

Sérgio Vieira Reale Capitão de Fragata (RM1) “Como é evidente, o desembarque, concebido numa escala grandiosa, teve total sucesso. Os meus colegas e eu só...

Read More

Painel

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Sobre o site

O Poder Naval é um dos sites da Trilogia Forças de Defesa (www.fordefesa.com.br). On-line desde 1997, especializado em Navios de Guerra, Marinhas de Guerra, Aviação Naval, Indústria Naval e Estratégia Marítima

Arquivo

Copyright © FORÇAS DE DEFESA. All rights reserved.
wpDiscuz