Segundo especialista, caça F-35 representa um perigo para o ‘Liaoning’, mas não pode derrotá-lo sozinho

8

F-35C Lightning II joint strike fighter

Wang Mingzhi, um estrategista militar da Universidade de Comando da Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China, disse que o F-35, segundo caça stealth de quinta geração dos Estados Unidos, pode representar uma séria ameaça para as defesas aéreas da China, mas não será capaz de facilmente destruir o Liaoning, primeiro porta-aviões da China, durante uma batalha, relata o jornal, Want Daily.

Durante entrevista, Wang disse que a China deve prestar atenção para o desenvolvimento do F-35, uma vez que é melhor do que a maior parte dos caças da Força Aérea Chinesa e da Marinha. Ele pode ser muito perigoso para as defesas aéreas da China. Rumores dizem que o F-35 é capaz de destruir o Liaoning com um único míssil anti-navio, lançado de 290 quilômetros de distância. No entanto, Wang disse que é impossível para um F-35 ou qualquer outro tipo de aeronave a afundar um porta-aviões sozinho.

Ele disse que o Liaoning e nenhum dos futuros porta-aviões da China irá operar sozinho no mar aberto. É mais provável que será escoltado por outros tipos de navios de guerra em um grupo de batalha. Com o auxílio de destróieres e cruzadores, as chances de um grupo de batalha do Liaoning abater e derrotar caças F-35 em combate aumentam. Mísseis do F-35 pode ser interceptado pelos sistemas de defesa aérea de médio alcance que equipam os navios de combate de superfície.

Se os mísseis conseguirem passar com sucesso através dos sistemas de defesa aérea dos destróieres chineses e cruzadores, os sistemas de defesa aproximada (CIWS – Close in Weapon Systems) a bordo do porta-aviões ainda pode servir como a última linha de defesa para o Liaoning. Wang ainda afirma, porém, que os caças de quinta geração podem ser muito perigosos para a a defesa aérea da China, especialmente depois que o Japão começar a receber os F-35 dos Estados Unidos. Outros aliados dos EUA no Pacífico Ocidental são propensos também a comprar a aeronave muito em breve.

FONTE: WantChinaTimes.com / Tradução e adaptação do Poder Naval

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr

Não há no mundo nenhum míssil antinavio capaz de isoladamente desabilitar um porta-aviões, e os poucos que podem chegar perto de conseguir esse feito estão de posse dos russos. Claro que um ataque aéreo por parte do Ocidente contra o porta-aviões chinês não seria uma operação isolada de um único F-35. Um caça convencional, como o Super Hornet, teria que atacar de longe, no limite do alcance dos Harpoons, SLAM-ERs e HARMs. E claro, seriam vários caças e pelo menos o dobro de mísseis e teriam que lidar com a ameaça dos caças navais chineses. Quanto ao F-35, sua arma… Read more »

joseboscojr

É interessante esse artigo porque geralmente quem é o alvo sempre são os americanos. Hoje finalmente li um artigo que cita a possibilidade dos americanos atacarem.
Sempre são as armas que X ou Y têm que podem afundar os porta-aviões americanos.
São os radares do tipo “tal” que podem detectar aviões furtivos americanos.
São os mísseis russos e chineses que podem penetrar as defesas americanas.
São os pods de interferência de X ou Y que podem paralisar um destróier americano.
Vivi pra ver um artigo que cita a possibilidade de um porta-aviões chinês ser atacado pelos F-35.
Aleluia!

GUPPY

Off-Topic,

Hoje faz 73 anos do Dia da Infâmia (O ataque japonês à base naval americana de Pearl Harbor).

HMS TIRELESS

De fato o artigo supreende por fugir completamente do ufanismo de “O meu é sempre melhor que o ‘duzamericanú’ “. Outro aspecto interessante é que ele é mais um forte indício de que os chineses respeitam ( e muito) as capacidades do F-35. Ou seja, eles não corroboram as teses carlokoppianas tão caras aos histéricos detratores do caça da Lockheed

Blind Man's Bluff

Vou trr que discordar com nossp especiialista bosco. O DF21 chine eh o missil, foguete ou arma mais perigosa para um porta avioes. Ainda mais se for 1/5 verdade que este pode desviar de um trajeto balistico convencional, como especulado pela midia especilizada. Pense nisso, hje ate mesmo o Baseline 9 ABM esta limitado, fisicamete, à misseis balisticos de trajetoria balistica.

joseboscojr

Blind, Eu me referi a um ataque de mísseis de cruzeiro (ASCM). Esses não podem isoladamente neutralizar um porta-aviões, salvo um tiro de sorte. Quanto ao DF-21D (ASBM), há tantas questões referentes a estar mesmo operacional e se estiver, se é capaz de fazer o que promete, que nem conta. Só como exemplo, a Marinha do Brasil tem dificuldade de detectar e adquirira alvos navais sem cobertura aérea a mais de 100 km, imagine a dificuldade que é fazer um míssil atingir um porta-aviões navegando a 30 nós a 2000 km de distância. Na teoria é fácil. Na prática são… Read more »

Marcos

Basta desabilitar o radar, o resto os F-18 dão conta.