Adiada até maio a entrega da primeira fragata russa Projeto 22350

79

Admiral Gorshkov

A entrega muito aguardada da primeira fragata russa Admiral Gorshkov Projeto 22350 foi adiada porque o navio ainda está em fase de testes de armas, informou o Ministério da Defesa da Rússia (MoD).

O MoD afirmou que o navio concluiu o teste de armas inicial de defesa aérea, testes com mísseis de cruzeiro e disparos sobre alvos marítimos e costeiros no Mar Branco e na área de tiro Chizh na região de Arkangelsk.

Fragata vista pela popa
Fragata vista pela popa

O vice-chefe de Armamento Naval contra-almirante Viktor Bursuk, disse que a fragata será transferida para a Marinha em 2016, e portais de notícias estatais informaram que será comissionada em maio.

FONTE: Jane’s

Subscribe
Notify of
guest

79 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio CDC

Que tal umas 12 unidades aqui conosco, pelos próximos 40 anos?

Bem, se sonhar pagasse imposto, nós, apreciadores brasileiros de temas militares seríamos os maiores contribuintes do mundo. Já somos, aliás…

Caio

Se no Brasil imperasse a razão prática e pragmática, nós poderíamos futuramente ter uma beleza dessas, no entanto reina em nosso meio militar conservadorismo , do mais anacrônico que se possa imaginar. , e ai tem o que merecem.

Jose Souza

Srs. o Brasil esta QUEBRADO economicamente, 2016 será negríssimo … sonhar ok… sem delírios.

MO

Em tempo =

Saindo do estaleiro, primeira .vgm e primeira escal em Santos

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2016/01/ms-cap-san-vincent-djmg2-mainde-voyage.html?m=1

americomatheus

Se nos EUA e UE a coisa está complicada imaginem nos BRICS?

Marcelo

Que navio bacana. Radares AESA e o hangar tem uma altura considerável. Deve ser mais capaz inclusive que as FREEM. Construção naval russa de vento em popa.

carlos alberto soares

Adoro equipamento militar do URSO, são muito bons,
diria excelentes ……. para os Russos e ponto.
O Lord Vader pode explicar melhor, caso queira ……

Vinícius Gomes

Sempre gostei dos comentários do Vader, assim como de outros.
o Vader tem forte argumentação, mas sabe que também pode errar em muita coisa, justamente porque é um mundo do qual não estamos inseridos, somos entusiastas, as vezes quase torcedores. Me parece que Vader tem feito pupilos “sith’s”.
No mais, gostaria de verdade em ver modelos Chineses no país ajustados para nossa realidade, e sem transferência mesmo. Essa fragata, em nossas fileiras seria um verdadeiro “Destroier”.

BrancoF-16

Olha esse navio ficou bonito em, estão de parabéns, já em termos de linhas é bem parecido com os modelos ocidentais.
Gostei dessa fragata russa é bem armada e parece que vai conseguir servir bem aos interesses dos russos.

carlos alberto soares

Vinícius Gomes 5 de janeiro de 2016 at 8:44
“No mais, gostaria de verdade em ver modelos Chineses no país ajustados para nossa realidade, e sem transferência mesmo. Essa fragata, em nossas fileiras seria um verdadeiro “Destroier”.”
China ? Ela é Russa !

Fernando

Design completamente diferente do que estamos acostumados quando pensamos nos navios russos, bem alinhado a visão do século XXI as linhas desta classe. E é de se espantar a guinada que os russos deram em reaparelhamento de uns tempos pra cá.

Bosco

Essa fragata é excelente. Interessante que eles adotam um radar de tiro exclusivo para o canhão de 130 mm. E pior, é um radar de tiro de varredura eletrônica capaz de rastrear até 4 alvos ao mesmo tempo. Isso no Ocidente é complemente inusitado.

Rogério Arantes.

Caro Carlos Alberto, destroyer tem tonelagem menor que uma fragata, estaria mais para um Cruzador.

fidalgo

navio bonito e interessante, muito próximo em termos estéticos dos navios ocidentais já utilizados há muito tempo. como sempre falta saber a sua eficácia em termos operacionais quando comparados com os modelos ocidentais. pareceu-me que tinha 32 células de lançamento verticais.

Rafael

Rogério esse fragata tem 4.500 tons praticamente é uma Niterói em termos de tamanho

Rafael

Bem longe de ser um cruzador. Cruzador é um slava que tem mais de 11 mil tons ou kirov que tem 28 mil tons

Rafael

Essa fragata russa é bem interessante uma fragata pequena se comparada as de 6500 ton européias , com pouca capacidade antiaérea o q mas com uma boa capacidade anti-submarinos e ainda leva mísseis kalibur podendo ser os de ataque terrestre ou naval .

fidalgo

Bosco, uma pergunta para si, se têm radares de varredura eletrónica que cobrem todos os quadrantes do navio porquê o radar rotativo no topo do mastro?

Rafael

Pesquisando mais na internet essa fragata pode receber até 32 mísseis de curto alcance do tipo que equipa os tor-m2 ou 16 mísseis do buk-m2 ou 8 mísseis 40n6

Bosco

Rogério. Destróier é maior que fragata. – Rafa, Ela não leva mísseis Kalibr e sim mísseis Onix (supersônicos antinavios). E ela não tem pouca capacidade antiaérea não. São 32 células dedicadas a mísseis antiaéreos o que pode (???) representar até 128 mísseis 9M96 num arranjo de 4 por lançador. Embora como tudo que é russo não se sabe ao certo, sendo só suposição. Mas é plenamente possível. Fala-se de um tal de 9M100 que é igual o Gasparzinho, o Fantasminha Camarada, mas que alegam existir que poderia compor o lançador num arranjo de quatro por célula. Fato é que mais… Read more »

Jucá Freire

Nossa, a gente vê isso e percebe como estamos mal em termos de marinha e todo o resto, nossas forças armadas estão em extrema penuria, não somente de recursos humanos mas de tecnológicos també, estamo atrsadoe em TUDO! Essa fragata russa está anos-luz à frente, acho que o Brasil teria dificuldade até de vencer os romanos (antigos).

Bosco

Fidalgo, É um radar de busca aérea acessório como o radar SPG-49 é acessório do SPY-1 nos cruzadores Ticonderoga ou como ocorre em alguns navios europeus que combinam radares de varredura eletrônica com antenas fixas com radares giratórios. Geralmente são radares que operam em frequência diferente para se apoiarem, um cobrindo as deficiências do outro e vice-versa. Esse navio possui um radar 3D giratório acima do mastro principal, 4 radares de varredura eletrônica fixos, um radar de varredura eletrônica conteirável (para DT do canhão), dois radares de navegação e um outro radar dentro do domo redondo acima do passadiço. Tem… Read more »

Bosco

Rafa,
Desculpe-me pela afirmação. Foi equivocada. O que quis dizer foi que “esse” navio não leva mísseis Kalibr e sim mísseis Onix (SS-N-26) mas os lançadores são sim compatíveis com mísseis Kalibr e outras versões ou mesmo esse navio podem ser armados com eles. Mas “parece” que essa unidade não.

fidalgo

obrigado Bosco!

Bosco

Marcelo,
O hangar é alto porque o Ka-27 tem rotor tipo coaxial.

fidalgo

enquanto nos navios europeus, ingleses, franceses ou alemães é bem evidente a combinação de um radar 3D de grandes dimensões com os radares de antenas planas de varredura eletrónica, nunca tinha reparado nisso nos tico americanos ou mesmo nos Arleigh Burke!

Bosco

Só nos Ticonderogas Fidalgo. Nos Burke são só as antenas fixas do SPY-1 que têm função de busca aérea. O SPS-67 e SPS-73 são de busca de superfície (de curto alcance já que só cobre até o horizonte radar) embora possam ter alguma utilidade no alerta de aproximação de mísseis sea-skimming.
Já o SPG-49 dos Ticos é um radar 2D de busca aérea de longo alcance e apoia o SPY-1.
Sds.

fidalgo

contudo há no caso americano novos radares, como por exemplo radares de busca de volume que nunca percebi o que eram ou o que adicionavam à defesa dos navios… como a minha especialidade eram comunicações, criptografia e guerra eletrónica há coisas que me passam ao lado, mesmo em termos de conceito! tudo isto é interessante em testes sem interferências completamente limpo, o problema é que em caso de confronto tecnológico de alta intensidade as interferências eletromagnéticas são enormes! por exemplo quando estava em terra em estações de comunicações, em exercícios da NATO, chegaram a pedir-nos para colocar num setor especifico… Read more »

Bosco

Legal Fidalgo. Interessante que hoje estão combinando radares de varredura eletrônica com antenas planas (fixas) operando em bandas diferentes. Por exemplo, os futuros destróieres Arleigh Burke irão receber o sistema AMDR que combina radares na banda S com radares na banda X, o que irá abolir os radares de “iluminação” banda X SPG-62, com muitos mais alvos podendo ser engajados ao mesmo tempo pelo mísseis Standard SM-2 ou ESSM. E salvo engano irá abolir até os radares de busca de superfície/navegação. Também o futuro CVN Gerald Ford irá receber o sistemas DBR (radar de banda dupla) que combina os radares… Read more »

pedro possa

amigos desculpem sair um pouco do tema mas lendo a matéria do poder aéreo sobre o caça bombardeiro AMX me perguntei se a aeronave poderia decolar do convoo do São Paulo por exemplo pois o avião é relativamente leve (13000Kg máximos) e pequeno e ele operando em conjunto com os A-4 de interceptação poderiam dar um bom grupamento aéreo ao nosso envelhecido NAE, isso tudo sem contar que o caça pode ser produzido no Brasil e que sua quantidade não depende da vontade de estrangeiros de vende-los ao Brasil

matéria poder aéreo sobre o AMX:

http://www.aereo.jor.br/2015/12/27/programa-amx-da-concepcao-a-modernizacao/

Bosco

Só uma retificação, o lançador vertical Redut não parece ser compatível com um pacote de 4 mísseis 9M96. Apesar de bem grande tudo indica que ele só leva mesmo um míssil 9M96 por célula. Esse míssil da família S-400 é equivalente ao míssil Patriot PAC-3, com uns 400 kg de massa, 25 cm de diâmetro e alcance de uns 150 km contra alvos aerodinâmicos na sua versão de maior alcance. Guiado por radar ativo. Esse lançador Redut pode acomodar 4 mísseis de defesa de ponto 9M100 por célula, que é um míssil pesando cerca de 100 kg e com diâmetro… Read more »

Mauricio R.

OFF TOPIC… . …mas nem tanto!!! . Festa italiana na marinha de Angola: . “The Angolan government has signed an agreement to acquire two fast-attack naval craft and several coastal radar and repeater station systems worth €122 million from two subsidiaries of Italy’s Finmeccanica.” . “A second contract with Finmeccanica subsidiary Whitehead Sistemi Subacquei covers the supply of two fast-attack naval vessels and the provision of limited maintenance and training services for Angolan Navy mechanics and sailors who will operate the boats.The new patrol boats are due for delivery by the end of 2017.” . “Six new maritime surveillance helicopters… Read more »

BrancoF-16

Bosco, me tira uma duvida, no vídeo dessa matéria aos 1 minutos, ele mostra todos os lançadores de míssil dessa fragata russa. minha pergunta, não seriam 48 lançadores ou eu to muito mal de contas ??? kkkk quanto ao tamanho dos míssil russo, realmente são grandes, começaram a diminuir eles mais ainda sim são grandes mesmo. Me pareceu ser uma fragata versátil e bem armada essa russa, gostei do projeto. Curiosidade, salvo engano eles tiveram que rever as turbinas pois parte dela ou toda ela era fabricada pelos ucranianos, ou seja a industria russa teve que fazer uma força, e… Read more »

BrancoF-16

de acordo com esse link:
https://www.youtube.com/watch?v=rAtKHKNP_NM
seria 16 lançadores com o missil kalibr NK/P-800 e 32 lançadores S-300F
não sei se entendi direito, e mesma que eu tenha não quer dizer que seja verdade também kkk

Bosco

Branco,
São 32 lançadores de mísseis sup-ar denominado de Redut.
Os outros 16 mais acima são lançadores de mísseis Sup-sup denominados UKSK, capazes de lançar os mísseis Onix e Kalibr.
Quanto ao tamanho dos mísseis eles não são grandes não. Como essa fragata é ocidentalizada seus mísseis são de tamanho até moderados se comparados aos mísseis Standard. O único que é mais grandão é o Onix (SS-N-27) que passa das 3 t.

Dalton

Bosco…

será que vc não quis dizer SPS-49 ao invés de SPG-49 ? A grande maioria dos cruzadores já teve seu SPS-49 removido durante os períodos de modernização que passaram e a ausência
dele é uma das características que diferenciam os mais modernizados dos menos.

abs

Bosco

É isso mesmo Dalton. Me referi ao SPS-49 às 16:33 e 16:09 e não ao SPG-49.
SPG é para radar de controle de fogo e SPS para radar de busca.
Obrigado.

Airacobra

Alguns posts eu aproveito só para ler, pois realmente vale a pena, quando chega o Bosco ou Dalton é uma aula, quando os dois se juntam aí F…, quando chega o Nunão junto já era, saio pós-graduado, e olha que como o assunto com farinha desde criança e de tanto gostar acabei entrando para a Marinha e já se vão 17 anos de serviço, e o pior de tudo não só na minha especialidade, sempre buscando aprender das outras especialidades tbm e sempre os ajudando os amigos de outras especialidades com o que me ensinam

Rafael

Bosco o 9m100 é o míssil do novo sistema russo s-350e que vai completamentar o s-400 ou seja ele ter o desempenho ao RAM como vc disse parece estrenho, ele deve ter o mesmo desempenho do aster 15 e 30

Rafael

Os Russos fizeram esse navio sob medida um navio de 4.500 tons com todas o armamento e sensores que uma fragata de 6000 tons teria , penso que uma fragata nesse estilo seria perfeito a MB

Bosco

Rafa,
O S-350 é meio que uma cópia do sistema MEADS, que usa o míssil PAC-3 do sistema Patriot.
No caso dos Alemães eles irão operar o MEADS juntamente com o Iris-T, que é um míssil de menor capacidade de auto-defesa do sistema. Ou seja, nem todo alvo merece um PAC-3 e alguns podem ser engajados por um SL-Iris-T. Acho que é nesse sentido que se encaixa o 9M100, para ser usado quando um 9M96 não for essencial.
Sds.

Bosco

Para os que gostam de sopa de letrinhas. rsrss
https://en.wikipedia.org/wiki/Joint_Electronics_Type_Designation_System

Bosco

Nesse artigo que postei sobre as letrinhas explica bem a diferença entre um AN/SPS e um AN/SPG. AN quer dizer que é um equipamento eletrônico. A primeira letra “S” é relativo ao tipo de plataforma em que o equipamento está instalado, no caso é S indica ser um navio. A segunda letra “P” quer dizer ser um equipamento tipo radar. A terceira letra “S” indica ser um radar de busca e a “G” indica ser um radar de controle de tiro. Até existem radares de busca e de controle de tiro combinados, que são giratórios, mas são contra alvos de… Read more »

carlos alberto soares

Rogério Arantes. 5 de janeiro de 2016 at 14:46
Onde mencionei isso ?

carlos alberto soares

Adorei os comentários do Bosco e demais colegas que estudam o assunto,
mas é para Russo tá !
Esse não terá Made in Urso. (rs)

carlos alberto soares

Mauricio R. 5 de janeiro de 2016 at 20:29 Boa postagem, merece tópico no PN. Li o texto todo, esses angolanos não são bobos, vão de Itália, boa relação custo x benefício. “A quantas anda, se é que está andando, aquele tal contrato c/ Angola p/ a venda de 7 cascos “Macaé”, 4 construídos aqui e 3 construídos lá???” R) Pelo ao que parece, nem eles sabem. Pode ser incluída no tema sugerido. “The Angolan Navy has pending orders of seven 55.6-meter Macae-class patrol boats from Brazilian company Empregon, contracted in 2013. According to the agreement, four of the 500-ton… Read more »

Felipe Rodrigues

Alguém sabe quantas desta classe serão construídas? Ou como está a situação das que poderiam estar sendo construídas, se é que ah mais sendo feitas;

0533 Shmuel

Aí eu me pergunto: Que política é essa que temos de montar coisas aqui com peças que são na maior parte estrangeira? Porque não fabricamos tudo aqui?
Sou constrangido a observar o desenvolvimento de lindas e boas peças bélica de outros países! 🙁

carlos alberto soares

Samuel 0533
Não temos expertise e nem política de Estado para tal.